Notícias

SEFAZ/MA implanta malha de controle de créditos de ICMS informados na EFD

Por: Dia a Dia Tributário - 3 de março de 2025

A Secretaria de Fazenda implantou uma nova malha de controle de saldos credores de ICMS que são transferidos para períodos subsequentes por meio dos Registros de Apuração da Escrituração Fiscal Digital-EFD.

As malhas vão alcançar os valores de saldos credores informados no registro E110- Apuração do ICMS por operações próprias (Malha 0673) e no registro E210_ Apuração por substituição tributária (Malha 0674).

Segundo o Auditor da Unidade de Planejamento e Controle da Ação Fiscal (UPCAF), Luciano Dutra, a anotação da malha será informada no recibo de processamento da EFD e nos relatórios disponibilizados no sistema de autoatendimento SEFAZNET no Menu EFD –> Autorregularização Malhas EFD -> Ambiente de Minhas Declarações EFD ou Declarações para Autorregularização.

Além dos recibos e relatórios padrões para a malhas EFD/SEFAZ, foi disponibilizado ao contribuinte também um ambiente em que pode consultar as informações dos saldos credores informados na EFD a partir do período em que foi dispensado de DIEF (Menu EFD –> Autorregularização Malhas EFD -> Consulta de Saldo Credor).

Ressalte-se que as pendências apontadas pelas malhas fiscais de saldo credor geram suspensão de ofício aos contribuintes que não providenciarem a regularização em até 20 dias após o processamento da declaração, assim como geração de Ação Fiscal mediante auto eletrônico para cobrança dos valores de crédito indevido levantados pelo Sistema de Autorregularização EFD.

O Sistema de Autorregularização EFD não permitirá à empresa a realização de contestação da malha. As dúvidas e esclarecimentos devem ser direcionadas às unidades de fiscalização regionais ou aos setores especializados de fiscalização.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão

Veja também

Notícias - Tributos

Medida provisória altera regra de dedução fiscal de perdas com operações de crédito de inadimplentes

A Medida Provisória 1261/24, publicada na noite desta quarta-feira (2), muda as regras para as instituições financeiras deduzirem do lucro líquido as perdas com as operações de crédito de clientes inadimplentes, previstas na Lei 14.467/22. A MP adia, de abril de 2025 para janeiro de 2026, a dedução das perdas relativas a 2024, contabilizadas em […]

4 de outubro de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Senado ignora pequenos negócios e ressuscita ST na regulamentação da reforma tributária

Única mudança positiva para empresas do Simples incluída no texto é a possibilidade de optar duas vezes ao ano pelo regime híbrido   As emendas ao texto da reforma tributária que visavam minimizar a restrição ao repasse de crédito pelas empresas do Simples Nacional não foram acatadas na regulamentação do projeto, que foi aprovado no Senado […]

16 de dezembro de 2024

Notícias - Tributos

Posição do STJ restringe análise de recursos sobre tributação

O Superior Tribunal de Justiça tem adotado a posição de não examinar, em recurso especial, alegações de violação do artigo 97 do Código Tributário Nacional (CTN). A justificativa da corte é que a matéria trata de reprodução de preceito constitucional e, dessa forma, está sob a alçada do Supremo Tribunal Federal. O entendimento vem sendo […]

25 de abril de 2025