Solução de Consulta - Notícias

Solução de Consulta Disit/SRRF04 nº 4007, de 30 de março de 2026 – IRPJ

Por: Dia a Dia Tributário - 2 de abril de 2026

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ
REPETIÇÃO DE INDÉBITO. CRÉDITOS DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA COFINS RECONHECIDOS JUDICIAL OU ADMINISTRATIVAMENTE E NÃO COMPUTADOS COMO DESPESA DEDUTÍVEL NA DETERMINAÇÃO DO LUCRO REAL. VALOR PRINCIPAL E ATUALIZAÇÃO PELA SELIC.
Os valores restituídos a título de repetição de indébito, por meio de decisão judicial ou administrativa, não se sujeitam à tributação do IRPJ, desde que os referidos indébitos não tenham sido computados, em períodos anteriores, como despesa dedutível na determinação do lucro real.
Quanto à tributação dos valores recebidos a título de atualização pela taxa Selic, de acordo com o posicionamento do STF, é inconstitucional a incidência do IRPJ sobre esses valores recebidos em razão de repetição de indébito tributário, desde que observados os marcos temporais de modulação dos efeitos da decisão.
SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA ÀS SOLUÇÕES DE CONSULTA COSIT Nº 257, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024, E Nº 49, DE 25 DE MARÇO DE 2025.
Dispositivos Legais: Constituição Federal, art. 5º, inciso XXXVI; Decreto-Lei nº 4.657, de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), art. 6º; Lei Complementar nº 95, de 1998, art. 11, inciso III, “b” e “c”; Lei nº 10.522, de 2002, arts. 19, inciso VI, “a”, e 19-A; RE nº 1.063.187/SC; Parecer SEI nº 11.469/2022/ME; Ato Declaratório Interpretativo SRF nº 25, de 2003.
Assunto: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL
REPETIÇÃO DE INDÉBITO. CRÉDITOS DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA COFINS RECONHECIDOS JUDICIAL OU ADMINISTRATIVAMENTE E NÃO COMPUTADOS COMO DESPESA DEDUTÍVEL NA DETERMINAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DA CSLL. VALOR PRINCIPAL E ATUALIZAÇÃO PELA SELIC.
Os valores restituídos a título de repetição de indébito, por meio de decisão judicial ou administrativa, não se sujeitam à tributação da CSLL, desde que os referidos indébitos não tenham sido computados, em períodos anteriores, como despesa dedutível na determinação da base de cálculo da referida contribuição.
Quanto à tributação dos valores recebidos a título de atualização pela taxa Selic, de acordo com o posicionamento do STF, é inconstitucional a incidência da CSLL sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos em razão de repetição de indébito tributário, desde que observados os marcos temporais de modulação dos efeitos da decisão.
SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA ÀS SOLUÇÕES DE CONSULTA COSIT Nº 257, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024, E Nº 49, DE 25 DE MARÇO DE 2025.
Dispositivos Legais: Constituição Federal, art. 5º, inciso XXXVI; Decreto-Lei nº 4.657, de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), art. 6º; Lei Complementar nº 95, de 1998, art. 11, inciso III, “b” e “c”; Lei nº 7.689, de 1988, art. 2º; Lei nº 10.522, de 2002, arts. 19, inciso VI, ‘a’, e 19-A; RE nº 1.063.187/SC; Parecer SEI nº 11.469/2022/ME; Ato Declaratório Interpretativo SRF nº 25, de 2003.
Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep
REPETIÇÃO DE INDÉBITO. CRÉDITOS DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA COFINS RECONHECIDOS JUDICIAL OU ADMINISTRATIVAMENTE. VALOR PRINCIPAL E ATUALIZAÇÃO PELA SELIC. VERIFICAÇÃO DA POSIBILIDADE DE INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP.
A Contribuição para o PIS/Pasep não incide sobre os valores recuperados a título de tributo pago indevidamente, pois se aplica o entendimento contido no art. 2º do ADI SRF nº 25, de 2003, que afirma não haver incidência dessa contribuição sobre os valores restituídos a título de repetição de indébito.
Quanto à tributação dos valores recebidos a título de atualização pela taxa Selic, de acordo com a Solução de Consulta Cosit nº 257, de 2024, esses valores sujeitam-se à incidência da Contribuição para o PIS/Pasep.
SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA ÀS SOLUÇÕES DE CONSULTA COSIT Nº 257, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024, E Nº 49, DE 25 DE MARÇO DE 2025.
Dispositivos Legais: Constituição Federal, art. 5º, inciso XXXVI; Decreto-Lei nº 4.657, de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), art. 6º; Lei Complementar nº 95, de 1998, art. 11, inciso III, “b” e “c”; Lei nº 10.522, de 2002, arts. 19, inciso VI, ‘a’, e 19-A; RE nº 1.063.187/SC; Parecer SEI nº 11.469/2022/ME; Ato Declaratório Interpretativo SRF nº 25, de 2003.
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins
REPETIÇÃO DE INDÉBITO. CRÉDITOS DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA COFINS RECONHECIDOS JUDICIAL OU ADMINISTRATIVAMENTE. VALOR PRINCIPAL E ATUALIZAÇÃO PELA SELIC. VERIFICAÇÃO DA POSIBILIDADE DE INCIDÊNCIA DA COFINS.
A Cofins não incide sobre os valores recuperados a título de tributo pago indevidamente, pois se aplica o entendimento contido no art. 2º do ADI SRF nº 25, de 2003, que afirma não haver incidência dessa contribuição sobre os valores restituídos a título de repetição de indébito.
Quanto à tributação dos valores recebidos a título de atualização pela taxa Selic, de acordo com a Solução de Consulta Cosit nº 257, de 2024, esses valores sujeitam-se à incidência da Cofins.
SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA ÀS SOLUÇÕES DE CONSULTA COSIT Nº 257, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024, E Nº 49, DE 25 DE MARÇO DE 2025.
Dispositivos Legais: Constituição Federal, art. 5º, XXXVI; Decreto-Lei nº 4.657, de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), art. 6º; Lei Complementar nº 95, de 1998, art. 11, inciso III, “b” e “c”; Lei nº 10.522, de 2002, arts. 19, inciso VI, ‘a’, e 19-A; RE nº 1.063.187/SC; Parecer SEI nº 11.469/2022/ME; Ato Declaratório Interpretativo SRF nº 25, de 2003.

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

São Paulo encerra emissão pelo SAT e torna NFC-e obrigatória a partir de 2026

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) determinou o fim do uso do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e) em 31 de dezembro de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as operações de varejo no estado deverão emitir Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas […]

13 de novembro de 2025

Notícias - Tributos

Transferência de veículo sinistrado para seguradora não configura alienação nem acarreta perda da isenção de IPI

​A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a transferência de veículo classificado como sucata à seguradora, em razão de perda total e como condição para o recebimento da indenização securitária integral, antes do prazo de dois anos contados da aquisição, não configura alienação para os fins do artigo 6º da Lei […]

12 de janeiro de 2026

Reforma Tributária - Notícias

Grupo de trabalho finaliza regulamentação da reforma tributária com modificações

Parecer será apresentado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), às 10 horas   O Grupo de Trabalho da Regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/24) informou que o texto finalizado está bem diferente do projeto enviado originalmente pelo Executivo. A votação do projeto deverá ser feita na semana que vem, após acordo firmado em reunião que […]

4 de julho de 2024