Notícias - Tributos

Paraná inicia implementação de grupos municipais de Educação Fiscal para fortalecer gestão tributária local

Por: Dia a Dia Tributário - 17 de julho de 2025

A Secretaria da Fazenda, por meio da Escola Fazendária, realizou nesta terça-feira (15), uma reunião estratégica para concluir os termos operacionais do projeto que visa a criação de grupos municipais de Educação Fiscal em todo o Estado. A proposta tem como objetivo estruturar e ampliar a atuação da educação fiscal nos municípios, promovendo uma cultura cidadã voltada ao fortalecimento das administrações tributárias locais, especialmente diante das transformações trazidas pela Reforma Tributária.

O Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos construindo o melhor fisco possível, mais transparente, mais próximo da sociedade e mais eficiente para os municípios. E a educação fiscal é a base para isso”.

A iniciativa vai abranger todas as cidades paranaenses, com apoio das secretarias municipais, buscando gerar impactos positivos na gestão tributária e na administração pública local. O modelo prevê a formação de grupos regionais de Educação Fiscal, organizados conforme a divisão da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O GEFM/PR terá um representante no GEFE Paraná (Grupo Estadual de Educação Fiscal), com objetivo de integrar e alinhar as ações municipais e estaduais.

“A descentralização das ações e a constituição dos grupos municipais são passos fundamentais para levar o debate tributário às bases, às comunidades, conectando a população à importância dos tributos para o desenvolvimento local”, afirma Mário Brito, diretor da Escola Fazendária.

A proposta foi idealizada em conjunto pela AFISCO (Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Paraná) e pelo grupo GEFE, por meio da Escola Fazendária.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o consultor da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Joarez Henrichs; Eliel Mendes, presidente da AFISCO; o presidente do SINDAFEP (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná), Fernandes dos Santos; o presidente do SINFISCO Curitiba e vice-presidente da FENAFIM (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais), Ricardo Rodrigues Ribeiro; Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual; e Vera Zardo, chefe de gabinete da SEFA.

 

Fonte: SEFAZ – PR

Veja também

Notícias

Governador João Azevêdo anuncia REFIS 2025 para dívidas tributáveis e não-tributáveis

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (19), durante o programa semanal ‘Conversa com o Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a instituição do programa de parcelamento incentivado de débitos fiscais relacionados ao ICMS, vencidos até 31 de dezembro de 2024.   A Medida Provisória do Refis será publicada nos próximos dias no […]

20 de maio de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Especialistas alertam para possíveis problemas na fiscalização dos novos tributos criados na reforma tributária

Especialistas alertaram para o risco de um mesmo contribuinte ser autuado por administrações fazendárias diferentes em relação a um mesmo fato gerador. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (13) pelo grupo de trabalho que analisa as regras do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A reforma tributária criou dois novos tributos sobre...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

14 de junho de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

DCTFWeb: Receita promove ajustes na aplicação para otimizar o processamento das declarações

No final de semana passado, a equipe técnica da DCTFWeb realizou alguns ajustes pontuais na recepção e na transmissão da declaração com o intuito de otimizar o processamento dessas operações, que estavam apresentando lentidão em algumas situações: 1.Transmissão com certificado digital – A declaração está sendo transmitida sem assinatura de certificado digital na hipótese de […]

8 de março de 2024