Notícias - Tributos

No Rio Grande do Sul, Programa de autorregularização busca recuperar R$ 4,4 milhões em ICMS devido na comercialização de madeira serrada

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de junho de 2025

Empresas terão até o dia 31 de julho de 2025 para se regularizar voluntariamente

A Receita Estadual lançou neste mês um novo programa de autorregularização com foco na cobrança de ICMS não recolhido em vendas de madeira serrada. A iniciativa pretende recuperar cerca de R$ 4,4 milhões relacionados à comercialização do produto sem o devido destaque do imposto nas notas fiscais.

O programa, liderado pela Central de Serviços Compartilhados de Autorregularização (CSC Autorregularização) e do Grupo Especializado Setorial de Móveis e Materiais de Construção (GES Móveis), abrange 158 estabelecimentos do setor, com indícios de irregularidades apuradas entre 1º de junho de 2020 e 31 de janeiro de 2025.

As empresas terão até o dia 31 de julho de 2025 para se regularizar voluntariamente, quitando os valores devidos. Caso não resolvam as pendências dentro do prazo, poderão sofrer autuações e pagamento de multas.

As comunicações para autorregularização estão disponíveis desde o dia 2 de junho nas caixas postais eletrônicas dos contribuintes. É possível acessar orientações e informações detalhadas das notas fiscais e das divergências por meio do Portal e-CAC da Receita Estadual, na aba “Autorregularização”. O atendimento também é feito exclusivamente por meio do canal disponibilizado neste local.

 

Ações de regularização da Receita Estadual

A CSC Autorregularização atua de forma especializada na análise massiva de dados, gestão operacional e atendimento dos programas de autorregularização. Trabalhando em sinergia com os GES, ela visa detectar inconsistências fiscais de forma eficiente, estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e promover a justiça fiscal, com menor onerosidade ao contribuinte em comparação aos procedimentos repressivos.

O programa integra as ações de regularização da Receita e está alinhado aos objetivos estratégicos do Receita 2030+, que busca, entre outros aspectos, aperfeiçoar o relacionamento com os setores econômicos e com a sociedade. A autorregularização é uma importante ferramenta nesse processo, promovendo a orientação para o cumprimento das obrigações tributárias e atuando como vetor para a construção de um ambiente de conformidade sustentável, que favoreça o desenvolvimento do Estado.

Fonte: Sefaz Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias

Prorrogação da atualização de Certificado do eSocial para um novo Padrão de Segurança

Os empregadores devem atualizar seus sistemas para um novo padrão a partir de 2026. A implantação de um novo padrão de segurança, que havia sido prevista para 30 de junho deste ano, foi adiada para 2026, para permitir mais tempo de adaptação para os usuários do eSocial. O cronograma de implantação, com as datas para […]

7 de julho de 2025

Notícias

Operação “FALSA IMPRESSÃO – FASE II”

Em ação integrada, a RECEITA FEDERAL e o GRUPO de ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO (GAECO) – Núcleo Londrina – deflagraram, nesta sexta-feira (dia 24/11), a segunda fase da operação Falsa Impressão, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de utilizar empresas de fachada, criadas para emitir notas fiscais falsas, com a finalidade de […]

27 de novembro de 2023

Notícias

Sefaz-SP inicia ação de autorregularização para consumidores de energia elétrica

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) inicia nesta terça-feira, 1º de abril, uma ação de autorregularização voltada a 300 consumidores de energia elétrica, contribuintes e não-contribuintes regulares do ICMS (como hospitais, shoppings centers e bancos), com débitos relativos à incidência do ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema […]

2 de abril de 2025