Notícias

Empresas do Simples Nacional notificadas por erro na segregação de receita podem regularizar pendências

Por: Dia a Dia Tributário - 7 de fevereiro de 2025

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) notificou 80 contribuintes optantes do Simples Nacional que cometeram erros na segregação de receita referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A ação fiscal visa combater irregularidades tributárias, possibilitar a regularização de pendências e assegurar uma concorrência justa em todo o estado. O prazo para regularização vai até o dia 11 de fevereiro.

As irregularidades foram identificadas nas declarações do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D), no qual receitas de vendas e revendas de mercadorias sujeitas à Substituição Tributária (ST) foram informadas de forma incorreta à Sefaz.

As empresas foram notificadas por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) e também receberam a informação por meio do sistema de mensageria da Sefaz.

A Superintendente Especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, explica que a segregação incorreta de receita acontece quando o contribuinte declara à Sefaz receitas que, na realidade, são tributáveis como se fossem isentas ou já tributadas em outro momento.

“Essas incorreções geram inconsistências no sistema, porém, nós conseguimos identificar essas falhas por meio do cruzamento detalhado das notas fiscais”, destacou a superintendente.

Nova oportunidade

De acordo com o Gerente do Simples Nacional, Alessandro Oliveira, as empresas foram notificadas duas vezes no segundo semestre de 2024 e essa é a última oportunidade para a correção das informações.

“As notificações têm sido enviadas desde outubro, e diversos contribuintes já regularizaram suas pendências. No entanto, aqueles que ainda não solucionaram as questões tributárias estão recebendo da Sefaz uma nova oportunidade para fazê-lo, com prazo final até o dia 11 deste mês, garantindo assim a regularização de suas obrigações fiscais”, informou.

Para realizar o procedimento de regularização, basta retificar os PGDAS-D, corrigindo a segregação das receitas de forma adequada, conforme as orientações estabelecidas na Lei Complementar nº 123/2006 e regulamentadas pela Resolução CGSN nº 140/2018. Segundo Alexandra Vieira, essa ação garante que as informações fiscais sejam ajustadas corretamente, assegurando a conformidade com a legislação tributária.

“É fundamental que as empresas regularizem suas pendências o quanto antes, pois isso reflete o compromisso com a transparência fiscal e o cumprimento das obrigações tributárias. Além disso, a conformidade tributária contribui para o fortalecimento do ambiente de negócios, garantindo que todos estejam em dia com suas responsabilidades fiscais de maneira justa e transparente”, destacou a Superintendente.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Alagoas

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Grupo da regulamentação da reforma tributária ouvirá Bernard Appy na próxima semana

O grupo de trabalho (GT) que vai analisar a proposta de regulamentação da reforma tributária, instalado nesta quarta-feira (22), fará sua primeira audiência pública na próxima terça-feira (28) para debater o texto do governo (PLP 68/24). A proposta regulamenta os três novos tributos criados pela reforma tributária: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a […]

23 de maio de 2024

Declaração de Imposto de Renda – Bitcoins e outros criptoativos precisam ser informados
Notícias - Obrigações Acessórias

Sefaz do Amazonas terá interrupção de serviços para manutenção de rede elétrica

A SEFAZ/AM informa aos contribuintes e público em geral que fará uma parada de TODOS os serviços de TI (DT-e, Atendimento On-Line, Autorização de NF-e, Sistemas Administrativos e Tributários, etc.) domingo, dia 02/06/2024 entre 08:30h e 14:30h para uma manutenção da rede elétrica. Emissores de NFC-e deverão obrigatoriamente fazer a emissão em contingência. A equipe […]

29 de maio de 2024

Notícias

Portaria SECEX aprova a 4ª Edição do Manual Siscomex Drawback Suspensão

PORTARIA SECEX Nº 301, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024 Aprova a 4ª Edição do Manual Siscomex Drawback Suspensão e a 2ª Edição do Manual Siscomex Drawback Isenção. A SECRETÁRIA DE COMÉRCIO EXTERIOR SUBSTITUTA, DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas […]

1 de março de 2024