Reforma Tributária - Notícias

CNM elege membros que vão compor o Comitê Gestor do IBS

Por: Dia a Dia Tributário - 28 de janeiro de 2026

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) deliberou hoje em assembleia-geral a representação dos municípios no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O órgão vai administrar a arrecadação do novo tributo, que substituirá o ISS e o ICMS.

A entidade é responsável pela indicação, por meio de votação, de 14 membros para compor o grupo, que também atuará na defesa dos municípios na gestão do sistema tributário nacional.

Os outros 13 membros serão indicados pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que fez sua assembleia na sexta-feira.

A indicação dos membros é desdobramento direto da sanção da Lei Complementar nº 227, de 2026, fruto do Projeto de lei Complementar (PLP) nº 108, de 2024, que instituiu o Comitê Gestor do IBS e ratificou o acordo federativo na composição da representação municipal no Comitê.

Pela lei, os municípios têm 27 assentos no Conselho Superior (em paridade com os estados), sendo 13 cadeiras destinadas às cidades mais populosas — critério representado pela FNP — e 14 para as demais cidades, representadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na assembleia realizada hoje, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que, pela primeira vez na história, os municípios vão ter um espaço para discutir em igualdade com os Estados e a União.

Como titulares, serão indicados: Guilherme Boeing Ouriques, de Brusque (SC); Micael Meurer, de Caxias do Sul (RS); Wander Marcondes Moreira Ulhoa, de Coronel Fabriciano (MG); Valeria Messias de Oliveira, de Cruzeiro do Sul (AC); Cesar Antônio Dos Santos Barbosa, de Jaboatão dos Guararapes (PE); Márcia Carvalho da Silva, de Jequié (BA); Fernando Bade Sul, de Joinville (SC); Eder Alexandre Pires, de Londrina (PR); Meryclis d’ Medeiros Batista Rangel, de Patos (PB); Afonso Reis Duarte, de Porto Ferreira (SP); Enio Freitas de Sene, de Rio Verde (GO); Maria Josilene Lira Pinto, de Santarém (PA); José Henrique Geraldes Mariani, de São José do Rio Preto (SP) e Ivete Mallmann Franke, de Sinop (MT).

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Veja também

Reforma Tributária - Artigos

Créditos Presumidos de ICMS e a Reforma Tributária

Os créditos presumidos de ICMS sempre foram uma importante ferramenta de política fiscal adotada pelos estados para estimular setores econômicos específicos, atrair investimentos e promover competitividade. Em Santa Catarina por exemplo, essa prática ganhou destaque em diversos segmentos, consolidando-se como um dos pilares do desenvolvimento regional. Com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, que...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

16 de abril de 2025

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Isenção. Aquisição de Imóvel Residencial Rural. Direitos de Posse para Fins de Usucapião de Imóveis Residenciais. Aplicabilidade.

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 296, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023 O gozo da isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho auferido com a venda de imóveis residenciais depende da implementação, no prazo de 180 dias contados da celebração do primeiro contrato de venda, da condição suspensiva a que se subordina, qual […]

1 de dezembro de 2023

Reforma Tributária - Notícias

Representantes do setor financeiro apresentam sugestões à regulamentação da reforma tributária

Entidades do setor financeiro apresentaram nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, sugestões de mudanças no projeto do governo que regulamenta a reforma tributária (PLP 68/24). O texto trata das situações em que serão cobrados os tributos criados pela reforma: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo. […]

12 de junho de 2024