Notícias

Incentivos da Sudene vão apoiar implantação e modernização de 32 empresas

Por: Dia a Dia Tributário - 19 de setembro de 2025

Empreendimentos beneficiados com redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica investirão na modernização de processos produtivos, implantação de novas unidades e aquisição de equipamentos.

A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou, nesta quinta-feira (18), 25 pleitos de redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e outros sete de reinvestimento de 30% do valor do tributo. Ao todo, 32 empresas passam a ser contempladas pela política de incentivos fiscais da Autarquia, que atua como instrumento de atração de novos empreendimentos e de estímulo às atividades já em operação em sua área de atuação.

“As análises seguiram um rito de verificação documental e de avaliação técnica, assegurando o enquadramento das atividades conforme a legislação”, destacou o diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire.

As empresas beneficiadas estão distribuídas nos estados da Bahia (2), Ceará (5), Espírito Santo (4), Maranhão (1), Paraíba (1), Pernambuco (11), Piauí (3) e Rio Grande do Norte (5). São 17 indústrias que atuam com a produção de alimentos e bebidas, plásticos, químicos, vestuário e móveis; duas agroindústrias; cinco empresas que atuam no mercado de tecnologia da informação; quatro empreendimentos do setor de infraestrutura (energia, telecomunicações e gás); um empreendimento que atua no mercado de minerais não metálicos, além de dois projetos do segmento de turismo (hotelaria).

Para o coordenador-geral de Incentivos, Silvio Carlos, os benefícios cumprem papel estratégico. “Trata-se de um instrumento importante para promover a interiorização do desenvolvimento regional”, comentou o especialista.

Entre os projetos aprovados, 15 empresas direcionarão os incentivos à implantação de novos empreendimentos. Outras nove utilizarão a redução fiscal para modernizar seus processos produtivos, com a introdução de novas tecnologias, e uma investirá na diversificação da produção. Já os sete pleitos de reinvestimento de 30% do IRPJ serão aplicados na complementação de equipamentos.

Antes mesmo da aprovação dos benefícios, as empresas já haviam investido mais de R$ 923 milhões em recursos próprios para viabilizar o início das operações. Juntas, mantêm mais de 12 mil empregos diretos e já estimularam a geração de 2.174 postos indiretos.

Os incentivos fiscais integram o portfólio de instrumentos da Sudene voltados ao fortalecimento do setor produtivo, especialmente no Nordeste. A fruição tem duração de 10 anos, a partir da homologação e considerando o lucro real das empresas. Nesse período, a Autarquia realiza vistorias periódicas para acompanhar a correta aplicação dos recursos, conforme previsto em lei.

 

Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene

Veja também

Notícias - Tributos

No Paraná, lei dispõe sobre a redução de base de cálculo incidente nas operações com leite em pó e queijo tipo mussarela

LEI N° 21.960, DE 29 DE ABRIL DE 2024 (DOE DE 29.04.2024) Altera a Lei n° 13.212, de 29 de junho de 2001, que dispõe sobre alterações à legislação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

3 de maio de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Cooperação entre Paraná e Ceará fortalece implementação da Reforma Tributária

As Secretarias da Fazenda do Paraná e do Ceará estão colaborando ativamente para discutir estratégias e compartilhar experiências na implementação da Reforma Tributária. O objetivo dessa parceria é aprimorar o sistema tributário, tornando-o mais eficiente e justo para ambos os estados e, consequentemente, para o país. Em 2024, os dois estados apresentaram crescimento significativo em […]

27 de março de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Eduardo Braga é anunciado relator da segunda parte da regulamentação da reforma tributária

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi anunciado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), como relator do projeto de lei complementar (PLP 108/2024), que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Essa é a segunda proposta de regulamentação da reforma tributária que será analisada pelo Senado. O […]

21 de fevereiro de 2025