Reforma Tributária - Notícias

Serpro: Sistema da Reforma Tributária vai processar 800 bilhões de operações por ano

Por: Dia a Dia Tributário - 22 de julho de 2025

Com a implementação da reforma tributária, o governo brasileiro terá o desafio de criar um sistema capaz de processar até 25 mil transações por segundo, envolvendo 70 bilhões de documentos fiscais e cerca de 800 bilhões de operações anuais. A mudança exigirá do Serpro, até 2032, uma capacidade de armazenamento 5,6 vezes superior a todo o volume de dados acumulado em mais de 60 anos de operação da Receita Federal.

“Estamos investindo na ampliação da nossa capacidade, e toda a empresa está mobilizada nessa construção. Serão 14 sistemas novos, além de outros que virão. Vamos sustentar todas essas soluções”, afirmou Robson Lima, gestor do Projeto Nacional da Reforma Tributária Brasileira no Serpro.

Para dimensionar o desafio, o Pix, que em 2024 processou 63,8 bilhões de transações (com média de 256 bytes por operação), terá sua demanda superada em larga escala. A reforma prevê 70 bilhões de operações anuais, cada uma exigindo 40 mil bytes – um espaço 156 vezes maior que o utilizado atualmente pelo sistema de pagamentos instantâneos.

O mecanismo de apuração assistida, peça-chave da reforma, monitorará operações de consumo que gerarão créditos e débitos para empresas em todo o país. O processamento desses dados demandará, em sete anos, 62,25 petabytes de armazenamento. “Hoje, o Serpro utiliza apenas 26 petabytes em todo o seu armazenamento de bloco”, comparou Lima.

Atualmente, a empresa já processa 10 bilhões de notas fiscais eletrônicas por ano – a maior base de dados em produção da empresa e o maior caso de uso do Microsoft SQL Server no mundo. Com os 70 bilhões de Registros de Operações de Consumo (ROCs) anuais previstos, a estatal precisará expandir sua capacidade em 21 vezes até 2032.

Fonte: Convergência Digital

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

CAE analisa impacto da reforma tributária sobre Zona Franca de Manaus

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa na próxima terça-feira (1º) o impacto da reforma tributária sobre a Zona Franca de Manaus, as Áreas de Livre Comércio e o Simples Nacional. A audiência pública, marcada para as 9h, faz parte de um ciclo de debates sobre o projeto de lei complementar (PLP) 68/2024, que regulamenta […]

30 de setembro de 2024

Notícias - Tributos

Instrução Normativa RFB Nº 2191, de 06 de Maio de 2024 – IRPF

O SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 350 do Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria ME nº 284, de 27 de julho de 2020, e tendo em vista o disposto no art. 14 da Lei nº 4.506, de...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

7 de maio de 2024

Notícias - Tributos

Reunião de negociadores do Brics chancela mecanismos tributários que combatem desigualdades

A reunião de negociadores do Brics prosseguiu na quarta-feira, 2/7, com avanços nas tratativas entre os onze países membros. No pilar econômico e financeiro, o combate às desigualdades no Sul Global foi destaque. “Levamos algumas discussões do G20 para o Brics, uma delas é a cooperação tributária internacional mais ampliada, reforçada, incluindo a tributação dos […]

4 de julho de 2025