Notícias

Receita Federal, MPSP e Fisco Municipal de São Paulo impõem reparação tributária superior a R$ 110 milhões

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de junho de 2025

Em um movimento histórico, os três níveis de governo incluíram a reparação aos Fiscos federal e municipal no acordo.

No dia 4 de junho, quarta-feira, foi dado um passo significativo na coordenação entre diversas instituições brasileiras. Um Acordo de Não Persecução Penal, que tem por base a quitação de créditos tributários superiores a R$ 110 milhões, foi firmado no âmbito do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e contou com a participação da Receita Federal e do Fisco Municipal de São Paulo.

Representada pela superintendente da 8ª Região Fiscal, auditora-fiscal Márcia Cecília Meng, a Receita Federal e o representante do Fisco Municipal assinaram, como anuentes, o acordo que prevê a quitação desses créditos tributários como indenização por danos que lesaram tanto a União quanto o município de São Paulo. “Este acordo representa um marco na cooperação institucional pela conformidade tributária”, afirmou Meng.

O acordo é também resultado de diversas ações conjuntas, incluindo a constituição de crédito tributário pela Delegacia de Pessoas Físicas (Derpf) e operações de busca e apreensão conduzidas pelo Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei08), em colaboração com a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) do MPSP.

O contribuinte concordou em quitar integralmente os créditos tributários perante a União e o município de São Paulo como parte das contrapartidas exigidas para a não persecução penal. A inovação deste instrumento permite que a quitação seja feita por meio de pagamento à vista, parcelamento ou transação da dívida tributária. O termo de acordo também prevê o compromisso com a manutenção da regularidade das obrigações tributárias futuras.

A homologação do acordo pelo Poder Judiciário de São Paulo, em junho de 2025, marca um avanço significativo na busca pela conformidade tributária e na cooperação entre diferentes esferas do governo.

 

Fonte: Receita Federal do Brasil

Veja também

Notícias - Tributos

Receita Federal e PGFN publicam edital sobre transação por adesão no contencioso tributário

A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançaram, nesta quinta-feira (15), o edital sobre a transação por adesão no contencioso tributário de relevante e disseminada controvérsia jurídica. Poderão ser incluídos na transação os débitos decorrentes de exclusões de incentivos e benefícios fiscais ou financeiros referentes ao ICMS da base […]

20 de maio de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Regulamentação da reforma tributária tem urgência retirada pelo Executivo

Foi retirada pelo Executivo a urgência do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que trata da primeira parte da regulamentação da reforma tributária. O projeto trancava a pauta de votações no Plenário desde setembro, quando completou 45 dias no Senado. O despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o pedido de retirada da urgência […]

7 de outubro de 2024

Notícias

Receita Estadual do Rio Grande do Sul conta com suporte virtual e call center para orientar contribuintes

Se você possui alguma dúvida ou precisa de ajuda para solucionar um problema relacionado à Receita Estadual, a subsecretaria possui suportes virtuais e uma central de atendimento telefônico. As iniciativas têm como objetivo desburocratizar o acesso às informações e serviços, entregando um atendimento especializado para orientar o cidadão, sem a necessidade de deslocamento. Todos os […]

6 de março de 2025