Programa da ECF
Notícias

Estado vai garantir incentivo fiscal às concessionárias e cooperativas de energia

Por: Dia a Dia Tributário - 19 de julho de 2024

Decreto, que será publicado nos próximos dias, regulamentará o crédito presumido de 20% às entidades do setor que promoverem melhorias no sistema elétrico

Sancionada pelo governador Jorginho Mello em janeiro deste ano, a lei que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica e concede incentivo fiscal àquelas que promoverem melhorias no sistema elétrico catarinense será regulamentada nos próximos dias. Por meio de decreto, o Governo do Estado vai estabelecer condições para as cooperativas usufruírem do incentivo previsto na Lei n. 18.847/2024, de autoria do próprio Executivo.

Entre outros mecanismos de apoio, será oferecido crédito presumido de 20% do ICMS a ser recolhido no ano, desde que o valor seja aplicado em programas sociais, expansão ou implantação de redes, linhas de transmissão e subestações de energia elétrica. A medida tem impacto de R$ 26 milhões/ano na receita do Estado, valor que será compensado com o incremento da arrecadação decorrente do fomento à atividade econômica.

Trata-se de incentivo semelhante ao que já é concedido à Celesc, também condicionado à realização de investimentos em infraestrutura elétrica — no caso da companhia, o crédito presumido é de 10% do valor do imposto.

Em reunião com lideranças do setor nesta quinta-feira, 18, os secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço) definiram os últimos alinhamentos entre o Governo do Estado e as concessionárias/cooperativas na elaboração do texto final do decreto. Ficou decidido, por exemplo, que o regulamento será retroativo a fevereiro, de forma que as cooperativas possam contar com o incentivo em investimentos realizados desde então.

“O governador Jorginho Mello entende que somos um Estado associativista, cooperativista por natureza, e que trabalha na geração de empregos como uma de suas principais frentes. O cooperativismo representa aquilo que temos de melhor. A nossa missão é apoiar todas as iniciativas que vão nos trazer mais produtividade, competitividade e desenvolvimento econômico. Com a parceria da Assembleia Legislativa, conseguimos mais um avanço importante nesta direção”, destacou Siewert.

Com a regulamentação da lei, serão beneficiadas diretamente 22 cooperativas de energia, que operam cerca de 22 mil quilômetros de redes e atendem mais de 1 milhão de catarinenses. Os incentivos concedidos devem impulsionar a expansão da rede trifásica nas áreas rurais e pequenos municípios do Estado.

“Toda a cadeia produtiva é beneficiada quando tem acesso à energia de qualidade, em especial os empreendedores rurais, que passam a ter mais segurança nas operações e podem avançar com a modernização de seus negócios. É um incentivo à produtividade e à melhoria da qualidade de vida no campo”, analisou Dreveck.

Também participaram da agenda o secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr, além dos deputados José Milton Scheffer e Marcos Vieira.

Fonte: Secretaria do Estado de Santa Catarina

Veja também

Notícias

Ato DIAT nº 010/2025 – Guia Prático dos Incentivos Fiscais em Santa Catarina

A Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina publicou o Ato DIAT nº 10/2025, que revoga o inciso II do caput do art. 2º do Ato DIAT nº 59, de 2023. O dispositivo revogado estabelecia que a metodologia de cálculo do montante do ICMS desonerado seria apresentada por meio de Guia Prático de Escrituração...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

3 de março de 2025

Notícias - Tributos

Audiência debate projeto que proíbe fábricas de venderem material de construção direto para construtoras

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira (23) para discutir o Projeto de Lei 6005/23, que proíbe fábricas de venderem materiais de construção civil direto para construtoras, pessoas físicas ou jurídicas. De acordo com a proposta, toda comercialização deverá ser realizada por meio de lojas de materiais de construção […]

23 de maio de 2024

Notícias - Tributos

Medida amplia rol de mercadorias importadas com redução de ICMS no Rio Grande do Sul

O governo do Estado, por meio da Receita Estadual, ampliou o leque de mercadorias importadas para comercialização que poderão contar com redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Válida a partir de 2026, a medida passa a conceder crédito presumido – mecanismo que reduz a tributação incidente sobre as operações – […]

10 de novembro de 2025