Notícias

SEFAZ-PB moderniza pauta fiscal de bebidas frias e reúne representantes do segmento nacional

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de maio de 2025
A Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (SEFAZ-PB), por meio da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (GOSTEX), realizou um trabalho de modernização e inovador sobre a revisão da pauta fiscal de bebidas frias, que contempla os segmentos de cervejas, refrigerantes, energéticos e isotônicos.

 

Ao integrar às tradicionais pesquisas de campo, realizadas por institutos especializados, ao trabalho de dados extraídos diretamente das notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e), emitidas em todo o Estado, a SEFAZ-PB deu um importante passo rumo à modernização do processo de definição dos preços sugeridos da pauta fiscal do segmento de bebidas frias. Essa nova metodologia amplia a representatividade e a precisão dos dados utilizados na composição dos preços, refletindo de forma mais fiel a realidade do mercado paraibano do segmento.

 

REUNIÃO TÉCNICA COM REPRESENTANTES NACIONAIS – Em reunião técnica, voltada à atualização da Portaria de Preços Sugeridos de bebidas frias, referente ao primeiro semestre de 2025, realizada nessa quarta-feira (8), na sede da Sefaz-PB, o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, e o diretor executivo de Arrecadação de Tributos (Deat), Rômulo Agra, receberam os representantes das entidades e da indústria nacionais do segmento de bebidas frias para explanar sobre a relevância da nova metodologia para o segmento.

 

TÉCNICAS AVANÇADAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Segundo a gerente operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), Áurea Lúcia dos Santos Soares, “o aprimoramento da metodologia é fruto de uma parceria estratégica com o Núcleo de Tecnologia (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sediado em Campina Grande. Utilizando recursos de linguagem natural, inteligência artificial e técnicas avançadas de mineração de dados, a colaboração da UEPB para implementar soluções tecnológicas, que qualificam a análise e o tratamento das informações extraídas dos documentos fiscais para definição dos preços sugeridos de bebidas frias, tem modernizado a pauta fiscal do segmento”, detalhou.

 

SECRETÁRIO ELOGIA TRABALHO DA GOSTEX – O secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade elogiou “o excelente trabalho” da equipe da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), coordenada pela auditora Áurea Lúcia dos Santos Soares, que teve a contribuição da supervisora da Gerência Operacional de Acompanhamento de Contribuinte (GOAC), Adriana Barros.

 

TÉCNICO, PARTICIPATIVO E INOVADOR – Bruno Frade ressaltou a importância da Sefaz-PB em construir uma nova metodologia da pauta fiscal do segmento de bebidas frias de forma técnica, participativa e inovadora, escutando o segmento comercial, os institutos que realizam as pesquisas dos segmentos de bebidas, mediante as pesquisas realizadas pela Secretaria da Fazenda para cobrança do ICMS – Substituição Tributária das bebidas frias.

 

“Esse trabalho de pesquisa da pauta fiscal das bebidas frias foi inovador. Em vez de apenas fazer a pesquisa de campo in loco de bebidas, investimos na massa de dados que a própria Secretaria da Fazenda com o trabalho de mineração que é feito por meio de notas fiscais eletrônicas e por notas fiscais eletrônicas destinadas ao consumidor. Temos uma um trabalho inovador, com assertividade fenomenal e participativo”, comentou Bruno Frade.
QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO DA SEFAZ-PB –  Além do secretário executivo da Sefaz-PB, a reunião contou com a presença do diretor executivo de Arrecadação de Tributos (Deat), Rômulo Agra, da gerente Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior (Gostex), auditora Áurea Lúcia dos Santos Soares, dos auditores fiscais da Gostex, Valter Rodrigues Viana Junior, Vinicius Ferreira Miranda e Nirla Maria Carvalho Aragão, e da supervisora da gerente operacional de Acompanhamento de Contribuinte (GOAC), Adriana Barros.
PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES NACIONAIS DE BEBIDAS –  A reunião técnica realizada na sede da Sefaz-PB, em João Pessoa, também teve a presença dos representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR); do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV); da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL); da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), além dos representantes dos Grupos AMBEV, Heineken, Petrópolis, Coca-Cola Brasil, Grupo Solar Coca-Cola e Cervejaria Cidade Imperial.
Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba

Veja também

Projeto cria incentivos para empresas que desenvolvem tecnologias para autistas
Notícias - Tributos

Comissão aprova desconto no Imposto de Renda para empresas que incentivem programas de saúde mental

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2364/23, que concede desconto no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) às empresas tributadas com base no lucro real que adotarem programas de saúde mental no ambiente de trabalho. Pela proposta, de autoria dos deputados Amom Mandel (Cidadania-AM) e Flávia Morais […]

4 de dezembro de 2023

Notícias

Incidem IRPJ e CSLL sobre Selic em depósitos compulsórios, decide STJ

Por unanimidade, os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiram que incidem Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a Selic aplicada aos depósitos compulsórios feitos pelas instituições financeiras junto ao Banco Central. Na última terça-feira (20/5), os magistrados consideraram que os montantes […]

22 de maio de 2025

Notícias - Tributos

No Pará, foi estabelecido norma para o levantamento de estoque em decorrência de antecipação e substituição tributária

Através da Instrução Normativa n° 15/2024, publicada no DOE de 04.06.2024, fica estabelecido os procedimentos a serem adotados quanto ao levantamento de estoque de mercadorias alcançadas pelo regime de substituição tributária e da antecipação do recolhimento do ICMS com encerramento de tributação, na hipótese em que tais produtos tenham sido adquiridos para comercialização e não...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

5 de junho de 2024