Notícias - Tributos

Em Goiás, Mais de 8 mil contribuintes aderem ao Negocie Já na primeira semana​

Por: Dia a Dia Tributário - 11 de fevereiro de 2026

O Negocie Já – 2° edição, programa do Governo de Goiás para regularização de débitos de ICMS, IPVA e ITCD, já alcançou mais de 8 mil contribuintes e movimentou R$ 82 milhões em negociações desde o início da nova edição. Desse total, R$ 20 milhões foram pagos à vista e R$ 62 milhões parcelados.

Os dados são da Secretaria da Economia de Goiás, com base em levantamento da Superintendência de Recuperação de Créditos, considerando o período entre 2 de fevereiro, quando o programa entrou em vigor, e a última sexta-feira (6/2).

O subsecretário da Receita Estadual, Wayser Luiz Pereira, pontua que “a expectativa é de aumento no volume de adesões após o período de carnaval, com maior procura dos contribuintes pela regularização das pendências fiscais”.

Programa​

O programa oferece condições facilitadas para a regularização de dívidas com fato gerador até 31 de março de 2025, com descontos de até 99% nos juros e multas para pagamento à vista. A adesão é realizada de forma totalmente on-line. Por meio do sistema, o contribuinte pode consultar os autos de infração incluídos na negociação, simular descontos e escolher a forma de pagamento, à vista ou parcelada, utilizando apenas o número da inscrição.

O acesso é feito pelo endereço: https://goias.gov.br/negocieja. Após a simulação, basta emitir o documento de arrecadação e efetuar o pagamento. A adesão ao programa é considerada na data do pagamento da primeira parcela ou do pagamento à vista. Os descontos variam de 99% para pagamento à vista, e de 40% a 90%, no parcelamento. O prazo máximo de pagamento será até 120 parcelas no caso de dívida do ICMS.

Para contribuintes de IPVA e de ITCD o percentual de desconto nos juros e multa é de 99% no pagamento à vista. Já no caso de pagamento parcelado, o redutor varia de 50% a 90%, sendo inversamente proporcional ao prazo de pagamento, de até 60 parcelas.

O valor de cada uma das parcelas não pode ser inferior a R$ 100,00 para o IPVA e o ITCD e de R$ 300,00 para o ICMS. As Delegacias Regionais de Fiscalização da Pasta poderão orientar os contribuintes.

Fonte: Secretaria da Economia- Governo de Goiás

Veja também

Notícias

LC 227/2026 Equipara Base de Cálculo do ITCMD na Doação de Cotas e Ações à Metodologia de Combinação de Negócios

A Lei Complementar nº 227/2026, ao disciplinar a base de cálculo do ITCMD para doação ou herança de cotas e ações de pessoas jurídicas, adotou metodologia equivalente à utilizada em operações de M&A (combinação de negócios), conforme o CPC 15. Para participações sem mercado ativo, a base de cálculo passa a exigir, no mínimo, o […]

11 de setembro de 2026

Notícias

Mais de 68 mil inscrições estaduais são cassadas por inatividade no Estado de SP

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou, nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial do Estado, a cassação por inatividade presumida da inscrição estadual de 68.262 contribuintes paulistas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A cassação ocorreu pela omissão na entrega das Guias de Informação e Apuração […]

6 de fevereiro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Estado lança portal e cartilha para guiar contribuintes sobre a Reforma Tributária

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual, lançou nesta quarta-feira (14) duas ferramentas virtuais para orientar contribuintes, gestores públicos e equipes técnicas municipais durante o período de transição para a Reforma Tributária. A iniciativa ocorre após aprovação federal da Lei Complementar nº 227/2026, que cria o Comitê Gestor […]

16 de janeiro de 2026