Notícias

Boletim Focus prevê redução do PIB e aumento da inflação

Por: Dia a Dia Tributário - 11 de fevereiro de 2025

A expectativa de crescimento econômico caiu e da inflação subiu, de novo, na edição desta segunda-feira (10) do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. O documento reúne apostas de economistas e analistas do mercado financeiro.

O PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo que é produzido no país, deve crescer 2,03% este ano, contra 2,06% na previsão da semana passada.

Para o professor de Economia da PUC do Rio Grande do Sul, Adalmir Marquetti, essa previsão e os sinais de esfriamento econômico que vem desde o fim do ano passado têm a ver com os juros altos no país.

A política monetária estava muito contracionista. Nós também temos que se lembrar que o orçamento para 2025 não foi aprovado ainda. E isso limita alguns gastos do governo. Então tem observado uma política fiscal não expansionista, vamos dizer assim. Então nós teremos ao longo desse período, ao longo do primeiro semestre do ano, uma redução do nível de atividade econômica.

Já a previsão de inflação subiu de 5,51% para a 5,58%. São 17 semanas de aumento nessa previsão.

Outros dois índices mantiveram as mesmas previsões há cinco semanas. O dólar fechando o ano R$ 6,00 e a taxa Selic, referência para os juros cobrados no país, a 15% ao ano no fim de 2025.

Fonte: Radio Agência

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Em Goiás, Seminário promovido pela Economia discute desafios da Reforma Tributária

Secretário Sérvulo Nogueira destacou o desafio do Estado em manter os níveis de arrecadação e promover o crescimento. A implementação da Reforma Tributária precisará ser trabalhada pelo Estado de Goiás em duas frentes: a manutenção do patamar de arrecadação e o crescimento do Estado a partir do novo modelo adotado, que impede a concessão de […]

14 de junho de 2024

Notícias - Tributos

Plano de Regularização do Estado de Minas Gerais – Decreto 48.790/2024

O Governo do Estado de Minas Gerais, publicou hoje 27/03/2024 no DOE-MG, o Decreto 48.790 de 26 de março de 2024, que dispõe sobre o pagamento à vista ou parcelado, com reduções e condições especiais das multas e demais acréscimos legais de ICMS. Tal condição é destinada à regularização de débitos inscritos, ou não em...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Cadastre-se
Já se associou? Acesse aqui

1 de abril de 2024

Notícias - Tributos

Avanços de gestão do Governo de SC são destaques no Congresso Brasileiro de Contabilidade

Santa Catarina é um estado protagonista por seus indicadores econômicos e sociais, administrado por um modelo de gestão que tem entre seus principais pilares a combinação de tecnologia e inovação; a valorização do elemento humano e a relação com a sociedade. Para atender às demandas dos catarinenses, a administração do governador Jorginho Mello está aberta […]

11 de setembro de 2024