Reforma Tributária - Notícias

Receita Estadual de Goiás planeja 2025 e adaptação ao IBS

Por: Dia a Dia Tributário - 31 de janeiro de 2025

A Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria da Receita Estadual, promove a oficina “2025: Ajustes Estratégicos e a Transição para o IBS”, com a participação de aproximadamente 80 auditores fiscais – delegados, gerentes e superintendentes – durante dois dias, em Goiânia, com encerramento nesta quarta-feira (29/1). Em pauta as projeções para a economia estadual, metas e foco na sustentabilidade do crescimento da receita estadual.

O secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, fez uma análise do Brasil inserindo o país no contexto da economia global, mostrando os desafios no curto prazo e um retrospecto dos últimos 25 anos, passando pelo crescimento dos países asiáticos e a crise financeira de 2008.

Todas as projeções do FMI, do IFI, e da SPE mostram provável encolhimento no crescimento. O secretário aponta os gargalos a serem enfrentados pelo governo federal: endividamento público elevado, pressões das despesas obrigatórias, com destaque para a Previdência Social, e os juros da dívida pública (Selic). “O novo arcabouço fiscal criou espaço para um aumento nos gastos do governo federal, mas o descumprimento das próprias regras estabelecidas tem gerado desconfiança entre investidores e no mercado”, pontuou Francisco Sérvulo Freire Nogueira.

A subsecretária da Receita Estadual, Lílian Fagundes, abriu o evento afirmando que o encontro se destina a “pensar a Receita Estadual não só para 2025, mas também para os próximos anos, considerando que a economia global traz impactos para o Estado”. Ela também destacou que a Secretaria da Economia tem alvos importantes e “vamos alcançá-los trabalhando juntos”, concluiu. A subsecretária acrescentou que serão promovidos outros encontros ao longo deste ano.

O superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita, “revisitou” tudo o que foi feito nos anos anteriores “para retirar lições e aprendizados” visando a correção de rotas para “alcançarmos as metas estabelecidas para 2025”, resumiu ao rememorar os avanços alcançados na apuração do ITCD, por exemplo: “no ano passado nós processamos 36 mil declarações do ITCD, eletrônica e automaticamente, sem intervenção humana”.

As metas, as estratégias a serem adotadas pela fiscalização e as principais entregas previstas para 2025 foram abordadas pelo superintendente de Política Tributária, Wayser Luiz Pereira (subsecretário em exercício da Receita Estadual). “O planejamento macro para 2025 foi feito utilizando a tecnologia OKR. Nosso desafio agora é fazer os desdobramentos dessas metas nos programas de fiscalização e nossas ações para colocarmos as metas em prática”, explicou.

Fonte: Sefaz Goiás

Veja também

Notícias - Tributos

Fazenda do RS defende alterações no RRF e ajuste no ICMS em audiência pública na Assembleia Legislativa

Revisão do acordo com a União busca adequar o serviço da dívida à realidade fiscal do Estado A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, participou nesta quinta-feira (30/11) de uma audiência pública promovida pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. No encontro, a titular da pasta traçou um panorama da […]

1 de dezembro de 2023

Notícias - Obrigações Acessórias

Fazenda de SC detalha regra que exige informar incentivo em nota fiscal ao COFEM

Validação da regra em 1º de abril vai levar à rejeição da nota dos contribuintes que não preencherem campo cBNEF. A Secretaria da Fazenda de SC e o Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) reuniram-se nesta quarta-feira, dia 19, na Federação das Indústrias de SC (FIESC) para debater a regra que exige o preenchimento […]

25 de fevereiro de 2025

Notícias - Tributos

Receita Federal estabelece a definição de “juros” em debêntures de infraestrutura

A Receita Federal publicou nesta sexta-feira (22) a Instrução Normativa RFB nº 2.235/2024, que especifica os benefícios fiscais aplicáveis às debêntures de infraestrutura. A norma atualiza disposições da IN RFB nº 1.700/2017, em conformidade com a Lei nº 14.801/2024. Principais mudanças na regulamentação Definição de “juros”: Todos os componentes da remuneração das debêntures, incluindo aqueles […]

27 de novembro de 2024