Notícias

No Pará, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia participa de seminário sobre a sustentabilidade das cadeias de suínos e aves

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de junho de 2024

O governo do Pará, representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participa do seminário técnico com foco na sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, no município de Concórdia, em Santa Catarina (SC).

A participação do titular da pasta visa conhecer as novas metodologias de pesquisa e inovação desenvolvidas pela Embrapa Aves e Suínos, especialmente, as voltadas para abatedouros móveis, a fim de explorar o potencial dessa cadeia produtiva no território paraense.

O evento iniciou-se na última terça-feira, dia 11, com o Workshop sobre Arranjos Produtivos de Aves e Suínos, e prossegue até a quinta-feira, 13, com apresentação de painéis que abordam temas como suprimentos, produção de proteína animal, sustentabilidade, descarbonização e política nacional.

A programação traz para o debate, especialistas e representantes do Ministério da Agricultura e da Embrapa Meio Ambiente, e conta com moderador para condução dos temas que são referência nacional e internacional em pesquisa e desenvolvimento para a avicultura e suinocultura.

Segundo o secretário Sedeme, durante a participação no workshop, técnicos da Embrapa apresentaram temas como a sustentabilidade nas cadeias produtivas de suínos e aves, a contextualização da avicultura e suinocultura brasileira, arranjos produtivos, cadeia de suprimentos e nutrição, genética de aves e suínos, biosseguridade e boas práticas.

“O seminário reúne especialistas para debater ações e projetos sustentáveis na produção de proteína animal, um mercado promissor. A Embrapa, com sede em Santa Catarina, é referência nacional em suínos e aves, e o Estado é o maior produtor nacional. Além do intercâmbio de conhecimento, viemos buscar essa tecnologia para implementar empresas no estado do Pará e auxiliar as que já existem com acordos de cooperação técnica. Essas ações visam ajudar os produtores da nossa região e promover a implantação de futuras indústrias no Pará, adotando práticas sustentáveis,” disse o secretário.

Participam também do seminário representantes de instituições de governo, cooperativas e de empresas, como o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, Walkymário Lemos; o secretário de produção rural de Parauapebas, Milton Zimmer; representantes do Sistema OCB-PA; o consultor da Nós Soluções, Andreos Leite; além dos presidentes das cooperativas Transprodutor, Newton Leão; e da CCampo, Mário Zanelato.

Fonte: Agência de Notícias Pará

Veja também

Notícias - Tributos

Receita Federal amplia flexibilidade no parcelamento de débitos para Simples Nacional e MEI

A Receita Federal lançou uma nova funcionalidade no sistema de parcelamento ordinário, permitindo que contribuintes do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs) escolham, no momento da solicitação, a quantidade de parcelas para regularizar seus débitos. Com a mudança, os contribuintes passam a ter mais autonomia para definir o plano de pagamento que melhor se adequa […]

5 de agosto de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Falta de definição de sistemas pode atrasar início da reforma tributária

A menos de um ano para o início da fase de transição da reforma tributária, empresas de tecnologia aguardam definições importantes do governo para iniciarem o processo de integração dos sistemas de gestão para comportar e calcular os atuais tributos e os novos IBS (Imposto sobre Serviços) e CBS (Contribuição sobre Serviços). “Há uma modernização […]

14 de fevereiro de 2025

Notícias - Tributos

Partido contesta regime especial do ICMS em São Paulo

O partido Solidariedade questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) dispositivos de normas paulistas que estabelecem medidas contra devedores do ICMS no estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7513 foi distribuída ao ministro Cristiano Zanin, que solicitou informações ao governador e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nos termos da Lei das ADIs […]

28 de novembro de 2023