Reforma Tributária - Notícias

Receita Estadual do Paraná debate sobre Reforma Tributária no Encat do Rio de Janeiro

Por: Dia a Dia Tributário - 1 de outubro de 2024

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro tem promovido eventos fazendários de grande relevância, com a participação de servidores de diversas regiões do país, que discutiram assuntos cruciais como a Reforma Tributária e o desenvolvimento profissional dos servidores fazendários.

A Diretora da Receita Estadual, Suzane Gambeta, e o Auditor Fiscal Juliano Brum Brinder, representaram o Estado durante o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT).

O evento debateu os impactos da Reforma Tributária, com foco especial nas análises dos Projetos de Lei Complementar (PLP) 68/24 e 108/24, apresentados pelo Diretor da SETR, Manoel Procópio Júnior. A reunião técnica abordou os principais pilares da reforma e suas implicações para os estados.

O Encat reúne profissionais e autoridades responsáveis pela administração tributária dos Estados brasileiros com o intuito de discutir temas relevantes relacionados à gestão e à coordenação dos fiscos estaduais, compartilhar melhores práticas e promover a colaboração entre as unidades federativas. Trata-se de um momento para fortalecer a integração entre os administradores tributários e para aprimorar a eficiência da administração fiscal no país.

SEMANA FAZENDÁRIA – A Semana Fazendária, que se estende até o dia 03 de outubro de 2024, reúne autoridades e gestores das administrações tributária, financeira e contábil de todo o Brasil. Entre os temas centrais estão a Reforma Tributária, o cenário fiscal dos estados e o comércio eletrônico internacional. O evento busca promover a sustentabilidade fiscal, melhorar o ambiente de negócios e fortalecer o federalismo brasileiro, com a implementação de políticas públicas mais eficientes.

A Diretora da Receita Estadual, Suzane Gambeta, e o Auditor Fiscal Juliano Brum Brinder, representaram o Estado durante o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT).

Fonte: Sefaz PR.

Veja também

Notícias - Tributos

No Ceará, IN versa sobre valores da base de cálculo do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (icms), para fins de substituição tributária relativa a operações com produtos lácteos, de que tratam os arts. 532 e 533 do decreto nº24.569, de 31 de julho de 1997.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 021, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 21.02.2024) Altera o anexo único da Instrução Normativa n° 02, de 28 de janeiro de 2021, que estabelece os valores da base de cálculo do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

23 de fevereiro de 2024

Notícias - Tributos

Imunidade tributária no processo de exportação depende de lei complementar, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a imunidade tributária de produtos para exportação diz respeito apenas aos bens que se integrem fisicamente à mercadoria final, não se estendendo a toda a cadeia produtiva. De acordo com a decisão, o aproveitamento de créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de […]

16 de novembro de 2023

Notícias

Compensação de prejuízos fiscais muda com nova interpretação

A Receita Federal esclareceu, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que a compensação de prejuízos fiscais acumulados para fins de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) será vedada se houver, entre o período da apuração e o momento da compensação, […]

28 de julho de 2025