Notícias

Faturamento da indústria cresce 5,6% e alcança maior alta em 14 anos, aponta CNI

Por: Dia a Dia Tributário - 10 de fevereiro de 2025

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, em relação ao ano anterior, revelam os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (7). Trata-se da maior alta do indicador desde 2010. O resultado ocorre mesmo com a queda de 1,3% registrada na passagem de novembro para dezembro.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a última edição dos Indicadores Industriais de 2024 mostra que o setor teve um ano positivo.


“A demanda por bens industriais foi forte ao longo de 2024, estimulada por um mercado de trabalho aquecido, pela expansão fiscal e pelo aumento das concessões de crédito. A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, o que se refletiu no faturamento”, explica Azevedo.


Outro indicador que reflete o desempenho positivo da indústria no ano passado é o de número de horas trabalhadas na produção, que saltou 4,2% frente a 2023. Em dezembro, no entanto, o índice diminuiu 1,3%.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,8 ponto percentual (p.p.) no último mês do ano e fechou 2024 em 78,2%, considerando a série live de efeitos sazonais. A UCI média do ano passado foi 0,6 p.p. à registrada em 2023.

Mercado de trabalho industrial teve bom desempenho

Em dezembro, o emprego industrial não mudou. Com isso, os postos de trabalho do setor fecharam com aumento de 2,2% em 2024. Já a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador do setor caíram 0,5% em dezembro. Apesar disso, o primeiro indicador encerrou o ano passado com crescimento de 3%, enquanto o segundo, com alta de 0,8%.

Mais sobre os Indicadores Industriais

A pesquisa Indicadores Industriais identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação.

Como pesquisa conjuntural, é importante para indicar o comportamento da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, rendimento médio, massa salarial e UCI.

A pesquisa teve início em 1992 e resulta de parceria da CNI com as Federações Estaduais das Indústrias. Os estados pesquisados respondem a mais de 90% do produto industrial brasileiro.

Fonte: Agência de Notícias da Indústria

Veja também

Notícias

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Apesar do recuo recente da inflação, as incertezas em relação à economia fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano. Embora houvesse divisões, a decisão surpreendeu parte do mercado financeiro, que esperava a manutenção […]

20 de junho de 2025

Notícias

Izalci apresenta plano de trabalho sobre regulamentação da reforma tributária

O senador Izalci Lucas (PL-DF), coordenador do grupo de trabalho que analisa a regulamentação da reforma tributária, apresentou nesta terça-feira (6) um plano de atividades. Formado por integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o colegiado deve promover pelo menos 11 audiências públicas até a apresentação do relatório final, marcada para 22 de outubro (veja […]

6 de agosto de 2024

Notícias - Tributos

IRPJ e CSLL incidem em crédito compensável após habilitação junto à Receita

O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidem sobre o valor de crédito tributário compensável após a prévia habilitação pela Fazenda e antes da efetiva homologação. A conclusão é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu o marco temporal para a cobrança […]

17 de junho de 2024