Reforma Tributária - Notícias

Sefaz-RJ e Procuradoria Geral do Estado debatem impactos da Reforma Tributária no Rio de Janeiro em evento

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de dezembro de 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), realizou, nesta sexta-feira (13/12), um debate sobre os impactos da Reforma Tributária para o Rio de Janeiro. O evento esclareceu os efeitos, na esfera estadual, do tema, cuja regulamentação está em tramitação no Congresso. Realizado no auditório da PGE, o encontro contou com a presença de cerca de 50 servidores de órgãos estaduais como o Tribunal de Contas (TCE-RJ), o Ministério Público (MPRJ) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, além de participantes dos órgãos anfitriões.

A apresentação da Fazenda foi realizada pelo assessor especial da Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais Fábio Verbicario. A pasta abordou os fatores que motivaram a mudança, os desafios da nova legislação e as propostas levadas pelo Rio de Janeiro na elaboração do sistema. Também foram discutidas as alterações operacionais que são necessárias implementar em cada órgão que desenvolva atividades ligadas à tributação para adequação ao novo sistema.

Ao apontar a participação do estado do Rio na elaboração da Reforma, foram citadas importantes alterações no Imposto Seletivo, no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), no Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), na distribuição dos recursos oriundos de multas, entre outros.

“A Reforma está em um estágio avançado e tem um impacto muito grande sobre o estado. Por isso, é muito importante trabalharmos em sinergia com os outros órgãos, para que o Rio de Janeiro se organize nesse cenário e se prepare para esse debate nacional. Desta forma, levaremos um protagonismo nessa nova fase”, destacou Fábio Verbicario.

Na demonstração da PGE-RJ, realizada pelo assessor da Área Tributária do Gabinete do órgão e Procurador do Estado Nilson Furtado, foi debatida a Reforma Tributária do ponto de vista processual, enfatizando a necessidade de adaptação do federalismo fiscal, o aumento da litigiosidade devido ao novo sistema e a necessidade da criação de normas sobre processos tributários.

Nilson ressaltou: “Hoje nós pudemos visualizar o andamento da regulamentação da Reforma e como ela vai nos impactar no futuro. Além disso, demos início a um trabalho mais próximo para que essa interação entre os órgãos cresça e possibilite que a estrutura do estado trabalhe em conjunto para nos adaptarmos ao novo modelo tributário brasileiro”.

Pela Sefaz-RJ, estiveram presentes servidores lotados na subsecretarias de Política Tributária e Relações Institucionais, de Receita, de Tesouro, de Contabilidade Geral, de Controle Interno e de Tecnologia da Informação e Comunicação; e no Conselho de Contribuintes, da Junta de Revisão Fiscal, na Corregedoria Tributária de Controle Externo, na Representação Geral da Fazenda e nas assessorias Jurídica e Legislativa.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio de Janeiro

Veja também

Notícias

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

A regulamentação da reforma tributária, tema que dominou as discussões no Congresso em 2024, ainda não acabou. Aprovado em dezembro, o PLP 68/2024 — primeiro projeto da regulamentação da Emenda Constitucional 132, da reforma —, tem até 16 de janeiro para ser sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. E agora começa a corrida para […]

7 de janeiro de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

No Piauí, entrega da EFD ICMS/IPI é prorrogada

PORTARIA SEFAZ-PI/GASEC/SUPREC/UNATRI N° 004 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 22/02/2024) Altera a portaria SEFAZ-PI/GASEC/SUPREC/UNATRI N° 3/2024, de 15 de fevereiro de 2024, que prorroga o prazo de entrega do arquivo digital da escrituração fiscal eletrônica – EFD referente ao mês de janeiro de 2024 O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO PIAUÍ,...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

23 de fevereiro de 2024

Notícias - Tributos

Jurisprudência em Teses traz entendimentos sobre ITBI e contrato de parceria agrícola

​A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edição 228 de Jurisprudência em Teses, sobre o tema Registros Públicos, Cartorários e Notariais V. A equipe responsável pelo produto destacou duas teses. A primeira tese mostra que o fato gerador do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) somente se aperfeiçoa com o […]

29 de janeiro de 2024