Notícias - Tributos

Receita prepara consulta pública para tributar criptoativos em 3,5% de IOF, diz jornal

Por: Dia a Dia Tributário - 11 de fevereiro de 2026

A Receita Federal elaborou uma minuta de decreto para tributar ativos digitais em 3,5% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), segundo noticiou o jornal Valor Econômico. O documento será colocado em consulta pública.

De acordo com a reportagem, o Fisco argumenta que a tributação é motivada pelo alto volume de movimentações financeiras com os criptoativos.

O Portal já havia mostrado que especialistas consideram muito provável a tributação dos ativos virtuais em 2026, já que o Banco Central e a Receita regulamentaram a categoria no ano passado.

Uma das mudanças mais relevantes foi a equiparação de certas modalidades de cripto a operações de câmbio. As regras começaram desde 2 de fevereiro.

Na teoria, o IOF não deveria ser aplicado com objetivo de aumentar a arrecadação. É o que se chama de imposto regulatório.

Porém, o Ministério da Fazenda de Fernando Haddad elevou em 2025 as alíquotas do tributo para diversas operações. Sem o dinheiro da receita extra, não seria possível fechar o Orçamento de 2026.

A alta do IOF no ano passado foi uma das pautas econômicas que mais tumultuaram os Três Poderes. O Congresso derrubou o decreto com a alta na alíquota, mas o STF (Supremo Tribunal Federal) acolheu a posição do governo e manteve a elevação.

Fonte: Portal da Reforma Tributária

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Reforma Tributária será positiva para o setor imobiliário

O Ministério da Fazenda avalia que este setor terá grandes ganhos com a Reforma Tributária, como redução de tributação em comparação à situação atual; além disso, os imóveis populares serão menos tributados que os de alto padrão Informações inverídicas têm circulado a respeito do impacto da Reforma Tributária sobre o mercado imobiliário. Ao contrário do […]

14 de abril de 2025

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Não cumulatividade. Apuração de Créditos. Insumos. Diárias de Viagem. Pagamento a Funcionários em Decorrência de Convenção Coletiva de Trabalho

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF06 Nº 6033, DE 01 DE MARÇO DE 2024 Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep NÃO CUMULATIVIDADE. APURAÇÃO DE CRÉDITOS. INSUMOS. DIÁRIAS DE VIAGEM. PAGAMENTO A FUNCIONÁRIOS EM DECORRÊNCIA DE CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO. Para fins de apuração dos créditos da não cumulatividade da Contribuição para o PIS/Pasep previstos no art. 3º, II, da Lei nº 10.637, de 2002, […]

15 de março de 2024

Notícias - Tributos

Vai à CAE proposta de isenção do IPI para veículos elétricos

Seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto de lei que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) veículos elétricos ultracompactos de fabricação nacional e bicicletas elétricas. O PL 2.696/2023 foi apresentado pelo senador Rodrigo Cunha (União-AL) e relatado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) junto à Comissão de Meio Ambiente (CMA), que aprovou a […]

27 de novembro de 2023