Notícias

Fazenda apresenta relatório de contabilidade de forma simplificada à população – SEFAZ PR

Por: Dia a Dia Tributário - 14 de outubro de 2024

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lança um novo boletim para facilitar a divulgação de dados contábeis do Estado. O Contabilidade na Prática’ é um relatório que traz em linguagem fácil e descomplicada os números da execução orçamentária do Paraná. É uma forma bastante clara e acessível de acompanhar a gestão do gasto público.

O documento é produzido pela Diretoria de Contabilidade Geral do Estado em parceria com a equipe de Assessoria Técnica de Economia da Sefa. A ideia é oferecer uma ferramenta a mais de transparência para o cidadão, mostrando onde o dinheiro público é aplicado — e tudo isso feito pensando em quem está fora do universo contábil.

Isso fica bem claro já na primeira edição do Contabilidade na Prática, que traz de maneira didática e clara as informações do resultado orçamentário do Paraná no segundo quadrimestre. Trata-se basicamente dos mesmos dados que foram apresentados pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e o diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no último dia 8 de outubro, mas com uma linguagem mais acessível.

“O boletim é uma forma a mais de dar transparência à gestão dos recursos do Estado, permitindo que o cidadão saiba para onde está indo seu dinheiro. É uma prestação de contas essencial”, explica a diretora da Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carlotto. “Acima de tudo, é uma ferramenta importante para aproximar a Secretaria da Fazenda dos paranaenses”.

DE OLHO NOS NÚMEROS – O boletim explica, por exemplo, o que são os mínimos constitucionais que o Estado deve aplicar em áreas estratégicas e vitais para a qualidade e o bem-estar da população. Isso significa, na prática, que o Paraná precisa investir 30% de suas receitas em Educação e 12% em Saúde.

E, entre janeiro e agosto de 2024, as despesas nessas áreas superaram essas marcas. Ao todo, foram R$ 11,6 bilhões destinados à Educação, o que corresponde a 32,3% das receitas. Já na Saúde, os R$ 4,5 bilhões alocados representam um investimento de 12,43% de toda a arrecadação.

Além disso, o Contabilidade na Prática traz um demonstrativo do quanto cada área do governo recebeu no período. Assim, você pode saber exatamente quando o Estado encaminhou para a Segurança Pública, Transporte e demais funções de forma clara e acessível.

Outro dado importante apresentado diz respeito à dívida pública estadual, que é a soma de todas as obrigações financeiras do Estado. “Atualmente, o Estado do Paraná tem recursos suficientes para pagar toda sua dívida e ainda ficar com recursos em caixa”, explica o relatório, destacando a importância de manter dinheiro em caixa para casos de emergência. “Por isso, geralmente se opta pelo pagamento gradual da dívida”.

Fonte: Secretaria do Estado do Paraná

Veja também

Notícias - Tributos

Câmara aprova novas regras para benefício fiscal aos portos das regiões Norte e Nordeste

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera regras sobre benefício fiscal relacionado ao pagamento do Adicional de Frete para mercadorias com origem ou destino nos portos das regiões Norte e Nordeste. A proposta será enviada à sanção presidencial. Os deputados aprovaram em Plenário, na madrugada desta terça-feira (16), emenda do Senado ao Projeto de […]

16 de julho de 2025

Notícias

CAS debate reforma tributária com foco no impacto para a saúde

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai debater nesta terça-feira (20) a regulamentação da reforma tributária sob o aspecto dos impactos para a saúde. Entre os convidados confirmados, estão o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e representantes do setor da saúde, além de especialistas no tema. A audiência pública […]

20 de agosto de 2024

Notícias

Receita Federal e Polícia Militar realizam mais uma ação da Operação Atacado Central em Belo Horizonte

A Receita Federal em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais deflagrou, na manhã dessa quinta-feira, 13 de junho, em Belo Horizonte, mais uma etapa da Operação “Atacado Central”. Os alvos foram estabelecimentos comerciais localizados em um shopping popular da cidade. Ao todo, foram dez estabelecimentos que, de acordo com as investigações, comercializam produtos […]

17 de junho de 2024