Notícias

Receita Federal em São Paulo apreende equipamentos médicos clandestinos avaliados em mais de 166 mil dólares

Por: Dia a Dia Tributário - 23 de maio de 2024

Entre os dias 17 e 20 de maio, uma operação especial no Aeroporto Internacional de Guarulhos foi realizada pela Receita Federal em São Paulo, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), focada em equipamentos e suprimentos médicos importados de forma clandestina.

A ação foi coordenada em resposta à realização de um importante evento de saúde em São Paulo, visando intensificar a vigilância e o controle de produtos médicos que entram no país.

A necessidade dessa operação especial se deu pela convergência de diversos participantes internacionais no evento de saúde, o que aumentou o risco de introdução de equipamentos não regulamentados e potencialmente inseguros no mercado brasileiro. A iniciativa visa assegurar que todos os produtos médicos utilizados durante e após o evento atendam às rigorosas normas de segurança e eficácia estabelecidas pela Anvisa.

Durante a operação, foram realizadas 70 retenções de itens médicos, cujo valor total está avaliado em aproximadamente 166 mil dólares. Esses itens incluíam uma variedade de equipamentos para a prática médica, tais como dispositivos de iluminação cirúrgica, sistemas de irrigação, conjuntos de parafusos corticais, entre outros.

Os passageiros envolvidos estão sob investigação e estão sujeitos a procedimentos legais por tentarem burlar os controles aduaneiros e sanitários.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Veja também

Notícias - Tributos

STJ diz que IOF deve ser pago de acordo com alíquotas vigentes no momento da liberação de valores

Por quatro votos a um, os ministros da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) consideraram que o recolhimento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) deve se dar de acordo com as alíquotas vigentes no momento em que as parcelas do contrato de financiamento foram liberadas. No caso concreto, o entendimento faz com que […]

2 de junho de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

No Sergipe, Governo notifica contribuintes que possuem débitos de ICMS declarados e não recolhidos

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) começou a notificar quase 1,8 mil contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) declarados na Escrituração Fiscal Digital (EFD) entre 2021 e janeiro de 2025, e não recolhidos, para que regularizem suas pendências sob o risco de serem inscritos diretamente na Dívida […]

26 de março de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Prazo para entrega da DASN-Simei encerra no próximo dia 31 de maio

Atenção, MEI! O prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) encerra no próximo dia 31 de maio (Sábado). Não confunda essa data com a da entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), que se encerra no dia 30 de maio (Sexta-Feira). A DASN-SIMEI pode ser transmitida pelo App MEI […]

26 de maio de 2025