Notícias

Prazo para solicitação pelo SIMPLES NACIONAL será em SETEMBRO de 2026

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de agosto de 2026

Empresas que não constarem como optantes pelo Simples Nacional em 1º de janeiro de 2027 e quiserem ser tributadas pelo regime simplificado em 2027 deverão solicitar a opção já em setembro de 2026. A Receita destaca que a decisão que antes era tomada em janeiro agora deverá ser feita com antecedência.

No mesmo período, a empresa também deverá decidir se deseja recolher IBS e CBS dentro da guia única do Simples Nacional ou pelo regime regular, ou seja, “por fora” do Simples. Essa escolha valerá para os meses de janeiro a junho de 2027.

Caso a empresa não faça a opção pelo recolhimento de IBS e CBS pelo regime regular em setembro de 2026, esses tributos serão recolhidos dentro da guia única do Simples Nacional no primeiro semestre de 2027. A Receita informa que haverá nova oportunidade em março de 2027, com efeitos para o segundo semestre de 2027.

A notícia também traz regra específica para empresas abertas no fim de 2026. Se o CNPJ for solicitado entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2026, a opção pelo Simples feita no momento da inscrição valerá tanto para o período restante de 2026 quanto para todo o ano de 2027. A escolha sobre IBS e CBS, nesse caso, valerá a partir de janeiro de 2027.

Outro ponto importante é a possibilidade de desistência. Quem fizer a opção em setembro poderá cancelar o pedido até o último dia de novembro de 2026, mas o cancelamento será irretratável, ou seja, não será possível fazer nova solicitação com efeitos para 2027.

Para empresas que já estão no Simples Nacional, a permanência continua sendo automática em regra. Mesmo assim, a Receita recomenda verificar a situação fiscal no Portal do Simples Nacional em setembro de 2026, especialmente para conferir se há exclusão por débitos ou outras pendências. Empresas já optantes também poderão acessar o portal em setembro caso queiram optar pelo recolhimento de IBS e CBS pelo regime regular.

A regra não se aplica ao MEI/SIMEI. Para o enquadramento como microempreendedor individual, a opção continuará sendo realizada em janeiro de cada ano, até o último dia útil do mês.

A antecipação do prazo de opção pelo Simples Nacional exige atenção imediata das empresas e contabilidades.

Setembro de 2026 passa a ser um mês decisivo para quem pretende ingressar no Simples Nacional em 2027 e para quem deseja avaliar o recolhimento de IBS e CBS pelo regime regular.

A recomendação é que escritórios contábeis antecipem a análise da situação fiscal dos clientes, verifiquem pendências, simulem os impactos do regime híbrido e orientem as empresas antes do início do prazo.

Fonte: Receita Federal

Veja também

Notícias

Nova Instrução Normativa disciplina sobre a habilitação e fruição do benefício fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)

O Governo Federal publicou hoje a Instrução Normativa RFB Nº 2195, que disciplina a habilitação e a fruição do benefício fiscal concedido no âmbito do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A medida visa fornecer diretrizes claras para empresas do setor de eventos, duramente impactadas pela pandemia de COVID-19, permitindo-lhes acesso a incentivos […]

24 de maio de 2024

Notícias

PGFN publica portaria que regulamenta transação na cobrança de créditos judicializados

Foi publicada nesta segunda-feira (7/4) a Portaria PGFN/MF nº 721/2025, que regulamenta a transação na cobrança de créditos judicializados de alto impacto econômico, com base no Potencial Razoável de Recuperação do Crédito Judicializado (PRJ), do  Programa de Transação Integral (PTI), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O PRJ é uma medida para avaliar a concessão de […]

8 de abril de 2025

Notícias

Alterações nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul

Destacamos abaixo, as principais alterações nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, publicadas entre os dias 18 de dezembro e 31 de dezembro de 2024.    RIO GRANDE DO SUL  DECRETO 57.930/2024 Publicado no DOE de 27/12/2024 – Prorroga o prazo de vigência do regime diferencial de apuração para bares, restaurantes e similares...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Cadastre-se
Já se associou? Acesse aqui

9 de janeiro de 2025