Notícias

Novos serviços da Agência Virtual trazem mais praticidade para contribuintes e contabilistas – SEFAZ ES

Por: Dia a Dia Tributário - 26 de agosto de 2025

A Agência Virtual (AGV) da Receita Estadual ganhou novas funcionalidades que facilitarão ainda mais a rotina de contribuintes e contabilistas. Entre as novidades, está a possibilidade de realizar a Denúncia Espontânea diretamente pela AGV, em relação a débitos já declarados na Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Antes, esse procedimento era feito exclusivamente pelas Agências da Receita Estadual, por meio de processo no Sistema de Gestão Arquivística de Documentos e Processos do Estado (E-Docs), o que demandava maior tempo de análise. Agora, todo o processo pode ser concluído em poucos minutos, com a opção de parcelamento disponível na própria plataforma.

Outra melhoria é o envio de notificações por e-mail aos usuários AGV. Os alertas serão enviados a responsáveis, contabilistas e procuradores, conforme o tipo de movimentação. A principal notificação está relacionada ao recebimento de mensagens na caixa postal do DT-e (Domicílio Tributário Eletrônico).

Também haverá avisos em casos de credenciamento e descredenciamento de terceiros, garantindo mais transparência e segurança no acompanhamento das informações. É importante destacar que o envio de notificações é ativado no primeiro acesso ao novo ambiente da Agência Virtual, atualizado em outubro de 2024.

Além disso, os usuários passam a contar com maior facilidade na emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) para recolhimento do imposto mensal. Quando houver diferença entre valores declarados e recolhidos, o próprio sistema disponibilizará a opção de emissão do DUA, sem necessidade de preenchimento manual de dados da empresa e dos valores. O novo recurso também reduz erros comuns, como a confusão de CNPJs entre filiais de um mesmo grupo.

A Agência Virtual é um ambiente que permite o contato direto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os usuários cadastrados, que podem realizar diversas consultas e solucionar pendências, como o parcelamento de débitos, emissão de certidões e acesso ao DTE, sem sair de casa.

Mensalmente, são registrados mais de 250 mil acessos à AGV, que já havia passado por aperfeiçoamentos em outubro de 2024. Na ocasião, a plataforma foi modernizada, com o objetivo de oferecer um ambiente contemporâneo, de navegação mais intuitiva e facilitada, visando a ampliação dos serviços ofertados.

“O aperfeiçoamento da Agência Virtual é uma forma de desburocratizar e dar mais agilidade aos serviços. Nosso objetivo é que o contribuinte encontre, em um só ambiente, soluções rápidas e confiáveis para as suas demandas tributárias”, destacou o auditor fiscal Pedro Gomes de Sá Junior, gerente de Atendimento e Relacionamento da Sefaz.

Como utilizar a Agência Virtual?

A Agência Virtual estará disponível para todas as empresas que têm Inscrição Estadual no Espírito Santo. O acesso pode ser feito pelos respectivos responsáveis e contabilistas, por meio de conta verificada no Acesso Cidadão ou meio equivalente, como certificado digital (e-CPF e e-CNPJ) e conta “GOV.BR” (níveis prata e ouro). Para os contabilistas há a obrigatoriedade do uso de certificado digital.

Em caso de dúvidas e questionamentos, acesse o canal Receita Orienta:

https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: SEFAZ ES

Veja também

Notícias - Tributos

Alagoas amplia pontos com isenção de ICMS no diesel para embarcações pesqueiras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL), ampliou para quatro os pontos de abastecimento com isenção de ICMS no óleo diesel para embarcações pesqueiras em Alagoas. A partir de agora, os locais estão distribuídos em Piaçabuçu, Pontal do Peba, Pontal de Coruripe e Maceió. O benefício, previsto desde 2003, foi efetivado […]

6 de maio de 2025

Notícias

Representantes de empresas de pequeno porte pedem a deputados atualização do limite do Simples

Representantes de federações e associações comerciais defenderam, na Câmara dos Deputados, a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que prevê a atualização do atual limite de faturamento anual para que uma empresa seja enquadrada no Simples Nacional. Para eles, a atualização do limite – em R$ 4,8 milhões desde 2018 – é uma “questão […]

18 de setembro de 2025

Notícias

Os fiscos de Pernambuco e do Distrito Federal já sinalizaram que haverá o efeito cascata da cobrança do imposto estadual durante a fase de transição, que acaba em 2032

A chamada tributação em cascata foi banida na regulamentação do novo sistema de impostos sobre o consumo, mas os contribuintes devem conviver por muitos anos ainda com bases de cálculos que incorporam outros tributos, ao menos até o final da fase de transição, em 2032. A possibilidade de os novos IBS (Imposto sobre Bens e […]

27 de novembro de 2025