Reforma Tributária - Notícias

Serpro e RFB avançam na criação da tecnologia para reforma tributária

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de junho de 2024
Projeto prevê plataforma compartilhada para gestão, acompanhamento, apuração e cobrança de tributos, utilizando a infraestrutura do Serpro na Nuvem de Governo

 

O Serpro e a Receita Federal do Brasil (RFB) estão empreendendo uma transformação digital ambiciosa que começou em dezembro de 2023, imediatamente após a promulgação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional. Nesta semana, os dois órgãos reuniram-se em Brasília. “Nosso objetivo com esse encontro foi mostrar todo o esforço que o Serpro vem desempenhando nesse projeto. Em março, realizamos uma Prova de Conceito (PoC) com dados mascarados da RFB, visando validar os conceitos arquiteturais em processos de negócios; e desde o início deste mês, a meta é realizar entregas bimestrais usando a Nuvem de Governo”, declarou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Pelo Serpro, também participaram do encontro: Ariadne Fonseca, diretora de Desenvolvimento; Cristiane Rodrigues Drumond, superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário; e Robson Lima, gestor nacional do Projeto Estratégico Reforma Tributária Brasileira. Pela RFB, estiveram presentes Robinson Barreirinhas, secretário especial; Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária; e Juliano Neves, subsecretário de Gestão Corporativa.

 

Reforma simplifica sistema tributário brasileiro

Promulgada no final do ano passado, a reforma visa simplificar o sistema tributário, substituindo vários impostos federais, estaduais e municipais por dois novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

“O que estamos construindo no Serpro é uma nova solução chamada Plataforma da Reforma Tributária de Consumo, que tem como objetivo processar o CBS para o governo federal e o IBS para os governos estaduais e municipais, por meio de uma solução totalmente integrada para cálculo, arrecadação, conta corrente, split payment e toda a governança de controle tributário num único ambiente tecnológico”, explicou Robson Lima, revelando que a capacidade de processamento estimada é de 150 bilhões de transações ao ano. “O contribuinte terá um único ponto de acesso, que será suportado pela solução do Serpro e por soluções tecnológicas dos estados e municípios. E sempre cumprindo o requisito de ser produzido na Nuvem de governo”, concluiu o gestor.

 

Lançamento da Plataforma está previsto para 2026

As principais frentes de trabalho incluem o desenvolvimento do Conta Corrente, Portal de Transações, Motor de Regras e a plataforma NFSe, além do Receita Integra. “Com essa plataforma, vamos aumentar a transparência e melhorar o ambiente de negócios do país. Essa é uma oportunidade única de cumprirmos nosso papel junto à sociedade, atuando nesse projeto que é tão importante para a política do país, para a economia e para o futuro de todas as gerações que estão por vir”, declarou Ariadne.

A capacitação dos times também foi um dos destaques do encontro. Entre treinamentos síncronos e assíncronos com a participação de Big Techs, a capacitação já alcançou 163 participantes. A entrega final está prevista para janeiro de 2026, quando a plataforma estará totalmente operacional e aberta para produção, marcando um avanço significativo na modernização tecnológica do país.

 

Fonte: SERPRO

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Secretários da Fazenda ressaltam importância do diálogo na regulamentação do novo sistema tributário

Quanto mais convergência for possível atingir na etapa em curso, de regulamentação da Reforma Tributária, menos judicialização no futuro. A observação feita pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, nesta terça-feira (5/8), durante participação no Fórum de Diálogo da Regulamentação da Reforma Tributária, realizado pela Receita Federal, em Brasília, foi uma reafirmação do que […]

6 de agosto de 2025

Reforma Tributária - Notícias

A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover audiência pública, na quarta-feira (18), às 14h, sobre os impactos da regulamentação da reforma tributária na infraestrutura brasileira. A reforma foi promulgada em dezembro de 2023, como Emenda Constitucional 132, e agora o primeiro projeto de lei que a regulamenta está em discussão no Senado (PLP 68/2024). Essa nova […]

13 de setembro de 2024

Notícias

Projeto Consolida: Receita Federal revoga mais de 120 Instruções Normativas

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2176, de 29 de fevereiro de 2024, que revoga 124 instruções normativas que já tiveram a produção de seus efeitos extintos. A medida integra o Projeto Consolida, que reduz substancialmente o acervo regulatório da Instituição, promovendo maior simplificação às consultas normativas editadas pela RFB. A Instrução […]

4 de março de 2024