Notícias

No Pará, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia participa de seminário sobre a sustentabilidade das cadeias de suínos e aves

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de junho de 2024

O governo do Pará, representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participa do seminário técnico com foco na sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, no município de Concórdia, em Santa Catarina (SC).

A participação do titular da pasta visa conhecer as novas metodologias de pesquisa e inovação desenvolvidas pela Embrapa Aves e Suínos, especialmente, as voltadas para abatedouros móveis, a fim de explorar o potencial dessa cadeia produtiva no território paraense.

O evento iniciou-se na última terça-feira, dia 11, com o Workshop sobre Arranjos Produtivos de Aves e Suínos, e prossegue até a quinta-feira, 13, com apresentação de painéis que abordam temas como suprimentos, produção de proteína animal, sustentabilidade, descarbonização e política nacional.

A programação traz para o debate, especialistas e representantes do Ministério da Agricultura e da Embrapa Meio Ambiente, e conta com moderador para condução dos temas que são referência nacional e internacional em pesquisa e desenvolvimento para a avicultura e suinocultura.

Segundo o secretário Sedeme, durante a participação no workshop, técnicos da Embrapa apresentaram temas como a sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves, a contextualização da avicultura e suinocultura brasileira, arranjos produtivos, cadeia de suprimentos e nutrição, genética de aves e suínos, biosseguridade e boas práticas.

“O seminário reúne especialistas para debater ações e projetos sustentáveis na produção de proteína animal, um mercado promissor. A Embrapa, com sede em Santa Catarina, é referência nacional em suínos e aves, e o Estado é o maior produtor nacional. Além do intercâmbio de conhecimento, viemos buscar essa tecnologia para implementar empresas no estado do Pará e auxiliar as que já existem com acordos de cooperação técnica. Essas ações visam ajudar os produtores da nossa região e promover a implantação de futuras indústrias no Pará, adotando práticas sustentáveis,” disse o secretário.

Participam também do seminário representantes de instituições de governo, cooperativas e de empresas, como o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, Walkymário Lemos; o secretário de produção rural de Parauapebas, Milton Zimmer; representantes do Sistema OCB-PA; o consultor da Nós Soluções, Andreos Leite; além dos presidentes das cooperativas Transprodutor, Newton Leão; e da CCampo, Mário Zanelato.

Fonte: Agência de Notícias Pará

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias - Tributos

Projeto prioriza doadores de sangue e de medula na restituição do imposto de renda

O Projeto de Lei 2571/24 estabelece prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda para doadores regulares de sangue (quem doa ao menos duas vezes no ano) e de medula. O texto inclui a previsão na Lei 9.250/95, que trata do imposto de renda das pessoas físicas, e hoje prioriza idosos e professores no […]

14 de agosto de 2024

Notícias - Tributos

STF mantém validade de lei que disciplinou o aproveitamento de crédito de ICMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a validade de uma lei que estabeleceu regras mais restritivas para o aproveitamento de créditos de ICMS derivados de operações com mercadorias destinadas a ativo permanente, energia elétrica e comunicações. A decisão foi tomada no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 2325, 2383 e 2571, na sessão virtual […]

5 de dezembro de 2023

Notícias

Com Regulariza Paraná, Estado facilita quitação de dívidas de IPVA, ICMS e multas ambientais

Os paranaenses com dívidas tributárias e ambientais terão uma nova grande chance de ficar em dia com o Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (3) a lei 22.764/2025 que cria o Regulariza Paraná, programa de recuperação fiscal que oferece ao contribuinte condições facilitadas para quitar débitos pendentes de impostos como o IPVA, ICMS […]

6 de novembro de 2025