Notícias

Fazenda atua no combate à formação irregular de grupos econômicos no Sul do Estado

Por: Dia a Dia Tributário - 7 de julho de 2025

Fisco catarinense calcula que mais de R$ 50 milhões deixaram de serem submetidos à tributação por empresas do setor de refrigeração.

A repressão à criação irregular de grupos econômicos foi o foco principal da Operação Storm, deflagrada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) nesta terça-feira, 1, em Criciúma. A ação teve como alvo um grupo de estabelecimentos do setor de refrigeração com matriz estabelecida no Sul do Estado. A suspeita é de que ocorria o chamado “fracionamento irregular” de empresas na tentativa de burlar o Fisco.

Isto é verificado quando empresas de fachada são criadas como forma de dividir o faturamento de um único negócio para, assim, contar com benefícios do Simples Nacional e sonegar impostos que seriam devidos caso o enquadramento ocorresse no regime normal de tributação.

O Fisco catarinense calcula que mais de R$ 50 milhões deixaram de ser submetidos à tributação. A operação mobilizou dez auditores fiscais da Receita Estadual numa atuação conjunta do Grupo Regional de Ação Fiscal (GRAF) de Criciúma e da Gerência de Fiscalização (GEFIS) de Florianópolis.

Foram realizadas atividades de busca e apreensão de provas e documentos nos estabelecimentos comerciais existentes, bem como a comprovação de inexistência de fato dos estabelecimentos utilizados como fachada.

Triangulação de mercadorias

 

Além do fracionamento das empresas para utilização dos benefícios do Simples Nacional, a ação também apura a sonegação de impostos por intermédio de múltiplas triangulações de mercadorias entre estabelecimentos do próprio grupo.

Nesse caso, a suspeita é de que as empresas realizavam sucessivas remessas de mercadorias entre elas, de forma a aumentar propositalmente o volume de operações e dificultar o controle do estoque por parte do Fisco — prática que não impediu a verificação das irregularidades.

A SEF/SC vem ampliando o combate às fraudes fiscais e já tem um cronograma de novas operações com foco neste e em outros setores da economia nos próximos meses. A atuação tem o objetivo de recuperar valores sonegados, bem como proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos, promovendo um ambiente de concorrência leal entre as empresas.

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina

Veja também

Notícias

Novo Controle Parametrizado das Filas do Chat RFB traz eficiência e inovação no Atendimento

O Chat RFB, que realiza cerca de 1,5 milhão de atendimentos anuais, passou por uma importante atualização, o Controle Parametrizado das Filas. Essa melhoria foi desenvolvida para otimizar a gestão do atendimento aos contribuintes e reforça o compromisso da Receita com a eficiência operacional. O Desafio e a Solução O gerenciamento das filas era realizado […]

10 de fevereiro de 2025

Notícias - Tributos

Paraná prorroga prazo para obrigatoriedade da declaração de não contribuintes do ICMS

O Paraná estendeu o prazo para a Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e), documento obrigatório para o transporte de bens e mercadorias por pessoas físicas e jurídicas não contribuintes do ICMS. O novo prazo para a obrigatoriedade da declaração passa de 1º de outubro de 2025 para 6 de abril de 2026. A medida foi anunciada […]

22 de setembro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Secretários da Fazenda ressaltam importância do diálogo na regulamentação do novo sistema tributário

Quanto mais convergência for possível alcançar na etapa em curso, de regulamentação da Reforma Tributária, menos judicialização no futuro. A observação feita pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, nesta terça-feira (5/8), durante participação no Fórum de Diálogo da Regulamentação da Reforma Tributária, realizado pela Receita Federal, em Brasília, foi uma reafirmação do que […]

7 de agosto de 2025