Notícias

Santa Catarina bate recorde e ultrapassa marca de 1,5 milhão de empresas ativas

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de fevereiro de 2025

Santa Catarina atingiu neste mês de fevereiro uma importante marca para o empreendedorismo e a geração de oportunidades ao ultrapassar o número de 1,5 milhão de empresas ativas. O número histórico foi alcançado sobretudo em meio ao aquecimento da economia e recordes nos índices de aberturas de empresas. Os dados são apurados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), que realiza o registro das empresas e também implementa políticas de desburocratização e simplificação para facilitar o ambiente de negócios.

O governador Jorginho Mello destacou a conquista como mais uma prova de que Santa Catarina é um estado diferenciado. “São mais de 1,5 milhão de empresas ativas e este número só cresce devido ao caráter empreendedor do catarinense. O povo de Santa Catarina gosta de trabalhar e produzir, de arriscar, de apostar no seu próprio negócio, e para isso conta com apoio do Governo do Estado. Além disso, a grande abertura de MEIs mostra como o catarinense prefere trabalhar com segurança jurídica e na formalidade”, afirmou.

Do total de 1,5 milhão de empresas ativas em Santa Catarina, 785 mil, ou 52%, são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Pouco mais de 537 mil, ou 35,8%, são empresas de sociedade limitada (LTDA). Já a categoria empresário individual (EI) representa 10,5%, com 158 mil registros de CNPJ. As sociedades anônimas, aquelas com capital aberto, são 13,8 mil em Santa Catarina, cerca de 0,9%.

Entre as cidades catarinenses, conforme a Jucesc, Florianópolis tem o maior número de empresas ativas, com 159 mil. Joinville é a segunda, com 130 mil CNPJs em funcionamento. Os municípios de Blumenau (83 mil), Itajaí (70 mil) bem como São José (61 mil) também aparecem nas primeiras colocações.

 

Medidas de desburocratização facilitam a abertura de empresas

A abertura de empresas em Santa Catarina está cada vez mais facilitada. A Jucesc, com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) e de outros órgãos do Governo do Estado, implementou medidas de simplificação para facilitar a vida do empreendedor catarinense. O programa SC Bem Mais Simples, que agiliza a obtenção de registro e alvará, bem como o Simplifica SC, que automatiza a consulta de viabilidade locacional, são exemplos de desburocratização para acelerar a abertura dos negócios.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, destaca que a Junta ainda anunciará novas medidas de desburocratização. “A Junta Comercial de Santa Catarina segue trabalhando em novas medidas para facilitar e simplificar o ambiente de negócios do estado. O empreendedor tem pressa para iniciar sua empresa, produzir e emitir nota fiscal. Nesse sentido, o Governo de Santa Catarina, por meio da Jucesc, tem atuado como um parceiro ao reduzir a burocracia. Ou seja, em 2025 teremos novos anúncios para deixar a abertura de empresas cada vez mais fácil”, afirma.

No ano passado, entrou em vigor o Jucesc Registro Inteligente, projeto voltado ao uso da Inteligência Artificial para agilidade e aperfeiçoamento na análise de processos. A medida vai beneficiar, de forma progressiva, os seguintes serviços da Jucesc: abertura de empresas com o tipo societário, alteração e baixa de empresas, transformação de sociedades empresariais e operações de conversão, processos referentes a cooperativas bem como reorganização societária.

 

Fonte: Agência de Notícias SECOM.

Veja também

Notícias - Tributos

Marinho condena inclusão de taxação de compras internacionais em projeto

O senador Rogerio Marinho (PL-RN), em pronunciamento nesta terça-feira (4), chamou a atenção para o projeto de lei que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O PL 914/2024 — que estava na pauta do Plenário desta terça, mas acabou adiado para quarta (5) — prevê incentivos financeiros para estimular a produção de veículos menos […]

5 de junho de 2024

Notícias

Serviço “Fale Conosco Aduaneiro” entra em funcionamento em 1º de agosto

A ferramenta, neste lançamento, vai tratar do tema “Compras Internacionais”. O Fale Conosco é um canal de atendimento da Receita Federal que fornece informações gerais aos cidadãos sobre serviços prestados pelo órgão e a legislação relacionada. Em 1º de agosto de 2024, entrou em funcionamento o Fale Conosco Aduaneiro. Neste primeiro momento, o contribuinte poderá esclarecer […]

5 de agosto de 2024

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Sucessão Causa Mortis. Condomínio de Propriedade Rural. Divisão. Extinção Condominial. Ganho de Capital. Apuração.

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 99.014, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023 Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF SUCESSÃO CAUSA MORTIS. CONDOMÍNIO DE PROPRIEDADE RURAL. DIVISÃO. EXTINÇÃO CONDOMINIAL. GANHO DE CAPITAL. APURAÇÃO. Deve ser apurado ganho de capital na alienação de imóveis rurais, fruto de divisão condominial, não constitutiva de propriedade, cujo […]

20 de novembro de 2023