Reforma Tributária - Notícias - Tributos

Seminário do Conselho de Contribuintes discute créditos tributários e benefícios fiscais no RJ

Por: Dia a Dia Tributário - 30 de maio de 2025

Encerrado na quinta-feira (29/05), o primeiro Seminário de Direito Tributário do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro abrigou, em seu último dia, debates sobre créditos tributários e benefícios fiscais, entre outros temas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e a Comissão Especial de Assuntos Tributários da OABRJ e foi realizado no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio.

A primeira mesa tratou do direito aos créditos de ICMS. O Procurador do Estado Marcos Bueno realizou uma exposição sobre o critério jurídico de não-cumulatividade do imposto sobre o consumo, apresentando as interpretações divergentes de estados e contribuintes sobre o tema e as decisões judiciais: “Essa é uma discussão que temos visto no Conselho de Contribuintes e no contencioso judicial”.

Na mesma mesa, o conselheiro do Conselho de Contribuintes Marcos Ferreira falou sobre os conceitos de crédito físico e crédito financeiro, mostrando casos concretos. “É um tema que ainda gera muita discussão e deve continuar assim mesmo após o fim do ICMS”, afirmou.

O painel seguinte discutiu os benefícios fiscais e a Reforma Tributária. Nele, o professor de Direito Financeiro e Tributário da Uerj Sergio André Rocha avaliou que a mudança no sistema de tributação vai aumentar a busca pelo contencioso. “Ele vai se multiplicar porque basicamente toda alteração legislativa poderá ser contestada, mas haverá uma mudança de perfil”.

Já Nilson Furtado, Procurador do Estado e assessor da Área Tributária do Gabinete da PGE-RJ, discorreu sobre as características de dois fundos: o de Desenvolvimento Regional e o de Compensação de Benefícios Fiscais. “Com a reforma, estados e municípios perderam bastante o poder de tributar. Temos que conduzir essa mudança da melhor maneira”, avaliou.

Na parte da tarde, estiveram na pauta temas como administração tributária, Comitê Gestor do IBS e repercussões da Reforma Tributária em alguns setores da economia. O subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz-RJ Thompson Lemos participou do último debate do dia: “É preciso intensificar a discussão sobre o direito tributário aplicado no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo no momento em que se está discutindo de maneira mais intensa e urgente a Reforma Tributária no país”.

 

Fonte: SEFAZ/RJ

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

Problema no compartilhamento de NF-e e CT-e com Ambiente Nacional devido à enchente no RS

Em decorrências das enchentes no Rio Grande do Sul, desde às 16h do dia 06/05/24, não estão sendo compartilhadas com o Ambiente Nacional da Receita Federal/Serpro todos os CT-e e todas as NF-e de contribuintes de UFs que autorizam na SEFAZ Virtual do Rio do Grande do Sul, quais sejam, contribuintes dos estados do AC, […]

8 de maio de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

ECD – Publicada Versão 10.3.1 do programa

Foi publicada a versão 10.3.1 do programa da ECD, com as seguintes alterações: – Correção de erro envolvendo a consulta da Situação da Escrituração (Consultar Situação –> Situação da Escrituração) e – Melhorias diversas de desempenho e validação. O programa está disponível no link abaixo, a partir da área de downloads do sítio do Sped: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/escrituracao-contabil-digital-ecd/escrituracao-contabil-digital-ecd […]

14 de março de 2025

Notícias

Programa de autorregularização busca recuperar R$ 1,2 milhão em ICMS devido no setor de calçados e vestuário – SEFAZ RS

Buscando intensificar as ações destinadas a identificar divergências, inconsistências e outros eventos que possam acarretar pagamento a menor de imposto, a Receita Estadual lançou um novo programa de autorregularização voltado ao setor de calçados e vestuário. Ao todo, estão abrangidos 303 estabelecimentos, com um indício total de R$ 1,2 milhão em ICMS devido aos cofres […]

24 de junho de 2025