Notícias

Secretaria de Fazenda altera regras para fomentar o comércio exterior no estado

Por: Dia a Dia Tributário - 9 de julho de 2024

Medidas anunciadas pela Receita Estadual buscam desburocratizar e agilizar a liberação de mercadoria estrangeira

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) anunciou três medidas que vão desburocratizar e dar mais agilidade aos processos relacionados à liberação de mercadoria estrangeira em Minas Gerais. O objetivo é fomentar o comércio exterior e acompanhar a evolução das operações de importação e de desembaraços aduaneiros ocorridos no estado.

O anúncio ocorreu durante reunião com os representantes dos Portos Secos de Minas Gerais e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SDAMG), na última terça-feira (2/7). Minas Gerais conta com recintos aduaneiros localizados em Confins, Betim, Varginha, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia. As três propostas apresentadas pela SEF foram, de imediato, acatadas pelos representantes. São elas:

  • Aprimoramento do processo de Dispensa da Autorização Prévia;
  • Agilização da análise de liberação da mercadoria estrangeira;
  • Novas possibilidades de utilização do sistema mineiro que será integrado ao Portal Federal PCCE – Pagamento Centralizado de Comércio Exterior. Esse sistema, previsto para o início da Declaração Única de Importação (Duimp), trará possibilidades de automatização e gerenciamento de risco.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e contou com a presença da secretária adjunta Luciana Mundim; do subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza; do superintendente de Fiscalização (SUFIS), Carlos Renato Machado Confar; do superintendente de Tributação (SUTRI), Marcelo Hipólito Rodrigues; do diretor de Gestão Fiscal, Ricardo Desotti Costa; da gerente de Comércio Exterior da SUFIS, Antônia Araújo Barbosa, e da assessora do Gabinete da SRE, Mariana Moreira Alves.

Essas mudanças reforçam e mantêm o compromisso da SEF em se reunir periodicamente com os representantes para trocar experiências, acompanhar a evolução do setor e promover melhorias nas operações do comércio exterior.

Quinto principal importador
As importações em Minas Gerais alcançaram números expressivos no ranking da Receita Federal. Segundo dados do “Panorama do Comércio Exterior de Minas Gerais 2024”, elaborado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e conduzido pela subsecretaria de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas (Subinvest), o estado foi o quinto principal importador do país, respondendo por 6,4% das compras brasileiras.

Dentre os mercados de origem, a China (25,7%) abriu a lista dos principais parceiros comerciais nas importações mineiras, acompanhada de Estados Unidos (13%), Argentina (9,4%), Itália (4,8%) e Alemanha (3,7%), de um total de 142 países.

Além disso, segundo dados da Receita Federal, de janeiro a maio de 2024 a quantidade de Declaração de Importação (DI) cresceu 5,84% no estado quando comparado ao mesmo período de 2023, o que representa o crescimento do setor.

Fontes: Secretaria de Estado da Fazenda/MG

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Reforma tributária não aumenta aluguéis

Locação de imóveis são tributadas com alíquota reduzida em 60%; IVA não incidirá sobre locação realizada por pessoa física que não exerça atividade imobiliária Não procede que a reforma tributária acarrete em aumento dos preços de aluguéis como vem sido repercutido por peças de desinformação e conteúdos equivocados nas redes. É preciso constar que o […]

30 de julho de 2024

Notícias - Tributos

Proposta direciona saldo remanescente do PIS/Pasep para seguro rural

O Projeto de Lei 209/24 autoriza o uso do saldo remanescente das contas de PIS/Pasep para ampliar os recursos do programa que subsidia o seguro rural para os produtores. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei do Seguro Rural. Essa lei criou a subvenção econômica ao prêmio do Seguro Rural, programa […]

8 de março de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

Receita Federal amplia período de teste do ReVar, programa que calcula o IR em operações de renda variável

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.213, de 27 de agosto de 2024, que amplia até dezembro de 2024 o prazo para o envio de informações relacionadas ao Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável, ReVar. A aplicação já está em funcionamento […]

30 de agosto de 2024