Notícias

Recupera Mais: últimos dias para aproveitar descontos de até 95% sobre juros e multas e colocar as contas em dia

Por: Dia a Dia Tributário - 30 de março de 2026

O contribuinte catarinense tem até 31 de março para garantir sua adesão ao Recupera Mais e obter descontos de até 95% sobre juros e multa no pagamento do ICMS, IPVA e ITCMD atrasados — os percentuais de desconto serão menores após essa data. Lançado pelo Governo do Estado para dar uma nova oportunidade àqueles que tiveram dificuldades para manter as contas em dia, o programa de renegociação de dívidas também oferece opções de parcelamento em até 72 vezes para quem realizar a adesão ainda neste mês.

Os descontos e opções de parcelamento mudam de acordo com a alternativa escolhida pelo contribuinte (pagamento à vista ou parcelamento). A lógica é a mesma do programa anterior: quanto mais cedo é realizada a adesão ao Recupera Mais, maiores são os descontos e condições de parcelamento disponíveis.

Calendário – O Recupera Mais segue até o final de maio para os pagamentos de ICMS e ITCMD atrasados. Já o calendário para a quitação do IPVA segue até setembro. No caso do ICMS, os descontos podem chegar a 95% sobre juros e multas para pagamento à vista realizado até 31 de março, além da possibilidade de desconto menor e parcelamento em até 72 vezes.

Para o ITCMD, os descontos variam entre 45% e 90%, com possibilidade de parcelamento em até 24 vezes. Já o IPVA terá redução entre 75% e 90% sobre multas e juros, mas as condições são exclusivas para pagamento à vista.A negociação envolve débitos de ICMS gerados até 31 de março de 2025 (confira a tabela abaixo para verificar as opções para o IPVA e ITCMD). A expectativa do Governo do Estado é recuperar até R$ 1 bilhão somente com débitos de ICMS.

Acesse a página do Recupera Mais para aderir ao programa

A primeira edição do Recupera Mais foi considerada um sucesso pelo volume arrecadado e alto índice de adimplência. Cerca de R$ 3 bilhões foram renegociados, sendo aproximadamente R$ 800 milhões pagos à vista e mais de R$ 1,2 bilhão já recuperados em parcelas — o restante dos parcelamentos será recebido até 2030. Aproximadamente 90% dos contribuintes que aderiram continuam com o pagamento em dia, abrindo caminho para que o modelo seja repetido com o mesmo êxito.

Os programas de recuperação realizados desde 2017 no Estado tiveram arrecadação máxima de R$ 500 milhões e um percentual médio de adimplência em torno de 60%.

É importante destacar que o atraso no pagamento de três parcelas, sucessivas ou não, resultará no cancelamento do acordo e na reconstituição do saldo devedor, incluindo os juros e multa, com desconto apenas do valor já pago.

Fonte: Sefaz Santa Catarina

Veja também

Notícias - Tributos

29 empreendimentos passam a contar com redução de Imposto de Renda, incentivo concedido pela Sudene

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste aprovou 29 novos projetos de incentivo fiscal, beneficiando empreendimentos nos estados do Rio Grande do Norte (7), Bahia (6), Pernambuco (5), Espírito Santo (4), Maranhão (4) e Piauí (3). As empresas contempladas passam a ter direito à redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e dos […]

30 de outubro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Custo de conformidade do sistema atual é um “peso morto para a sociedade”, diz Appy

O alto custo de conformidade do sistema tributário atual é um “peso morto para a sociedade”, afirmou nesta quinta-feira (12/9) o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, durante sua participação no 8º Fórum Internacional de Tributação (FIT), realizado pela Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O preço do pagamento de impostos […]

13 de setembro de 2024

Notícias

Projeto amplia isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas idosos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1819/2026, que cria faixas progressivas de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre rendimentos de aposentadoria e pensão a partir dos 70 anos de idade. A proposta altera a Lei nº 7.713/1988, que trata do Imposto de Renda, e prevê aumento gradual do valor […]

25 de setembro de 2026