Reforma Tributária - Notícias

No Rio Grande do Sul, comissão que avalia impactos da reforma tributária na Cage promove encontro inaugural

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de outubro de 2025

A primeira reunião ordinária da Comissão Permanente para Avaliação dos Impactos da Reforma Tributária nas atividades da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e nas contratações públicas foi realizada na última semana. O objetivo principal foi organizar o funcionamento do grupo de trabalho, promover o nivelamento de informações entre os participantes e iniciar a elaboração do plano de trabalho.

Foram discutidos os impactos da reforma na contabilidade e nas contratações públicas, os desafios operacionais e tecnológicos decorrentes do novo modelo de administração tributária, além das implicações das novas regras na gestão pública estadual.

O assessor técnico do Tesouro do Estado Paolo Mazzoncini Martinez, um dos 37 representantes da Sefaz no Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (Pré-CGIBS), apresentou a estrutura do colegiado criado em agosto para constituir o órgão que fará a gestão do novo imposto. Martinez abordou ainda as atividades do grupo de trabalho formado no Tesouro para pensar a reforma e os impactos já identificados dessa transformação sobre as finanças do Estado.

Coordenador da comissão, o contador e auditor-geral adjunto Felipe Bittencourt destacou que o grupo tem papel estratégico na preparação da Cage para os desafios.

“A comissão foi criada com o compromisso de garantir que a Cage esteja tecnicamente preparada para enfrentar as mudanças trazidas pela reforma. Nosso foco é promover um ambiente de colaboração, atualização contínua e integração com os demais órgãos do Estado, assegurando que as adaptações sejam feitas com responsabilidade, eficiência e alinhamento institucional”, afirmou.

Também participaram da reunião os servidores Celso Antônio Córdova Júnior, Guilherme Speroni Lentz, Leonardo Scheffer Cardoso, Maurício Ramos Araújo Martins, Sílvia Lauer, Tiago de Marco e Souza e Thiago Fraga Lima.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias

Publicação da Versão 11.0.2 do programa da ECF

Versão 11.0.2 do programa da ECF Foi publicada a versão 11.0.2 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025 (leiaute 11), com as seguintes atualizações: 1 – Correção do problema nos registros 0020, X370, X450, X451, N610, N620. 2-  Tabelas […]

24 de janeiro de 2025

Notícias

Sistema de Autos de Infração do Nota Paraná se destaca pela eficiência e vira referência no País

O Paraná reafirma sua posição de vanguarda em cidadania fiscal no Brasil, impulsionado pelo contínuo aprimoramento do sistema de lavratura de Autos de Infração do Programa Nota Paraná, uma iniciativa da Secretaria da Fazenda. O reconhecimento nacional da ferramenta foi evidenciado na última terça-feira (13), quando a equipe do Nota Paraná apresentou detalhadamente o sistema […]

14 de maio de 2025

Notícias - Tributos

Redução de benefícios fiscais do Reintegra só pode valer depois de 90 dias de sua criação, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as reduções de benefícios fiscais do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) devem ter efeito apenas 90 dias após a medida que determinou a redução, ou seja, devem observar a chamada anterioridade nonagesimal. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em […]

4 de junho de 2025