Reforma Tributária - Notícias

Secretários de Fazenda aprofundam debates sobre regulamentação da reforma tributária

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de agosto de 2025

O processo de implementação do Comitê Gestor do IBS (CIBS) e os pontos prioritários para os Estados do Projeto de Lei Complementar 108/2024, em fase final de tramitação no Senado, dominaram a pauta da 45ª Reunião Extraordinária do Comsefaz, nessa terça-feira (19/8). O encontro, em Brasília, de forma presencial e virtual, teve a participação dos secretários de Fazenda estaduais e do Distrito Federal.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais foi representada pelo secretário Luiz Claudio Gomes, o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, e o assessor especial da Receita Estadual, Fausto Santana.

Na abertura do evento, o presidente do Comsefaz, Flávio César, fez um histórico sobre o processo de instalação do CIBS e sobre a eleição dele para a presidência da entidade, com mandato até 31 de dezembro de 2025.

“Importante reafirmar que nossa eleição para a presidência do Comitê Gestor, sem a participação dos municípios, ocorreu porque precisamos cumprir os prazos previstos por lei. Fizemos a eleição amparados por um parecer do Conpeg e temos mantido o diálogo com os municípios, respeitando as divergências entre a CNM e a FNP, e buscando alternativas para colocarmos o Comitê Gestor em pleno funcionamento”, disse Flávio César.

PLP 108
A reunião seguiu com a apresentação do coordenador do Grupo de Coordenação Técnico Normativo, Ricardo Oliveira, que é servidor da SEF/MG. Ele falou sobre o andamento das tratativas relacionadas ao PLP 108/2024 junto aos consultores legislativos do Senado.

As reuniões para aprimoramento do projeto têm ocorrido semanalmente na sede do Comsefaz, com a presença de técnicos dos Estados, municípios, governo federal, consultores do Senado, além de técnicos do gabinete do relator da proposta.

A expectativa dos técnicos é que a divulgação do relatório final pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto, ocorra em 17 de setembro, com votação estimada para o dia 24 de setembro.

Oliveira também listou as emendas dos pontos prioritários dos Estados para que os secretários de Fazenda possam iniciar as apresentações dos textos aos senadores. As emendas serão mantidas em sigilo até a apresentação do projeto.

Coordenadora do Grupo de Coordenação Técnico Financeiro, Célia Carvalho, que também é servidora da SEF/MG, fez a apresentação dos trabalhos executados pelo grupo. Ela falou, principalmente, sobre as propostas de emendas da área financeira do PLP 108/24.

Sistemas do IBS
O coordenador do Grupo de Coordenação Técnico Operação, Luiz Dias, fez uma extensa explanação sobre o andamento dos sistemas operacionais do IBS. O foco da proposta é oferecer aos contribuintes do IBS um espaço de apuração do imposto por meio de plataforma unificada.

O detalhamento dos processos de desenvolvimento de mais de 60 sistemas está alinhado com algumas premissas: reduzir impacto para contribuintes; centralizar a construção de módulos de acordo com o fluxo de dados e a temporalidade necessários para sua execução; facilitar resposta a eventuais incidentes; e permitir uniformidade tecnológica e foco na solução.

Dias reiterou que as Fazendas estaduais têm totais condições de desenvolver os sistemas e assumir a responsabilidade pela operacionalização do IBS. Ele lembrou que a implantação das Notas Fiscais Eletrônicas foi um divisor de águas para as administrações tributárias, o que já comprovou a capacidade dos técnicos e especialistas dos estados e municípios em entregar um produto à altura da importância da reforma tributária.

Regulamento do IBS e da CBS
Os secretários de Fazenda também ouviram um relato sobre as reuniões semanais com a Receita Federal do Brasil para a construção do regimento comum do IBS e da CBS. A data final para publicação é dia 31 de outubro de 2025.

 

Fonte: SEFAZ – MG

Veja também

Notícias - Tributos

Em Minas Gerais, Publicado Decreto 48.998/2025 – Trazendo Alterações ao ICMS-ST

Acrescido ao item 43.0 do capítulo 20 da parte 2 do Anexo VII do regulamento do ICMS-MG, sujeitando a substituição tributária ao papel higiênico de folha quádrupla, anteriormente a redação era apenas ao papel higiênico de folha dupla ou tripla. Fica acrescido ainda, o item 32.0 do Capítulo 25 (Veículos Automotores) da Parte 2 do...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

26 de fevereiro de 2025

Notícias - Tributos

Partido contesta regime especial do ICMS em São Paulo

O partido Solidariedade questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) dispositivos de normas paulistas que estabelecem medidas contra devedores do ICMS no estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7513 foi distribuída ao ministro Cristiano Zanin, que solicitou informações ao governador e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nos termos da Lei das ADIs […]

28 de novembro de 2023

Reforma Tributária - Notícias

Agro ganha com a reforma tributária, mas corre riscos com imposto sobre exportação

A análise é do consultor econômico da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Sergio Vale. Com uma participação de cerca de 22% no PIB em 2024, o setor do agronegócio vai enfrentar mudanças importantes com a reforma tributária (LC 214), que instituiu o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e […]

11 de março de 2025