Reforma Tributária - Notícias

Sefaz-RJ e Procuradoria Geral do Estado debatem impactos da Reforma Tributária no Rio de Janeiro em evento

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de dezembro de 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), realizou, nesta sexta-feira (13/12), um debate sobre os impactos da Reforma Tributária para o Rio de Janeiro. O evento esclareceu os efeitos, na esfera estadual, do tema, cuja regulamentação está em tramitação no Congresso. Realizado no auditório da PGE, o encontro contou com a presença de cerca de 50 servidores de órgãos estaduais como o Tribunal de Contas (TCE-RJ), o Ministério Público (MPRJ) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, além de participantes dos órgãos anfitriões.

A apresentação da Fazenda foi realizada pelo assessor especial da Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais Fábio Verbicario. A pasta abordou os fatores que motivaram a mudança, os desafios da nova legislação e as propostas levadas pelo Rio de Janeiro na elaboração do sistema. Também foram discutidas as alterações operacionais que são necessárias implementar em cada órgão que desenvolva atividades ligadas à tributação para adequação ao novo sistema.

Ao apontar a participação do estado do Rio na elaboração da Reforma, foram citadas importantes alterações no Imposto Seletivo, no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), no Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), na distribuição dos recursos oriundos de multas, entre outros.

“A Reforma está em um estágio avançado e tem um impacto muito grande sobre o estado. Por isso, é muito importante trabalharmos em sinergia com os outros órgãos, para que o Rio de Janeiro se organize nesse cenário e se prepare para esse debate nacional. Desta forma, levaremos um protagonismo nessa nova fase”, destacou Fábio Verbicario.

Na demonstração da PGE-RJ, realizada pelo assessor da Área Tributária do Gabinete do órgão e Procurador do Estado Nilson Furtado, foi debatida a Reforma Tributária do ponto de vista processual, enfatizando a necessidade de adaptação do federalismo fiscal, o aumento da litigiosidade devido ao novo sistema e a necessidade da criação de normas sobre processos tributários.

Nilson ressaltou: “Hoje nós pudemos visualizar o andamento da regulamentação da Reforma e como ela vai nos impactar no futuro. Além disso, demos início a um trabalho mais próximo para que essa interação entre os órgãos cresça e possibilite que a estrutura do estado trabalhe em conjunto para nos adaptarmos ao novo modelo tributário brasileiro”.

Pela Sefaz-RJ, estiveram presentes servidores lotados na subsecretarias de Política Tributária e Relações Institucionais, de Receita, de Tesouro, de Contabilidade Geral, de Controle Interno e de Tecnologia da Informação e Comunicação; e no Conselho de Contribuintes, da Junta de Revisão Fiscal, na Corregedoria Tributária de Controle Externo, na Representação Geral da Fazenda e nas assessorias Jurídica e Legislativa.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio de Janeiro

Veja também

Notícias - Tributos

RS: Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS devidos no setor de bebidas vegetais

A Receita Estadual lançou um novo programa de autorregularização voltado a contribuintes do setor de bebidas vegetais. Os casos envolvem operações internas de comercialização destinadas ao consumidor final, nas quais os contribuintes aplicaram alíquota inferior à prevista na legislação, que é de 25%. A prática resultou em erros no cálculo do imposto e na consequente […]

4 de junho de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Municípios afetados por calamidade têm até 30 de agosto para entregar IRPF

Recepção de declarações em atraso e retificadoras será retomada em 2 de setembro. A Receita Federal do Brasil (RFB) alerta os contribuintes dos 399 municípios afetados pela calamidade no sul do país que o prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2024 se encerra no dia […]

16 de agosto de 2024

Notícias - Tributos

Em Minas Gerais, resolução dispõe sobre a restituição do ICMS retido ou recolhido por substituição tributária, relativamente ao adicional de alíquota do ICMS para financiamento das ações do FEM, das mercadorias em estoque no encerramento do dia 31/12/2022, e dá outras providências

RESOLUÇÃO N° 5.780, DE 27 DE MARÇO DE 2024 (DOE DE 28.03.2024) Altera a Resolução SEF n° 5.714, de 21 de setembro de 2023, que dispõe sobre a restituição do ICMS retido ou recolhido por substituição tributária, relativamente ao adicional de alíquota do ICMS para financiamento das ações do Fundo de Erradicação da Miséria –...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

3 de abril de 2024