Notícias - Tributos

Paraná inicia implementação de grupos municipais de Educação Fiscal para fortalecer gestão tributária local

Por: Dia a Dia Tributário - 17 de julho de 2025

A Secretaria da Fazenda, por meio da Escola Fazendária, realizou nesta terça-feira (15), uma reunião estratégica para concluir os termos operacionais do projeto que visa a criação de grupos municipais de Educação Fiscal em todo o Estado. A proposta tem como objetivo estruturar e ampliar a atuação da educação fiscal nos municípios, promovendo uma cultura cidadã voltada ao fortalecimento das administrações tributárias locais, especialmente diante das transformações trazidas pela Reforma Tributária.

O Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos construindo o melhor fisco possível, mais transparente, mais próximo da sociedade e mais eficiente para os municípios. E a educação fiscal é a base para isso”.

A iniciativa vai abranger todas as cidades paranaenses, com apoio das secretarias municipais, buscando gerar impactos positivos na gestão tributária e na administração pública local. O modelo prevê a formação de grupos regionais de Educação Fiscal, organizados conforme a divisão da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O GEFM/PR terá um representante no GEFE Paraná (Grupo Estadual de Educação Fiscal), com objetivo de integrar e alinhar as ações municipais e estaduais.

“A descentralização das ações e a constituição dos grupos municipais são passos fundamentais para levar o debate tributário às bases, às comunidades, conectando a população à importância dos tributos para o desenvolvimento local”, afirma Mário Brito, diretor da Escola Fazendária.

A proposta foi idealizada em conjunto pela AFISCO (Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Paraná) e pelo grupo GEFE, por meio da Escola Fazendária.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o consultor da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Joarez Henrichs; Eliel Mendes, presidente da AFISCO; o presidente do SINDAFEP (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná), Fernandes dos Santos; o presidente do SINFISCO Curitiba e vice-presidente da FENAFIM (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais), Ricardo Rodrigues Ribeiro; Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual; e Vera Zardo, chefe de gabinete da SEFA.

 

Fonte: SEFAZ – PR

Veja também

Notícias - Tributos

No Pará decreto dispõe sobre as informações de Margem de Valor Agregado ou Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) nas operações com Querosene de Aviação (QAV), Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) e Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Industrial (GNI), e óleo combustível, no período de 01.01.2023 a 31.03.2023

DECRETO N° 3.711, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 19.02.2024) Dispõe sobre as informações de margem de valor agregado ou PMPF nas operações com QAV, EHC, GNV, GNI e óleo combustível, no período de 1° de janeiro de 2023 a 31 de março de 2023. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, no uso das...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

20 de fevereiro de 2024

Notícias - Tributos

Crédito Presumido no Paraná – Fabricantes de Embalagens

Conforme publicação do Decreto n° 4.335, o estado do Paraná incluiu o item 15-A ao Anexo VII do RICMS. Tal dispositivo prevê crédito presumido aos estabelecimentos fabricantes de embalagens, por ocasião da saída no estado de produtos fabricados pelo próprio estabelecimento, no percentual de 65% do saldo devedor do imposto próprio apurado no respectivo período […]

11 de dezembro de 2023

Notícias - Tributos

Posição do STJ restringe análise de recursos sobre tributação

O Superior Tribunal de Justiça tem adotado a posição de não examinar, em recurso especial, alegações de violação do artigo 97 do Código Tributário Nacional (CTN). A justificativa da corte é que a matéria trata de reprodução de preceito constitucional e, dessa forma, está sob a alçada do Supremo Tribunal Federal. O entendimento vem sendo […]

25 de abril de 2025