Notícias

No Pará, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia participa de seminário sobre a sustentabilidade das cadeias de suínos e aves

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de junho de 2024

O governo do Pará, representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participa do seminário técnico com foco na sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, no município de Concórdia, em Santa Catarina (SC).

A participação do titular da pasta visa conhecer as novas metodologias de pesquisa e inovação desenvolvidas pela Embrapa Aves e Suínos, especialmente, as voltadas para abatedouros móveis, a fim de explorar o potencial dessa cadeia produtiva no território paraense.

O evento iniciou-se na última terça-feira, dia 11, com o Workshop sobre Arranjos Produtivos de Aves e Suínos, e prossegue até a quinta-feira, 13, com apresentação de painéis que abordam temas como suprimentos, produção de proteína animal, sustentabilidade, descarbonização e política nacional.

A programação traz para o debate, especialistas e representantes do Ministério da Agricultura e da Embrapa Meio Ambiente, e conta com moderador para condução dos temas que são referência nacional e internacional em pesquisa e desenvolvimento para a avicultura e suinocultura.

Segundo o secretário Sedeme, durante a participação no workshop, técnicos da Embrapa apresentaram temas como a sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves, a contextualização da avicultura e suinocultura brasileira, arranjos produtivos, cadeia de suprimentos e nutrição, genética de aves e suínos, biosseguridade e boas práticas.

“O seminário reúne especialistas para debater ações e projetos sustentáveis na produção de proteína animal, um mercado promissor. A Embrapa, com sede em Santa Catarina, é referência nacional em suínos e aves, e o Estado é o maior produtor nacional. Além do intercâmbio de conhecimento, viemos buscar essa tecnologia para implementar empresas no estado do Pará e auxiliar as que já existem com acordos de cooperação técnica. Essas ações visam ajudar os produtores da nossa região e promover a implantação de futuras indústrias no Pará, adotando práticas sustentáveis,” disse o secretário.

Participam também do seminário representantes de instituições de governo, cooperativas e de empresas, como o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, Walkymário Lemos; o secretário de produção rural de Parauapebas, Milton Zimmer; representantes do Sistema OCB-PA; o consultor da Nós Soluções, Andreos Leite; além dos presidentes das cooperativas Transprodutor, Newton Leão; e da CCampo, Mário Zanelato.

Fonte: Agência de Notícias Pará

Veja também

Notícias

Nova Lei Complementar nº 222 que trata sobre incentivos fiscais ao esporte

Foi sancionada a Lei Complementar nº 222, que estabelece as condições e os limites para concessão, ampliação ou prorrogação de incentivos fiscais ao esporte em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, substituindo a antiga Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006). A norma cria um novo marco regulatório para doações e patrocínios vinculados a […]

27 de novembro de 2025

Projeto cria incentivos para empresas que desenvolvem tecnologias para autistas
Notícias

Medida provisória amplia quantidade de famílias que receberão apoio financeiro no RS

A Medida Provisória 1228/24 amplia a quantidade de municípios gaúchos atingidos por enchentes que poderão cadastrar famílias desalojadas ou desabrigadas para receber o apoio financeiro de R$ 5,1 mil, a ser pago em cota única. O recurso já está contemplado na Medida Provisória 1219/24, publicada em maio e que destinou mais de R$ 1,2 bilhão...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

10 de junho de 2024

Notícias

Sefaz do Ceará simplifica obrigação para substitutos tributários de outros estados e dispensa a GIA-ST

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) anuncia um importante avanço na simplificação de obrigações acessórias para contribuintes de outras unidades da Federação. A partir de 1º de janeiro de 2026, os substitutos tributários inscritos no Cadastro Geral da Fazenda (CGF) e não optantes pelo Simples Nacional estarão dispensados da entrega da Guia Nacional de […]

30 de setembro de 2025