Notícias

SEFAZ-PB moderniza pauta fiscal de bebidas frias e reúne representantes do segmento nacional

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de maio de 2025
A Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (SEFAZ-PB), por meio da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (GOSTEX), realizou um trabalho de modernização e inovador sobre a revisão da pauta fiscal de bebidas frias, que contempla os segmentos de cervejas, refrigerantes, energéticos e isotônicos.

 

Ao integrar às tradicionais pesquisas de campo, realizadas por institutos especializados, ao trabalho de dados extraídos diretamente das notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e), emitidas em todo o Estado, a SEFAZ-PB deu um importante passo rumo à modernização do processo de definição dos preços sugeridos da pauta fiscal do segmento de bebidas frias. Essa nova metodologia amplia a representatividade e a precisão dos dados utilizados na composição dos preços, refletindo de forma mais fiel a realidade do mercado paraibano do segmento.

 

REUNIÃO TÉCNICA COM REPRESENTANTES NACIONAIS – Em reunião técnica, voltada à atualização da Portaria de Preços Sugeridos de bebidas frias, referente ao primeiro semestre de 2025, realizada nessa quarta-feira (8), na sede da Sefaz-PB, o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, e o diretor executivo de Arrecadação de Tributos (Deat), Rômulo Agra, receberam os representantes das entidades e da indústria nacionais do segmento de bebidas frias para explanar sobre a relevância da nova metodologia para o segmento.

 

TÉCNICAS AVANÇADAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Segundo a gerente operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), Áurea Lúcia dos Santos Soares, “o aprimoramento da metodologia é fruto de uma parceria estratégica com o Núcleo de Tecnologia (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sediado em Campina Grande. Utilizando recursos de linguagem natural, inteligência artificial e técnicas avançadas de mineração de dados, a colaboração da UEPB para implementar soluções tecnológicas, que qualificam a análise e o tratamento das informações extraídas dos documentos fiscais para definição dos preços sugeridos de bebidas frias, tem modernizado a pauta fiscal do segmento”, detalhou.

 

SECRETÁRIO ELOGIA TRABALHO DA GOSTEX – O secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade elogiou “o excelente trabalho” da equipe da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), coordenada pela auditora Áurea Lúcia dos Santos Soares, que teve a contribuição da supervisora da Gerência Operacional de Acompanhamento de Contribuinte (GOAC), Adriana Barros.

 

TÉCNICO, PARTICIPATIVO E INOVADOR – Bruno Frade ressaltou a importância da Sefaz-PB em construir uma nova metodologia da pauta fiscal do segmento de bebidas frias de forma técnica, participativa e inovadora, escutando o segmento comercial, os institutos que realizam as pesquisas dos segmentos de bebidas, mediante as pesquisas realizadas pela Secretaria da Fazenda para cobrança do ICMS – Substituição Tributária das bebidas frias.

 

“Esse trabalho de pesquisa da pauta fiscal das bebidas frias foi inovador. Em vez de apenas fazer a pesquisa de campo in loco de bebidas, investimos na massa de dados que a própria Secretaria da Fazenda com o trabalho de mineração que é feito por meio de notas fiscais eletrônicas e por notas fiscais eletrônicas destinadas ao consumidor. Temos uma um trabalho inovador, com assertividade fenomenal e participativo”, comentou Bruno Frade.
QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO DA SEFAZ-PB –  Além do secretário executivo da Sefaz-PB, a reunião contou com a presença do diretor executivo de Arrecadação de Tributos (Deat), Rômulo Agra, da gerente Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), auditora Áurea Lúcia dos Santos Soares, dos auditores fiscais da Gostex, Valter Rodrigues Viana Junior, Vinicius Ferreira Miranda e Nirla Maria Carvalho Aragão, e da supervisora da gerente operacional de Acompanhamento de Contribuinte (GOAC), Adriana Barros.
PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES NACIONAIS DE BEBIDAS –  A reunião técnica realizada na sede da Sefaz-PB, em João Pessoa, também teve a presença dos representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR); do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV); da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL); da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), além dos representantes dos Grupos AMBEV, Heineken, Petrópolis, Coca-Cola Brasil, Grupo Solar Coca-Cola e Cervejaria Cidade Imperial.
Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba

Veja também

Notícias - Tributos

Mais da metade dos contribuintes tiveram imposto a restituir, aponta Receita Federal

Poucas horas depois do encerramento do prazo para os contribuintes enviarem as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, a Receita Federal divulgou em seu site um balanço dos números. O órgão público anunciou que recebeu, até as 23h59 de sexta-feira, 30 de maio, um total de 43.344.108. O perfil das declarações […]

3 de junho de 2025

Notícias

Comissão aprova prorrogar incentivos fiscais para a indústria do cinema até final de 2029

Proposta será analisada pela CCJ da Câmara antes de ir para o Senado A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1064/24, que prorroga até o fim de 2029 o prazo para utilizar o Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), voltado à […]

24 de janeiro de 2025

Projeto cria incentivos para empresas que desenvolvem tecnologias para autistas
Notícias

Medida provisória amplia quantidade de famílias que receberão apoio financeiro no RS

A Medida Provisória 1228/24 amplia a quantidade de municípios gaúchos atingidos por enchentes que poderão cadastrar famílias desalojadas ou desabrigadas para receber o apoio financeiro de R$ 5,1 mil, a ser pago em cota única. O recurso já está contemplado na Medida Provisória 1219/24, publicada em maio e que destinou mais de R$ 1,2 bilhão...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

10 de junho de 2024