Reforma Tributária - Notícias

No Rio Grande do Sul, comissão que avalia impactos da reforma tributária na Cage promove encontro inaugural

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de outubro de 2025

A primeira reunião ordinária da Comissão Permanente para Avaliação dos Impactos da Reforma Tributária nas atividades da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e nas contratações públicas foi realizada na última semana. O objetivo principal foi organizar o funcionamento do grupo de trabalho, promover o nivelamento de informações entre os participantes e iniciar a elaboração do plano de trabalho.

Foram discutidos os impactos da reforma na contabilidade e nas contratações públicas, os desafios operacionais e tecnológicos decorrentes do novo modelo de administração tributária, além das implicações das novas regras na gestão pública estadual.

O assessor técnico do Tesouro do Estado Paolo Mazzoncini Martinez, um dos 37 representantes da Sefaz no Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (Pré-CGIBS), apresentou a estrutura do colegiado criado em agosto para constituir o órgão que fará a gestão do novo imposto. Martinez abordou ainda as atividades do grupo de trabalho formado no Tesouro para pensar a reforma e os impactos já identificados dessa transformação sobre as finanças do Estado.

Coordenador da comissão, o contador e auditor-geral adjunto Felipe Bittencourt destacou que o grupo tem papel estratégico na preparação da Cage para os desafios.

“A comissão foi criada com o compromisso de garantir que a Cage esteja tecnicamente preparada para enfrentar as mudanças trazidas pela reforma. Nosso foco é promover um ambiente de colaboração, atualização contínua e integração com os demais órgãos do Estado, assegurando que as adaptações sejam feitas com responsabilidade, eficiência e alinhamento institucional”, afirmou.

Também participaram da reunião os servidores Celso Antônio Córdova Júnior, Guilherme Speroni Lentz, Leonardo Scheffer Cardoso, Maurício Ramos Araújo Martins, Sílvia Lauer, Tiago de Marco e Souza e Thiago Fraga Lima.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias - Tributos

Comissão aprova projeto que isenta os municípios do IPI sobre carros de polícia e ambulâncias

Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 4925/23, que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos veículos adquiridos por municípios para uso exclusivo na segurança pública e na saúde. O relator, deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), recomendou a aprovação. “Não há dúvidas quanto ao mérito da […]

19 de janeiro de 2024

Notícias - Tributos

Receita Federal lança Perguntas e Respostas sobre Tributação de Altas Rendas – Considerações sobre Lucros e Dividendos

Este documento de Perguntas e Respostas tem por objetivo prestar esclarecimentos sobre aspectos gerais da Lei nº 15.270/2025, bem como sobre questões relevantes suscitadas pelos contribuintes. Esta versão inicial concentra-se, principalmente, nos pontos relacionados à retenção do IRRF incidente sobre lucros e dividendos, tema que demanda esclarecimentos imediatos em razão da necessidade de aplicação da lei […]

17 de dezembro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Setor imobiliário pede redução maior nas alíquotas de IBS e CBS

A reforma tributária (Emenda Constitucional 132) pode trazer ganhos para o país, mas se não houver mudanças na proposta de regulamentação dos novos tributos, o setor imobiliário será prejudicado, o que trará reflexos negativos para a população. O alerta foi feito por representantes do setor durante audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça […]

19 de novembro de 2024