Reforma Tributária - Notícias

STF marca julgamento de primeira ação contra reforma tributária

Por: Dia a Dia Tributário - 8 de outubro de 2025

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar a primeira ação envolvendo a reforma tributária no plenário da Corte em 16 de outubro. Os ministros vão analisar a constitucionalidade de itens de incentivos a agrotóxicos e outros insumos agrícolas.

O processo chegou a ter o início do julgamento em plenário virtual, mas teve um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Quando retornou para julgamento, o caso foi destacado pelo ministro André Mendonça — situação que leva o processo ao plenário presencial.

O processo está sob relatoria do presidente do STF, ministro Edson Fachin. Nesta primeira data marcada, o relator deve ler o relatório sobre o processo e as partes farão sustentação oral no plenário da Corte.

A ação foi protocolada pelo PV (Partido Verde) contra artigos de convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e de um artigo sobre incentivos à comercialização de agrotóxicos.

Nas duas normas, são previstas redução de 60% das alíquotas de tributos para o segmento de insumos agropecuários.

Para o PV, a ação apresentada ao STF destaca a contradição do sistema tributário brasileiro por incentivar fortemente a produção de agrotóxicos enquanto gera altos gastos no SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar os problemas de saúde causados por esses produtos.

“É um contrassenso acreditar que se barateando o uso dos agrotóxicos serão gerados benefícios à saúde pública. O Brasil é, hoje, o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo. O que vemos é uma política pública que mascara a realidade, quando se constata o adoecimento da população causado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos”, diz o advogado do partido, Lauro Rodrigues de Moraes Rêgo Júnior, à CNN Brasil.

Em manifestação à reportagem e ao Supremo, a AGU (Advogacia-Geral da União) afirma não existir violação da proteção do meio ambiente, da saúde pública e a existência de seletividade tributária.

“Uma brusca exclusão dos benefícios fiscais incidentes sobre os fitossanitários traria consequências desastrosas para a cadeira produtiva envolvida, prejudicando o direito fundamental das pessoas, o abastecimento alimentar”, declara o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Reforma tributária

A reforma tributária está em fase de regulamentação no Senado Federal. Promulgada pela Emenda Constitucional 132, o texto prevê a redução de cinco impostos em dois: IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

As mudanças serão implementadas em fases, gradativamente a partir de 2026, até a unificação dos tributos em 2033. No ano que vem, a CBS e o IBS passarão a ser testados nacionalmente, mas não serão efetivamente recolhidos.

Para o teste, as empresas serão obrigadas a emitir na nota fiscal um valor destacado, o que corresponde a 0,9% de CBS sobre o produto vendido e 0,1% de IBS.

Fonte: Portal Contábil SC

Veja também

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Suspensão. Aplicação. Pessoa Jurídica Prestadora de Serviços de Transportes Rodoviário de Cargas. Tributação pelo Lucro Presumido e Lucro Real. Receitas de Frete. Frete Contratado por Pessoa Jurídica Preponderantemente Exportadora (PJPE)

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 294, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2023 Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep SUSPENSÃO. APLICAÇÃO. PESSOA JURÍDICA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIO DE CARGAS. TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO PRESUMIDO E LUCRO REAL. RECEITAS DE FRETE. FRETE CONTRATADO POR PESSOA JURÍDICA PREPONDERANTEMENTE EXPORTADORA (PJPE). A suspensão do pagamento da Contribuição para o PIS/Pasep […]

22 de novembro de 2023

Notícias - Obrigações Acessórias

No Piauí, entrega da EFD ICMS/IPI é prorrogada

PORTARIA SEFAZ-PI/GASEC/SUPREC/UNATRI N° 004 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 22/02/2024) Altera a portaria SEFAZ-PI/GASEC/SUPREC/UNATRI N° 3/2024, de 15 de fevereiro de 2024, que prorroga o prazo de entrega do arquivo digital da escrituração fiscal eletrônica – EFD referente ao mês de janeiro de 2024 O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO PIAUÍ,...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

23 de fevereiro de 2024

Notícias

Arrecadação de Santa Catarina soma R$ 4,3 bilhões em junho e tem alta de real de 8,4%

Desempenho é atribuído ao combate à sonegação e ao crescimento de setores econômicos estratégicos para SC; Recursos estão comprometidos com a folha do funcionalismo e investimentos em programas estruturantes Os indicadores fiscais mostram que a economia de Santa Catarina segue em alta. Entre os dias 1º e 30 de junho, a receita tributária catarinense somou […]

9 de julho de 2024