Notícias - Tributos

Paraná inicia implementação de grupos municipais de Educação Fiscal para fortalecer gestão tributária local

Por: Dia a Dia Tributário - 17 de julho de 2025

A Secretaria da Fazenda, por meio da Escola Fazendária, realizou nesta terça-feira (15), uma reunião estratégica para concluir os termos operacionais do projeto que visa a criação de grupos municipais de Educação Fiscal em todo o Estado. A proposta tem como objetivo estruturar e ampliar a atuação da educação fiscal nos municípios, promovendo uma cultura cidadã voltada ao fortalecimento das administrações tributárias locais, especialmente diante das transformações trazidas pela Reforma Tributária.

O Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos construindo o melhor fisco possível, mais transparente, mais próximo da sociedade e mais eficiente para os municípios. E a educação fiscal é a base para isso”.

A iniciativa vai abranger todas as cidades paranaenses, com apoio das secretarias municipais, buscando gerar impactos positivos na gestão tributária e na administração pública local. O modelo prevê a formação de grupos regionais de Educação Fiscal, organizados conforme a divisão da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O GEFM/PR terá um representante no GEFE Paraná (Grupo Estadual de Educação Fiscal), com objetivo de integrar e alinhar as ações municipais e estaduais.

“A descentralização das ações e a constituição dos grupos municipais são passos fundamentais para levar o debate tributário às bases, às comunidades, conectando a população à importância dos tributos para o desenvolvimento local”, afirma Mário Brito, diretor da Escola Fazendária.

A proposta foi idealizada em conjunto pela AFISCO (Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Paraná) e pelo grupo GEFE, por meio da Escola Fazendária.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o consultor da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Joarez Henrichs; Eliel Mendes, presidente da AFISCO; o presidente do SINDAFEP (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná), Fernandes dos Santos; o presidente do SINFISCO Curitiba e vice-presidente da FENAFIM (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais), Ricardo Rodrigues Ribeiro; Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual; e Vera Zardo, chefe de gabinete da SEFA.

 

Fonte: SEFAZ – PR

Veja também

Solução de Consulta - Tributos

Solução de Consulta: COFINS. Bonificação em Dinheiro. Não Cumulatividade.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF06 Nº 6036, DE 07 DE MARÇO DE 2024 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins COFINS. BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO. NÃO CUMULATIVIDADE. Os valores em dinheiro recebidos de fornecedores pelos adquirentes de mercadorias a título de bonificação na aquisição de insumos, devido ao adimplemento de contrato celebrado com fornecedor, estão sujeitos à incidência da […]

15 de março de 2024

Notícias - Tributos

Decreto n° 500/2024 – ICMS ST Bebidas Quentes (SC)

O Decreto n° 500 de 8 de março de 2024, altera o regulamento do ICMS de SC dispondo sobre a substituição tributária nas operações com bebidas quentes a partir de 1° de abril de 2024. A base de cálculo do imposto, para fins de substituição tributária, referente às mercadorias de que trata esta Seção, será...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

12 de março de 2024

Notícias

Manutenção do FGTS Digital

O FGTS Digital ficará indisponível a partir das 22:00 horas do dia 25/06/2024. A manutenção deve durar aproximadamente três horas. Várias rotinas serão implementadas buscando melhoria de performance. O FGTS Digital passará por uma manutenção programada e ficará indisponível a partir das 22:00 horas do dia 25/06/2024. Haverá indisponibilidade por aproximadamente três horas e nesta […]

27 de junho de 2024