Notícias

Integração entre órgãos fazendários e Polícia Civil reforça combate à sonegação fiscal em MT

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de dezembro de 2024

Auditores da Receita Federal e equipes da Secretaria de Estado de Fazenda e da Delegacia Fazendária realizaram a primeira reunião nesta segunda-feira.

Na segunda-feira (09.12) servidores da Receita Federal do Brasil, Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e a Secretaria de Estado de Fazenda promoveram o primeiro encontro entre as instituições, com foco no fortalecimento do combate à sonegação fiscal e na troca de boas práticas investigativas.

Auditores e servidores da Receita Federal, da Inspetoria de Cáceres, apresentaram aos auditores fiscais estaduais e policiais civis um panorama detalhado sobre o sistema e-Financeira. A plataforma é fundamental para o monitoramento de operações financeiras e foi um dos principais temas abordados durante a reunião.

Os representantes da Receita Federal também abordaram sobre as ferramentas disponíveis para investigação fiscal, destacando os dados que podem ser compartilhados com os órgãos por meio de decisões judiciais e outros através de parcerias estratégicas.

Os participantes elogiaram a iniciativa, que foi destaca como um marco no fortalecimento das relações interinstitucionais. A integração entre as instituições também fortalece o papel do Estado no combate ao crime organizado, que muitas vezes utiliza a sonegação fiscal como mecanismo de financiamento.

A expectativa é que essa troca técnica seja o início de uma série de colaborações futuras, consolidando um modelo de integração que possa servir de exemplo a outros estados e instituições.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso

Veja também

Notícias - Tributos

Prorrogação dos Prazos para Adesão à Transação de Dívida Ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou, no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2025, Seção 3, os Editais PGDAU n°s 1/2025 e 2/2025. Os editais alteram os Editais PGDAU n°s 6/2024 e 7/2024, prorrogando os prazos para adesão à transação de créditos inscritos na dívida ativa da União e trazendo modificações....

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Cadastre-se
Já se associou? Acesse aqui

31 de janeiro de 2025

Notícias - Tributos

Receita Federal esclarece decisão do ministro Cristiano Zanin sobre a desoneração da folha de pagamento de municípios e setores produtivos

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, os efeitos de dispositivos legais da Lei nº 14.784/2023, que prorrogavam a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. A decisão tem efeitos a partir da publicação da […]

3 de maio de 2024

Notícias

Equipe econômica divulga contingenciamento, bloqueio e medida para ajuste fiscal

O Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 2º bimestre de 2024 foi apresentado nesta quinta-feira (22/5) pelos ministérios da Fazenda (MF) e do Planejamento e Orçamento (MPO), em Brasília. Em seguida, a Fazenda anunciou ajustes referentes à cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou […]

23 de maio de 2025