Reforma Tributária - Notícias - Tributos

Seminário do Conselho de Contribuintes discute créditos tributários e benefícios fiscais no RJ

Por: Dia a Dia Tributário - 30 de maio de 2025

Encerrado na quinta-feira (29/05), o primeiro Seminário de Direito Tributário do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro abrigou, em seu último dia, debates sobre créditos tributários e benefícios fiscais, entre outros temas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e a Comissão Especial de Assuntos Tributários da OABRJ e foi realizado no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio.

A primeira mesa tratou do direito aos créditos de ICMS. O Procurador do Estado Marcos Bueno realizou uma exposição sobre o critério jurídico de não-cumulatividade do imposto sobre o consumo, apresentando as interpretações divergentes de estados e contribuintes sobre o tema e as decisões judiciais: “Essa é uma discussão que temos visto no Conselho de Contribuintes e no contencioso judicial”.

Na mesma mesa, o conselheiro do Conselho de Contribuintes Marcos Ferreira falou sobre os conceitos de crédito físico e crédito financeiro, mostrando casos concretos. “É um tema que ainda gera muita discussão e deve continuar assim mesmo após o fim do ICMS”, afirmou.

O painel seguinte discutiu os benefícios fiscais e a Reforma Tributária. Nele, o professor de Direito Financeiro e Tributário da Uerj Sergio André Rocha avaliou que a mudança no sistema de tributação vai aumentar a busca pelo contencioso. “Ele vai se multiplicar porque basicamente toda alteração legislativa poderá ser contestada, mas haverá uma mudança de perfil”.

Já Nilson Furtado, Procurador do Estado e assessor da Área Tributária do Gabinete da PGE-RJ, discorreu sobre as características de dois fundos: o de Desenvolvimento Regional e o de Compensação de Benefícios Fiscais. “Com a reforma, estados e municípios perderam bastante o poder de tributar. Temos que conduzir essa mudança da melhor maneira”, avaliou.

Na parte da tarde, estiveram na pauta temas como administração tributária, Comitê Gestor do IBS e repercussões da Reforma Tributária em alguns setores da economia. O subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz-RJ Thompson Lemos participou do último debate do dia: “É preciso intensificar a discussão sobre o direito tributário aplicado no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo no momento em que se está discutindo de maneira mais intensa e urgente a Reforma Tributária no país”.

 

Fonte: SEFAZ/RJ

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

Dispensa de documento fiscal nas remessas para RS

Considerando as fortes chuvas que ocorreram no mês de maio de 2024 no Estado do Rio Grande do Sul ocasionando enchentes e inundações, foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União, do dia 07 de maio de 2024, o Ajuste SINIEF n° 9/2024 que prevê dispensa de emissão de documento fiscal na operação...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

8 de maio de 2024

Notícias

Receita Federal desenvolve tecnologia inovadora capaz de ampliar a detecção de fraudes e ilegalidades tributárias e aduaneiras

A nova tecnologia, que está sendo desenvolvida internamente pela Receita Federal no âmbito do Projeto Analytics, já está sendo utilizada há algum tempo e tem trazido resultados significativos em diversas áreas da administração tributária. Criada por auditores-fiscais e analistas-tributários, a plataforma utiliza algoritmos de inteligência artificial e análise de redes complexas para potencializar a análise dos dados fiscais e […]

6 de setembro de 2024

Notícias

Receita Federal, MPSP e Fisco Municipal de São Paulo impõem reparação tributária superior a R$ 110 milhões

Em um movimento histórico, os três níveis de governo incluíram a reparação aos Fiscos federal e municipal no acordo. No dia 4 de junho, quarta-feira, foi dado um passo significativo na coordenação entre diversas instituições brasileiras. Um Acordo de Não Persecução Penal, que tem por base a quitação de créditos tributários superiores a R$ 110 […]

16 de junho de 2025