Notícias

Revisão do INSS: veja quem tem direito a pagamentos em abril

Por: Dia a Dia Tributário - 19 de março de 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que iniciará os pagamentos referentes à revisão de benefícios para aposentados e pensionistas a partir de abril.

Essa revisão, que impacta um grande número de beneficiários, é resultado de um acordo judicial que visa corrigir erros de cálculo que ocorreram entre 2002 e 2009. A seguir, explore os detalhes sobre quem tem direito, como consultar e o que esperar dos pagamentos.

A revisão do INSS refere-se a um processo de correção de valores de benefícios que foram pagos incorretamente. No caso atual, a revisão é baseada no artigo 29 da Lei 8.213/1991, que determina que o cálculo dos benefícios deve considerar a média dos 80% maiores salários de contribuição.

Durante o período mencionado, o INSS não levou em conta os menores salários, resultando em valores inferiores aos que deveriam ser pagos aos beneficiários.

Histórico

Entre 2002 e 2009, muitos beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez não receberam o valor correto devido a essa falha no cálculo. O acordo que possibilitou a revisão foi firmado entre o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e a Previdência Social, após uma ação civil pública que exigiu a correção dos valores.

A revisão é fundamental para garantir que os beneficiários recebam o que lhes é devido. Estima-se que cerca de 140 mil pessoas serão afetadas positivamente por essa correção, com um total aproximado de R$ 750 milhões a serem redistribuídos.

Quem tem direito à revisão?

A revisão do INSS é automática e se aplica a diversos tipos de benefícios. Para ter direito à correção, os beneficiários devem atender a alguns critérios específicos. Veja:

  • Data de Início do Benefício: O benefício deve ter sido iniciado a partir de 17 de abril de 2002.
  • Data de Despacho: O despacho do benefício deve ter ocorrido até 29 de outubro de 2009.
  • Tipos de Benefícios: Inclui auxílio-doença, auxílio-acidente e pensões por morte associadas a esses benefícios

Cronograma de pagamentos

Os pagamentos da revisão do INSS estão programados para ocorrer em diferentes períodos, dependendo da situação do beneficiário.

Os beneficiários que estão ativos, ou seja, aqueles que ainda recebem auxílio-doença ou auxílio-acidente, terão seus pagamentos realizados entre abril e 31 de maio de 2025.

Os inativos, que já não estão mais na ativa, receberão os valores até 31 de dezembro de 2025. Essa divisão no cronograma visa facilitar a gestão dos pagamentos e garantir que todos os beneficiários recebam o que lhes é devido.

Como confirmar o direito

Os beneficiários podem verificar se estão incluídos na lista de pessoas que têm direito à revisão através do portal Meu INSS. Trata-se de um procedimento simples que pode ser executado via internet.

Para consultar os valores a receber da revisão do INSS é um processo acessível e ocorre em poucos passos. Veja:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo Meu INSS.
  2. Insira seu CPF e a senha cadastrada no gov.br.
  3. Na barra de pesquisa, digite “revisão”.
  4. Navegue até a seção “Histórico de Crédito de Benefício”.
  5. Caso haja valores a receber, eles serão exibidos. Se não houver, uma mensagem indicará que não existem dados disponíveis.

 

Fonte: Jornal Contábil

Veja também

Notícias - Tributos

No Ceará, IN altera dispositivo que dispõe sobre a fórmula de cálculo da MVA ajustada para efeito de composição da base de cálculo do ICMS em regimes de substituição tributária disciplinados por Convênio ou Protocolo ICMS, em operações de entrada interestadual

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 018, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 16.02.2024) Altera a instrução normativa n° 43, de 20 de julho de 2017, que dispõe sobre a fórmula de cálculo da MVA ajustada para efeito de composição da base de cálculo do ICMS em regimes de substituição tributária disciplinados por Convênio ou Protocolo...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

20 de fevereiro de 2024

Notícias

Projeto busca aumentar arrecadação em R$ 21 bilhões com alíquota maior de CSLL e IRRF

O Poder Executivo apresentou nesta sexta-feira (30) o Projeto de Lei 3394/24, que aumenta as alíquotas da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre os juros sobre capital próprio. O Ministério da Fazenda estima que, com a medida, a arrecadação deve aumentar no […]

2 de setembro de 2024

Notícias

Fabricantes de cigarros podem ter registro cancelado por não pagar impostos, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (29), que a Fazenda Pública pode cancelar o registro especial de empresas fabricantes de cigarros nos casos de não pagamento de tributos, quando atendidos alguns requisitos. A decisão, por maioria de votos, foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3952. De acordo com o […]

30 de novembro de 2023