Notícias

No Rio Grande do Sul, Receita Estadual começa a usar WhatsApp para enviar alertas a empresas e cidadãos

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de maio de 2025

Receita Estadual (RE), vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), agora usa o WhatsApp para se comunicar com empresas e cidadãos do Rio Grande do Sul. As mensagens buscam enviar alertas aos contribuintes sobre pendências ou avisá-los sobre oportunidades. O uso do aplicativo foi oficializado pela Instrução Normativa RE 037/25, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8).

A normativa oficializa o telefone (51) 3214-5556 como o número oficial da Receita Estadual. Por meio dele, poderão ser encaminhadas informações sobre novos débitos, atrasos de pagamentos, programas de autorregularização disponíveis, existência de mensagens no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), conclusão de serviços solicitados ou outras informações necessárias para o cumprimento de obrigações tributárias e para o esclarecimento de pendências.

“Esse é mais um instrumento que oferecemos para apoiar as ações de conformidade tributária, na linha do que tem sido trabalhado pela Receita. Tem um efeito muito importante para buscar a regularização fiscal, pois comunica os contribuintes sobre obrigações ainda não resolvidas e oferece a chance de eles ficarem em dia com o fisco. É uma forma de estarmos mais próximos das empresas e da sociedade e de oferecermos oportunidades de se regularizarem”, explica o subsecretário da RE, Ricardo Neves Pereira.

As mensagens não substituem canais oficiais, tendo caráter meramente informativo. Os envios respeitam o sigilo fiscal e a proteção de dados pessoais, de forma que as orientações encaminhadas são suficientes para que os contribuintes acessem os canais oficiais.

“Já tivemos uma primeira experiência enviando avisos sobre o programa de regularização de débitos, o Refaz Reconstrução, e agora estamos expandindo o conteúdo das mensagens para outras áreas. Usamos dados do próprio cadastro da Receita e também do DTE; por isso, é importante que os contribuintes mantenham seus dados atualizados”, detalha a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld.

Neste primeiro momento, o foco são os avisos referentes a ICMS, mas a iniciativa contemplará os demais impostos estaduais (IPVA e ITCD). A RE pede para que, assim que receberem as comunicações, os contribuintes verifiquem o nome e o número de telefone, para confirmar de que se trata de algo verídico. Em breve o perfil deverá ter o selo de verificação.

Por enquanto, o número de WhatsApp da RE faz apenas envios. As equipes já planejam para os próximos meses um autoatendimento automatizado, permitindo que os usuários escolham dentre as opções disponíveis e recebam respostas sobre dúvidas. Para outro momento, está sendo estudada a possibilidade também de atendimento humano. Atualmente o canal disponível para quem precisa enviar questionamentos é o Plantão Fiscal Virtual.

 

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias - Contabilidade

Simples Nacional: Entenda as regras da Resolução CGSN nº 183/2025 e se proteja contra Fake News

A norma faz a adaptação da Resolução CGSN nº 140/2018 à Reforma Tributária sem criar sanções. Confira como calcular corretamente o limite de receita e evite a desinformação. Tem circulado fake news na internet de que CPF e CNPJ do microempreendedor individual – MEI seriam de alguma forma combinados para fins de limite do regime […]

1 de dezembro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Grupo da Câmara discute impactos da reforma tributária na geração de empregos

O grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) promove mais duas audiências públicas na próxima terça-feira (25). Pela manhã, a partir das 9 horas, o debate será sobre os efeitos da reforma tributária na empregabilidade do País. À tarde, a partir das 14h30, […]

24 de junho de 2024

Notícias

Receita Federal alerta sobre sites fraudulentos que simulam programa gerador de guias do MEI

Dica de segurança – Ao acessar o PGMEI, contribuintes devem verificar o domínio “receita.fazenda.gov.br” no endereço eletrônico.   A Receita Federal alerta os cidadãos sobre a existência de sites fraudulentos que simulam o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (PGMEI). Esses sites falsos podem direcionar os usuários para falsos […]

24 de julho de 2024