Notícias

Abertura de empresas cresce 14,1% no 2º quadrimestre de 2025

Por: Dia a Dia Tributário - 10 de outubro de 2025

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte apresentou os resultados do Mapa de Empresas referentes ao segundo quadrimestre de 2025. O estudo reúne os principais indicadores sobre a dinâmica empresarial brasileira, oferecendo um retrato atualizado da formalização de negócios no país.

O Brasil encerrou o período com 24,2 milhões de empresas ativas, das quais 93,8% são micro e pequenas empresas. Entre elas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) representam mais da metade, totalizando 12,6 milhões de registros.

Entre maio e agosto de 2025 foram abertas 1,67 milhão de novas empresas, o que representa um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período de 2024. O tempo médio para abertura manteve-se em 21 horas, confirmando a efetividade das medidas de simplificação e transformação digital implementadas pelo Governo Federal.

O saldo entre aberturas e fechamentos foi positivo em todas as unidades da federação, e todas as regiões do país apresentaram saldo positivo. O Sudeste lidera em volume de novos negócios, mas o Nordeste e o Norte também registraram participação expressiva — o que mostra que o empreendedorismo está espalhado por todo o Brasil, e não concentrado em uma única região.

O levantamento também mostra a força do setor de comércio e serviços, que concentra 82,2% das empresas em funcionamento. Atividades como promoção de vendas, comércio varejista de vestuário e serviços de beleza estão entre as mais representativas no cenário nacional.

Outro destaque positivo foi o aumento das cooperativas, com 775 novas aberturas no quadrimestre, crescimento de 25,8% em relação ao período anterior.

Fonte: FENACON

Veja também

Notícias - Artigos - Downloads - Tributos

No Rio Grande do Sul, Empresas em recuperação judicial e cooperativas em liquidação podem aderir a programa de parcelamento de dívidas a partir desta sexta (22)

Iniciativa prevê descontos de até 95% em multas e juros e possibilidade de parcelamento em 180 vezes A partir desta sexta-feira (22/11), empresas em recuperação judicial e cooperativas em processo de liquidação poderão aderir ao programa Em Recuperação II, que oferece condições especiais para o parcelamento de dívidas tributárias e não tributárias. Os débitos incluídos...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

25 de novembro de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Integrantes do grupo de trabalho da reforma tributária querem manter alíquota de referência

Esforço nas negociações com as bancadas é para manter a alíquota básica de 26,5%   Os deputados que compõem o Grupo de Trabalho do PLP 68/24, que trata da Lei Geral do IBS, da CBS e do Imposto Seletivo, afirmaram que o esforço nas negociações com as bancadas é para manter a alíquota básica de […]

10 de julho de 2024

Notícias

Comissão aprova projeto que regulamenta a arbitragem em questões tributárias e aduaneiras

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regula a arbitragem em questões tributárias e aduaneiras. O objetivo é prevenir e resolver conflitos entre o Fisco e os contribuintes. Conforme a proposta, a arbitragem poderá ocorrer em qualquer fase da existência do crédito público, e a sentença final […]

16 de dezembro de 2024