Reforma Tributária - Notícias

No ES, Sefaz debate operacionalização da Reforma Tributária em reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais

Por: Dia a Dia Tributário - 4 de outubro de 2024

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, participou nos dias 23 a 25 de setembro da 81ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Gefin é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), cujo objetivo é promover o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais e o aperfeiçoamento da legislação e da gestão fiscal, por meio do intercâmbio de experiência entre os entes subnacionais.

Nessa edição, a Sefaz foi representada pelo subsecretário do Tesouro Estadual, o consultor do Tesouro Daniel Corrêa, e pelos consultores do Tesouro Estadual Jefferson Rodrigues, subgerente de Informações Fiscais; Marco Antonio Rocha Lima Guilherme, gerente de Política Fiscal e da Dívida Pública do Estado; e Roger Pereira Ferreira, subgerente da Dívida Pública.

“A participação da Sefaz no Gefin é de fundamental importância para o aprimoramento da gestão fiscal do Estado, possibilitando a troca de experiências com outros Estados e contribuindo para a evolução da gestão financeira e contábil do Espírito Santo”, destacou Daniel Corrêa.

Entre os diversos temas discutidos, a reunião teve como foco principal a construção da operacionalização financeira e contábil da Reforma Tributária, visto que há inúmeras questões a serem definidas e que requerem a participação efetiva das áreas de tesouraria dos Estados e municípios. Essa operacionalização será definida nos Projetos de Leis Complementares nº 68 e nº 108, em discussão no Congresso Nacional.

Os repasses ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e aos Fundos de Combate à Pobreza, além dos pagamentos dos créditos tributários e do cashback previstos na Reforma, estão entre as questões que ainda serão alvo de definições.

Também será necessário especificar como serão operacionalizadas as restituições de receitas, a gestão e o reconhecimento contábil dos créditos a receber, vencidos e não pagos da dívida ativa, e a apuração e repartição dos valores pertencentes a cada Estado e município.

Fonte: Sefaz ES.

Veja também

Reforma Tributária

Haddad e Eduardo Braga se reúnem na terça (3) para tratar da regulamentação da tributária

O relator da reforma tributária no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM), vai se reunir na terça-feira (3) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar a ele o relatório sobre a regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. No encontro, os dois também devem discutir uma data para a votação do texto na Comissão […]

3 de dezembro de 2024

Notícias

Partido Liberal contesta alteração do regime que regulamenta incentivo fiscal a empresas

O Partido Liberal (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a Medida Provisória 1.185/2023 (MP), editada pelo presidente da República, que regulamenta a isenção tributária a empresas que recebem subvenção dos estados e dos municípios para implantar ou expandir empreendimentos econômicos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7551 foi distribuída ao ministro […]

13 de dezembro de 2023

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Ganho de Capital. Alienação de Imóvel Residencial. Isenção. Art. 39 da Lei n° 11.196/2005. Aplicação do Produto da Venda da Quitação de Financiamento de Imóvel Residencial.

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 99.004, DE 14 DE MARÇO DE 2024 Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF GANHO DE CAPITAL. ALIENAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL. ISENÇÃO. ART. 39 DA LEI Nº 11.196, DE 2005. APLICAÇÃO DO PRODUTO DA VENDA NA QUITAÇÃO DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEL RESIDENCIAL. É isento do imposto sobre a […]

22 de março de 2024