Reforma Tributária - Notícias

Sebrae e Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa defendem aprovação da Reforma Tributária

Por: Dácio Menestrina - 13 de dezembro de 2023

Parlamentares da Frente Mista das Micro e Pequenas Empresas anunciaram que a Reforma Tributária (Projeto de Emenda à Constituição 45/2019) será colocada em votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13). O anúncio foi feito durante evento que contou com a presença do Sebrae para apresentar o balanço das ações no Congresso Nacional em 2023 e a agenda prioritária para o próximo ano.

“A Reforma Tributária é um grande marco para o país, uma verdadeira revolução para este setor que é imprescindível para a economia brasileira. Somos aqueles que hoje representamos 95% dos negócios brasileiros, 55% dos empregos formais e cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Toda a sociedade ganhará com isso, com mais emprego e renda”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Na ocasião, Décio Lima também celebrou a retirada da emenda que previa que recursos do Sistema S fossem incluídos no Orçamento da União, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. Na última semana, o relator do projeto deputado federal Danilo Forte (União-CE) havia apresentado o texto com a previsão dos recursos de financiamento das entidades, incluindo o Sebrae, como do governo federal. A entidade ressaltou que a possibilidade de contingenciar os recursos seria retirar o dinheiro dos pequenos negócios, que representam 95% dos CNPJ em funcionamento. “O Sistema S mostra uma transparência na utilização desses recursos e estamos em total alinhamento com os órgãos controladores”, comentou o presidente do Sebrae.

Ao se referir à agenda prioritária para 2024, Décio Lima exaltou a parceria com os parlamentares no Congresso Nacional para promover políticas públicas que beneficiem os pequenos negócios. “Vocês podem impulsionar ainda mais o povo brasileiro, que é empreendedor, mas hoje representa apenas 30 % do PIB. São a esperança de milhões de brasileiros que precisam sair da fome e da miséria”, afirmou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, deputado Helder Salomão (PT-ES), destacou o papel do Sebrae no apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento local do nosso país. O parlamentar afirmou ainda que na próxima semana tem uma agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para entregar formalmente a agenda de 2024 e pautar os projetos que beneficiem o setor.

“O nosso esforço representa mais emprego, mais desenvolvimento, mais inclusão, distribuição de renda e emprego para a nossa gente. Essa agenda não é somente do presidente, nem dos parlamentares. É uma pauta de todos aqueles que promovem o desenvolvimento nacional e o apoio aos pequenos negócios. Chegaremos ao fim do ano com quase 2 milhões de novos empregos e a grande maioria é gerada nas micro e pequenas empresas”, disse.

Veja também

Notícias - Tributos

Divulgado sublimite do Simples Nacional para 2024

Segundo a Portaria CGSN n° 43, de 17 de novembro de 2023, fica divulgada a opção feita pelos Estados e pelo Distrito Federal pela aplicação, no ano-calendário 2024, de sublimite de receita bruta acumulada auferida, para efeito de recolhimento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte […]

21 de novembro de 2023

Notícias - Tributos

Mais de 1 milhão de empresários pediram adesão ao Simples Nacional

No mês de janeiro de 2024, foram realizadas 1.001.593 solicitações de opção pelo Simples Nacional, sendo 449.252 aprovadas. Outras 552.341 dependem de regularização de pendências com um ou mais entes federados (União, Estados, DF ou município). O contribuinte que regularizou suas pendências pode continuar consultando sua situação no “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples […]

2 de fevereiro de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

Aprovado leiaute do Programa Gerador da Dmed 2024

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COFIS Nº 54, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023 Dispõe sobre o leiaute do Programa Gerador da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (PGD Dmed 2024). O COORDENADOR-GERAL DE FISCALIZAÇÃO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do art. 121 do Regimento Interno da Secretaria Especial […]

28 de novembro de 2023