Notícias

Novos serviços da Agência Virtual trazem mais praticidade para contribuintes e contabilistas – SEFAZ ES

Por: Dia a Dia Tributário - 26 de agosto de 2025

A Agência Virtual (AGV) da Receita Estadual ganhou novas funcionalidades que facilitarão ainda mais a rotina de contribuintes e contabilistas. Entre as novidades, está a possibilidade de realizar a Denúncia Espontânea diretamente pela AGV, em relação a débitos já declarados na Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Antes, esse procedimento era feito exclusivamente pelas Agências da Receita Estadual, por meio de processo no Sistema de Gestão Arquivística de Documentos e Processos do Estado (E-Docs), o que demandava maior tempo de análise. Agora, todo o processo pode ser concluído em poucos minutos, com a opção de parcelamento disponível na própria plataforma.

Outra melhoria é o envio de notificações por e-mail aos usuários AGV. Os alertas serão enviados a responsáveis, contabilistas e procuradores, conforme o tipo de movimentação. A principal notificação está relacionada ao recebimento de mensagens na caixa postal do DT-e (Domicílio Tributário Eletrônico).

Também haverá avisos em casos de credenciamento e descredenciamento de terceiros, garantindo mais transparência e segurança no acompanhamento das informações. É importante destacar que o envio de notificações é ativado no primeiro acesso ao novo ambiente da Agência Virtual, atualizado em outubro de 2024.

Além disso, os usuários passam a contar com maior facilidade na emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) para recolhimento do imposto mensal. Quando houver diferença entre valores declarados e recolhidos, o próprio sistema disponibilizará a opção de emissão do DUA, sem necessidade de preenchimento manual de dados da empresa e dos valores. O novo recurso também reduz erros comuns, como a confusão de CNPJs entre filiais de um mesmo grupo.

A Agência Virtual é um ambiente que permite o contato direto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os usuários cadastrados, que podem realizar diversas consultas e solucionar pendências, como o parcelamento de débitos, emissão de certidões e acesso ao DTE, sem sair de casa.

Mensalmente, são registrados mais de 250 mil acessos à AGV, que já havia passado por aperfeiçoamentos em outubro de 2024. Na ocasião, a plataforma foi modernizada, com o objetivo de oferecer um ambiente contemporâneo, de navegação mais intuitiva e facilitada, visando a ampliação dos serviços ofertados.

“O aperfeiçoamento da Agência Virtual é uma forma de desburocratizar e dar mais agilidade aos serviços. Nosso objetivo é que o contribuinte encontre, em um só ambiente, soluções rápidas e confiáveis para as suas demandas tributárias”, destacou o auditor fiscal Pedro Gomes de Sá Junior, gerente de Atendimento e Relacionamento da Sefaz.

Como utilizar a Agência Virtual?

A Agência Virtual estará disponível para todas as empresas que têm Inscrição Estadual no Espírito Santo. O acesso pode ser feito pelos respectivos responsáveis e contabilistas, por meio de conta verificada no Acesso Cidadão ou meio equivalente, como certificado digital (e-CPF e e-CNPJ) e conta “GOV.BR” (níveis prata e ouro). Para os contabilistas há a obrigatoriedade do uso de certificado digital.

Em caso de dúvidas e questionamentos, acesse o canal Receita Orienta:

https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: SEFAZ ES

Veja também

Notícias

Governo Federal institui Medida Provisória nº 1.309, de 13 de agosto de 2025 para mitigar efeitos das tarifas impostas pelo Estados Unidos

Instituída pelo Poder Executivo Federal, a Medida Provisória nº 1.309, de 13 de agosto de 2025 cria instrumentos estratégicos para mitigar os efeitos das tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras, denominado Plano Brasil Soberano. A seguir abordamos os principais pontos trazidos a partir da publicação da MP. Medidas Tributárias Drawback: prorrogação excepcional […]

14 de agosto de 2025

Notícias

Proposta de regulamentação da reforma tributária reduz impostos dos remédios

O texto da regulamentação da reforma tributária, já aprovado pela Câmara e agora em análise no Senado (PLP 68/2024), vai promover uma redução significativa na tributação dos remédios vendidos no país, explica o consultor legislativo do Senado Ricardo Barros. São 383 remédios que ficarão isentos de qualquer imposto, e todos os remédios registrados pela Anvisa […]

19 de julho de 2024

Notícias - Contabilidade

Novo salário mínimo 2026: veja como registrar o reajuste no eSocial Doméstico

Decreto nº 12.797/2025 reajustou o valor do salário mínimo para R$1.621,00 a partir de 1º de janeiro de 2026. Veja as principais dúvidas e como registrar o reajuste no eSocial Doméstico: Todos os trabalhadores têm direito ao reajuste? Os empregados domésticos que recebem salário mínimo deverão ter seus contratos de trabalho alterados no eSocial para […]

12 de janeiro de 2026