Notícias

Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagra a Operação Carne Oculta

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de maio de 2025

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta quinta-feira (8), a operação Carne Oculta, mais uma ação ostensiva de fiscalização para combater a sonegação de ICMS e a concorrência desleal. A iniciativa tem como alvo empresas do setor de frigoríficos, do qual deriva o nome da operação.

A equipe de auditoria do Grupo Especializado Setorial de Pecuária e Insumos Agropecuários (GES-PEC) estima que a empresa alvo da operação tenha omitido mais de R$ 2,7 milhões em venda de carnes.

Os trabalhos foram iniciados com base na identificação de compras em maior valor que vendas. A operação ocorre menos de um ano depois do início efetivo de atividade da empresa, evitando maiores prejuízos à sociedade pela sonegação do imposto e a concorrência desleal entre as empresas do setor econômico.

A atuação ostensiva é coordenada pelo GES-PEC, localizado na Delegacia da Receita Estadual em Santo Ângelo (9° DRE). A equipe mobilizada para a operação é composta por cinco Auditores Fiscais, dois Analistas Tributários, além do apoio da Brigada Militar, tendo como propósito a busca e apreensão de provas e documentos para subsidiar a continuidade dos trabalhos de auditoria fiscal.

 

Operações da Receita Estadual

A Receita Estadual está ampliando o combate à fraude fiscal, tendo programadas, para os próximos meses, outras operações neste e em outros setores da economia. A atuação tem como objetivo recuperar os valores sonegados, bem como proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos, coibindo a concorrência desleal entre empresas.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias - Tributos

Senado aprova transição para fim da desoneração da folha de pagamento

O Plenário aprovou esta semana o substitutivo (texto alternativo) do senador Jaques Wagner (PT-BA) ao projeto que trata do regime de transição para o fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O PL 1.847/2024, do senador licenciado Efraim Filho (PB), atende a acordo entre o Poder Executivo e o Congresso […]

26 de agosto de 2024

Notícias

Fisco minimiza impacto do novo IR em dividendos no Simples Nacional

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, minimizou nesta 4ª feira (9.abr.2025) o impacto que a proposta de reforma do Imposto de Renda trará a quem recebe dividendos de empresas do Simples Nacional –regime tributário geralmente utilizado por pequenos negócios. Segundo ele, 2,2 milhões de empresas do Simples emitem dividendos. Dos sócios que os […]

10 de abril de 2025

Notícias

Senado trabalha para viabilizar o Drex, moeda digital brasileira

O Drex, moeda digital brasileira, pode ser lançado em 2025. Atualmente, o projeto está na sua segunda fase piloto, com a participação de instituições do sistema financeiro, para testar as soluções de privacidade e garantir o sigilo aos usuários. No Senado, parlamentares já se movimentam para viabilizar algumas das mudanças que devem surgir com a […]

9 de janeiro de 2025