Reforma Tributária - Notícias

Municípios paranaenses receberão guia para auxiliar na transição da Reforma Tributária

Por: Dia a Dia Tributário - 10 de novembro de 2025

Os municípios paranaenses vão contar com uma ajuda de peso para se adaptar às novas regras previstas nas mudanças trazidas pela Reforma Tributária. Trata-se do Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária, material que reúne recomendações práticas voltadas a estados e municípios sobre os ajustes necessários para a implementação da reforma.

O conteúdo foi elaborado pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com a participação de 40 técnicos do Grupo de Trabalho 08, criado no âmbito do Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa) contribuiu para o desenvolvimento do material.

Para o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, é um avanço importante para o planejamento e a execução da reforma tributária. “O Paraná tem se engajado ativamente na construção de soluções que garantam uma transição eficiente e segura para o novo sistema tributário. Este guia oferece um caminho claro para que as administrações tributárias se preparem, tanto no aspecto técnico quanto na gestão de pessoas”, destacou Ortigara.

O documento reúne 18 orientações práticas divididas em três eixos: Institucional, Operacional e Pessoal. O eixo Institucional, com 11 recomendações, aborda temas como governança, estrutura organizacional, processos, parcerias e ajustes normativos. No eixo Operacional, cinco orientações tratam da integração tecnológica, sistemas e bases de dados, enquanto o eixo Pessoal traz duas diretrizes voltadas à capacitação, engajamento e realocação de equipes para o futuro Comitê Gestor do IBS.

Além da versão em PDF, o manual será disponibilizado em um painel interativo, que permitirá acesso dinâmico às versões mais recentes dos documentos e materiais complementares, como notas técnicas e orientativas.

“A reforma tributária exige alinhamento e compartilhamento de experiências. O trabalho conjunto entre estados e municípios é fundamental para que o novo modelo se consolide de forma equilibrada e eficiente”, complementa Ortigara.

Fonte: Governo do Paraná

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

Receita Estadual inicia suspensão de empresas que não realizaram o recadastramento obrigatório

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, iniciou nesta quinta-feira (13) o processo de suspensão de inscrições estaduais de empresas que não realizaram o recadastramento anual obrigatório. Ao todo, cerca de 37 mil estabelecimentos permanecem irregulares por não terem concluído o procedimento, cujo prazo se encerrou em 30 de setembro de 2025. […]

14 de novembro de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Barreirinhas defende aprovação do Projeto de Lei da Conformidade

A relação entre contribuintes e Fisco está prestes a passar por uma completa “virada de chave” positiva, destacou nesta terça-feira (28/5) o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo. A oportunidade de transformação positiva para ambos os lados — em cenário no qual “a Receita deixa de...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Cadastre-se
Já se associou? Acesse aqui

29 de maio de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias

Publicada Nota Técnica sobre reoneração gradual da folha de pagamentos

Com a publicação da lei que estabeleceu a reoneração gradual da folha de pagamentos (Lei nº 14.973/24) de alguns segmentos empresariais e municípios de até 156 mil habitantes, foi preciso adequar o eSocial a essa nova forma de tributação. Para isso, foi publicada a Nota Técnica nº 02/2024, da versão 1.3 do leiaute do eSocial. […]

4 de outubro de 2024