Reforma Tributária - Notícias

Sefaz-RJ e Procuradoria Geral do Estado debatem impactos da Reforma Tributária no Rio de Janeiro em evento

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de dezembro de 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), realizou, nesta sexta-feira (13/12), um debate sobre os impactos da Reforma Tributária para o Rio de Janeiro. O evento esclareceu os efeitos, na esfera estadual, do tema, cuja regulamentação está em tramitação no Congresso. Realizado no auditório da PGE, o encontro contou com a presença de cerca de 50 servidores de órgãos estaduais como o Tribunal de Contas (TCE-RJ), o Ministério Público (MPRJ) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, além de participantes dos órgãos anfitriões.

A apresentação da Fazenda foi realizada pelo assessor especial da Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais Fábio Verbicario. A pasta abordou os fatores que motivaram a mudança, os desafios da nova legislação e as propostas levadas pelo Rio de Janeiro na elaboração do sistema. Também foram discutidas as alterações operacionais que são necessárias implementar em cada órgão que desenvolva atividades ligadas à tributação para adequação ao novo sistema.

Ao apontar a participação do estado do Rio na elaboração da Reforma, foram citadas importantes alterações no Imposto Seletivo, no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), no Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), na distribuição dos recursos oriundos de multas, entre outros.

“A Reforma está em um estágio avançado e tem um impacto muito grande sobre o estado. Por isso, é muito importante trabalharmos em sinergia com os outros órgãos, para que o Rio de Janeiro se organize nesse cenário e se prepare para esse debate nacional. Desta forma, levaremos um protagonismo nessa nova fase”, destacou Fábio Verbicario.

Na demonstração da PGE-RJ, realizada pelo assessor da Área Tributária do Gabinete do órgão e Procurador do Estado Nilson Furtado, foi debatida a Reforma Tributária do ponto de vista processual, enfatizando a necessidade de adaptação do federalismo fiscal, o aumento da litigiosidade devido ao novo sistema e a necessidade da criação de normas sobre processos tributários.

Nilson ressaltou: “Hoje nós pudemos visualizar o andamento da regulamentação da Reforma e como ela vai nos impactar no futuro. Além disso, demos início a um trabalho mais próximo para que essa interação entre os órgãos cresça e possibilite que a estrutura do estado trabalhe em conjunto para nos adaptarmos ao novo modelo tributário brasileiro”.

Pela Sefaz-RJ, estiveram presentes servidores lotados na subsecretarias de Política Tributária e Relações Institucionais, de Receita, de Tesouro, de Contabilidade Geral, de Controle Interno e de Tecnologia da Informação e Comunicação; e no Conselho de Contribuintes, da Junta de Revisão Fiscal, na Corregedoria Tributária de Controle Externo, na Representação Geral da Fazenda e nas assessorias Jurídica e Legislativa.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio de Janeiro

Veja também

Notícias

Programa de autorregularização busca recuperar R$ 1,2 milhão em ICMS devido no setor de calçados e vestuário – SEFAZ RS

Buscando intensificar as ações destinadas a identificar divergências, inconsistências e outros eventos que possam acarretar pagamento a menor de imposto, a Receita Estadual lançou um novo programa de autorregularização voltado ao setor de calçados e vestuário. Ao todo, estão abrangidos 303 estabelecimentos, com um indício total de R$ 1,2 milhão em ICMS devido aos cofres […]

24 de junho de 2025

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Gorjetas. Lucro Presumido. Receita Bruta. Exclusão da Base de Cálculo.

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 70, DE 3 DE ABRIL DE 2024 Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ GORJETAS. LUCRO PRESUMIDO. RECEITA BRUTA. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO. Em decorrência do Parecer SEI nº 129/2024/MF, as gorjetas compulsórias não compõem a receita bruta auferida pelo restaurante para fins de apuração da base […]

12 de abril de 2024

Notícias

Receita define novas regras para DCTF e DCTF-Web

Conforme noticiado pela Receita Federal do Brasil em outubro de 2024, foi publicada hoje, 05/12/2024, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 2.237/2024, que define a consolidação da DCTF Fazendária com a DCTF-Web. Essa mudança implica a revogação, a partir de janeiro de 2025, da Instrução Normativa nº 2.005/2021, que dispõe sobre a apresentação da Declaração […]

5 de dezembro de 2024