Notícias - Tributos

Governo de SC projeta novas matrizes econômicas em encontro com empresários do Sul

Por: Dia a Dia Tributário - 8 de setembro de 2025

Secretário Cleverson Siewert (Fazenda) destacou que a gestão do governador Jorginho Mello combina responsabilidade fiscal, investimentos em políticas públicas e estímulo ao setor produtivo.

Com o olhar voltado para o futuro, o Governo do Estado tem se preparado para incentivar o surgimento de novas matrizes econômicas capazes de ampliar oportunidades, fortalecer cadeias produtivas e estabelecer outros polos de desenvolvimento nas próximas décadas em Santa Catarina.

Essa foi a mensagem central levada pelo secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, em palestra na noite desta quinta-feira, 4, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Com o tema “Santa Catarina, um Estado de Oportunidades”, o encontro reuniu associados e lideranças empresariais da região Sul do Estado.

O secretário destacou que a gestão do governador Jorginho Mello tem uma agenda clara e bem definida, que une responsabilidade fiscal, investimentos em políticas públicas estruturantes e estímulo permanente ao setor produtivo.

A combinação tem consolidado Santa Catarina entre os Estados mais competitivos do Brasil e aberto espaço para novos vetores de crescimento. Siewert encorajou o empresariado a pensar em novas matrizes econômicas para o Sul. E destacou que, em conjunto, setor produtivo e governo podem construir soluções que impulsionem negócios e a região como um todo.

“A nossa missão é preparar Santa Catarina para as próximas duas décadas, garantindo que o Estado conte com uma base diversificada e inovadora, capaz de gerar emprego e renda em todas as regiões”, afirmou.

Siewert deu exemplos concretos de como o governo está promovendo esta transformação. Programas como o Estrada Boa e o Estrada Boa Rural, recém-lançado com um investimento extra de R$ 2,5 bilhões, foram citados entre as iniciativas que ampliam a infraestrutura logística catarinense. A inclusão social e o estímulo à produção também foram lembrados com menções ao Universidade Gratuita e ao Casa Catarina.

Incentivo ao setor produtivo 

O secretário lembrou ainda que Santa Catarina, mesmo com apenas 1% do território nacional, lidera uma série de indicadores de desenvolvimento humano, segurança e geração de empregos. Os avanços, destacou, são consolidados por uma gestão aberta ao diálogo com o setor produtivo e disposta a transformar desafios em novas oportunidades.

“O governador Jorginho Mello nos orienta a estar sempre próximos do empreendedor, de quem gera riqueza e movimenta a economia. O papel do Estado é dar condições para que cada negócio possa prosperar com segurança jurídica, infraestrutura adequada e políticas de incentivo bem estruturadas”, reforçou.

Fonte: Sefaz Santa Catarina

Veja também

Notícias - Tributos

Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda 2025

Com o início da temporada de declaração do Imposto de Renda (IR) de 2025, muitos investidores têm dúvidas sobre como declarar os seus investimentos no Tesouro Direto. O Tesouro Direto, uma plataforma do governo federal que permite a compra de títulos públicos por pessoas físicas, é uma forma popular de investimento no Brasil. No entanto, […]

24 de abril de 2025

Notícias - Contabilidade

Abono salarial 2025: pagamentos começam nesta segunda-feira (17); veja quem recebe

A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira (17) o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025. O benefício será liberado de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, começando pelos aniversariantes de janeiro. Para receber o abono salarial, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, com salário […]

17 de fevereiro de 2025

Notícias

Mais de 58% das empresas gaúchas ainda precisam realizar recadastramento anual e evitar suspensão da Inscrição Estadual

O prazo para as empresas gaúchas concluírem o recadastramento anual obrigatório junto à Receita Estadual se encerra em 30 de setembro. Até agora, apenas 41,1% dos contribuintes concluíram o processo — o equivalente a 100,9 mil das 245,9 mil empresas obrigadas. Isso significa que 58,9% seguem pendentes e podem ter a inscrição estadual suspensa caso […]

19 de setembro de 2025