Notícias

No Rio Grande do Sul, Receita Estadual começa a usar WhatsApp para enviar alertas a empresas e cidadãos

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de maio de 2025

Receita Estadual (RE), vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), agora usa o WhatsApp para se comunicar com empresas e cidadãos do Rio Grande do Sul. As mensagens buscam enviar alertas aos contribuintes sobre pendências ou avisá-los sobre oportunidades. O uso do aplicativo foi oficializado pela Instrução Normativa RE 037/25, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8).

A normativa oficializa o telefone (51) 3214-5556 como o número oficial da Receita Estadual. Por meio dele, poderão ser encaminhadas informações sobre novos débitos, atrasos de pagamentos, programas de autorregularização disponíveis, existência de mensagens no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), conclusão de serviços solicitados ou outras informações necessárias para o cumprimento de obrigações tributárias e para o esclarecimento de pendências.

“Esse é mais um instrumento que oferecemos para apoiar as ações de conformidade tributária, na linha do que tem sido trabalhado pela Receita. Tem um efeito muito importante para buscar a regularização fiscal, pois comunica os contribuintes sobre obrigações ainda não resolvidas e oferece a chance de eles ficarem em dia com o fisco. É uma forma de estarmos mais próximos das empresas e da sociedade e de oferecermos oportunidades de se regularizarem”, explica o subsecretário da RE, Ricardo Neves Pereira.

As mensagens não substituem canais oficiais, tendo caráter meramente informativo. Os envios respeitam o sigilo fiscal e a proteção de dados pessoais, de forma que as orientações encaminhadas são suficientes para que os contribuintes acessem os canais oficiais.

“Já tivemos uma primeira experiência enviando avisos sobre o programa de regularização de débitos, o Refaz Reconstrução, e agora estamos expandindo o conteúdo das mensagens para outras áreas. Usamos dados do próprio cadastro da Receita e também do DTE; por isso, é importante que os contribuintes mantenham seus dados atualizados”, detalha a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld.

Neste primeiro momento, o foco são os avisos referentes a ICMS, mas a iniciativa contemplará os demais impostos estaduais (IPVA e ITCD). A RE pede para que, assim que receberem as comunicações, os contribuintes verifiquem o nome e o número de telefone, para confirmar de que se trata de algo verídico. Em breve o perfil deverá ter o selo de verificação.

Por enquanto, o número de WhatsApp da RE faz apenas envios. As equipes já planejam para os próximos meses um autoatendimento automatizado, permitindo que os usuários escolham dentre as opções disponíveis e recebam respostas sobre dúvidas. Para outro momento, está sendo estudada a possibilidade também de atendimento humano. Atualmente o canal disponível para quem precisa enviar questionamentos é o Plantão Fiscal Virtual.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

CCJ retoma regulamentação da reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará na terça-feira (20), a partir das 15h, a primeira audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da reforma tributária. A reunião tratará de infrações, penalidades e encargos moratórios do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e também das […]

20 de maio de 2025

Notícias - Tributos

Novidades na Comunicação de Desenquadramento do MEI

A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra. Antes, o MEI só podia fazer um pedido pelo aplicativo do Simei, exceto se fosse por excesso de receita bruta até 20%. Nesse caso, o sistema permitia informar posteriormente que houve excesso acima desse […]

23 de abril de 2025

Notícias - Tributos

Em Santa Catarina: Correio Eletrônico 2023 26 – GESCOMEX – obrigação de entrada de mercadoria importada, por via terrestre, ao abrigo dos TTDS 409, 410 e 411 pelo ponto de Fronteira Alfandegado de Dionísio Cerqueira, a partir de 01/01/2024

Considerando o disposto no artigo 7º da Lei 17762/2019, com alteração introduzida através do artigo 11º da Lei 17878/2019: Art. 7 º Nos termos e nas condições previstos em regulamento, os benefícios fiscais relacionados ao ICMS concedidos a bem ou mercadoria oriunda de países-membros ou associados ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), cuja entrada no […]

22 de novembro de 2023