Notícias

Empresas gaúchas podem acessar aplicativo Minha Empresa, iniciativa inédita no país que usa IA para apoiar a gestão de negócios

Por: Dia a Dia Tributário - 3 de novembro de 2025

Você tem uma microempresa ou empresa de pequeno porte? Se sim, sabia que pode acessar uma ferramenta gratuita do governo do Estado que usa inteligência artificial para auxiliar no gerenciamento do seu negócio, sugerindo produtos para venda, comparando os preços com os do mercado e fornecendo dados do desempenho do estabelecimento?

Trata-se do aplicativo Minha Empresa, que, em pouco mais de dois anos, já soma 112,7 mil empresas cadastradas. Criado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, e pela Procergs, o app busca apoiar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios gaúchos. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a desenvolver uma solução digital desse tipo para os contribuintes.

“Cada vez mais vemos a conquista de espaço das micro e pequenas empresas, que movimentam a economia, geram renda e amplificam o acesso ao mercado de trabalho. Esse é o público que mais precisa de ajuda para crescer. E nós queremos fazer isso colocando a inteligência de dados a serviço desses empreendedores e empreendedoras”, explica o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

“A ferramenta foi desenhada para aqueles que não têm estrutura de sistemas ou de pessoal para pensar a gestão. Essa é uma forma de impulsioná-los e de oferecer recursos para que possam se desenvolver de forma mais plena”, complementa a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld.

A solução digital, que tem o potencial de chegar a 200 mil empresas, pode ser baixada e acessada gratuitamente via login gov.br.

“A iniciativa é muito bacana porque facilita que as empresas estruturem sua gestão com dados que vêm direto da fonte. As melhorias que vieram por aí ajudarão muito na tomada de decisões pelos administradores”, avalia o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae, Augusto Martinenco, destacando que a entidade trabalha com pequenas empresas e participou das discussões para a construção do app.

Conheça abaixo os principais recursos da ferramenta, que também estão detalhados no site do Minha Empresa.

Recomendações de produtos com inteligência artificial

Está sem ideias de como variar a oferta de produtos, mas quer mudar o portfólio? Por meio de inteligência artificial, o Minha Empresa recomenda itens com potencial de venda, a partir do que outros estabelecimentos do mesmo ramo e da mesma região estão comercializando – novidade que passou a valer em agosto. As dicas são personalizadas para cada negócio a partir de dados das notas fiscais eletrônicas, subsidiando decisões mais seguras e minimizando os riscos de entrada em um novo nicho.

As recomendações são atualizadas diariamente. O(a) empreendedor(a) pode marcar as sugestões como irrelevantes ou salvá-las para analisar mais tarde.

Até 10 produtos são exibidos por dia na lista de ideias. E, para cada item, é possível consultar o preço médio de compra e de venda em diferentes regiões do estado pela ferramenta Monitor de Preço. O recurso permite identificar oportunidades de melhoria nas margens de lucro, planejar estratégias mais competitivas e rever negociações com fornecedores.

Em breve, outras novidades serão disponibilizadas: será possível ter acesso a previsões de vendas com base em dados históricos e sazonalidades, além de contar com um assistente inteligente.

Fluxo financeiro e relacionamento

A página principal do aplicativo traz o dashboard da empresa, com informações gerenciais sobre o funcionamento. Ela apresenta gráficos e indicadores com um resumo geral de dados relevantes, que podem ser detalhados em outras abas.

A área de operações permite uma série de consultas sobre compras e vendas da empresa, que podem ser classificadas em diferentes modalidades, como vendas líquidas, compras líquidas ou número de notas emitidas. Na página de produtos, estão os itens mais adquiridos e mais comercializados. E, na seção de relacionamento, é possível conferir os clientes e fornecedores com quem a empresa mantém relações comerciais de forma mais constante.

Os empreendedores podem fazer pesquisas por filtro de tempo e conferir um ranking dos produtos, dos clientes e dos fornecedores.

Auxílio para o cumprimento de obrigações

O Minha Empresa também incentiva os contribuintes a cumprirem suas obrigações, estimulando a conformidade tributária. Por meio dele, é possível fazer o recadastramento obrigatório anual, receber notificações sobre débitos e parcelas vencidas e conferir avisos direcionados ao estabelecimento, como oportunidades de regularização ou alertas de exclusão do regime.

app busca ainda descomplicar uma tarefa obrigatória para as empresas do Simples Nacional: o preenchimento do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS), declaração obrigatória que deve ser entregue mensalmente à Receita Federal. De forma proativa, a Receita Estadual gera um demonstrativo confeccionado com informações dos documentos fiscais eletrônicos emitidos pela empresa. É uma espécie de “declaração pré-preenchida”, em que o fisco gaúcho fornece o cálculo das atividades de ICMS para auxiliar na prestação de contas, exatamente da mesma forma com que são solicitadas pelo PGDAS. Em breve, a ferramenta passará a alertar sobre inconsistências nos dados e solicitar retificação.

O auxílio para o cumprimento das obrigações tributárias é uma marca da Receita Estadual e está inserido no contexto do programa Receita 2030+, que busca a modernização da administração tributária. A iniciativa também está sendo colocada em prática para empresas do regime geral: em março, foi processada a primeira Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) automática, dispensando o estabelecimento de uma série de etapas e desburocratizando o fluxo. A novidade, que por enquanto se aplica somente ao setor de bares e restaurantes, está em expansão: a ideia é levá-la a outros contribuintes, transferindo tarefas complexas para o fisco, facilitando o dia a dia e estimulando o ambiente de negócios.

Fonte: Sefaz RS

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias - Tributos

Base de cálculo do ITBI é o valor normal de mercado, reitera o TJ-SP

A base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado. O valor da transação declarado pelo contribuinte só pode ser questionado mediante a instauração de processo administrativo. As prefeituras não podem escolher a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência estabelecido unilateralmente. Esse foi […]

15 de julho de 2025

Notícias

Decreto nº 12.019, de 15 de maio de 2024 – Dispensa da documentação comprobatória para saque do FGTS em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso IV, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 20,caput, inciso XVI, alínea “c”, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, D E C R E T A: Art. 1º O Decreto nº 5.113, de 22...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

16 de maio de 2024

Notícias - Tributos

No Paraná, NPF trata sobre Tabelas de Valores de Base de Cálculo relativas à Substituição Tributária nas operações com CERVEJAS, REFRIGERANTES ENERGÉTICOS e ISOTÔNICOS

NORMA DE PROCEDIMENTO FISCAL N° 010, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 23.02.2024) Altera as NPF – Normas de Procedimento Fiscaln° 54/2023 e 5/2024, que publica e altera, respectivamente, novas Tabelas de Valores de Base de Cálculo relativas à Substituição Tributária nas operações com CERVEJAS, REFRIGERANTES ENERGÉTICOS e ISOTÔNICOS. O DIRETOR DA RECEITA...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

27 de fevereiro de 2024