Notícias - Tributos

Mais de 3 mil contribuintes poderão regularizar divergências de PIS e Cofins, evitando a aplicação de multa de ofício

Por: Dia a Dia Tributário - 3 de outubro de 2024

Receita Federal enviou 3148 comunicados para empresas que apresentaram divergências nas informações entre o declarado na EFD – Contribuições e os débitos declarados na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) no ano-calendário 2021. O montante é de R$ 919,6 milhões.

A ação tem como objetivo promover a conformidade tributária, com orientações que auxiliam os contribuintes a regularizarem divergências.

As empresas têm até 30 de novembro de 2024 para aproveitar a oportunidade de regularização. Após esse prazo, as empresas estarão sujeitas ao lançamento de ofício dos tributos devidos, acrescidos de multa de ofício.

Os avisos de regularização foram enviados por via postal e também para a caixa postal no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), cujas orientações para acesso podem ser consultadas neste link. Para os maiores contribuintes, a saber, as pessoas jurídicas sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado, utiliza-se o canal de comunicação próprio, conhecido por eles como e-Mac.

Adicionalmente, informações gerais sobre a ação e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis neste link, no site da Receita Federal e valem para todos os contribuintes, ainda que não tenham recebido comunicação neste momento.

Por meio do envio de informações aos contribuintes, a Receita Federal busca fornecer assistência para o cumprimento das obrigações tributárias, sejam elas acessórias ou principais, demonstrando sua preocupação em orientar e auxiliar, bem como propiciando um menor custo para os contribuintes e evitando o litígio.

Segue o detalhamento da quantidade de pessoas jurídicas e do montante da insuficiência apurada por Unidade da Federação.

Unidade da Federação -Pessoas Jurídicas (qtd) – Insuficiência (R$)
AC – 6 – R$ 871.701,97
AL – 30 – R$ 6.946.499,49
AM – 50 – R$ 32.311.413,49
AP – 10 – R$ 3.742.440,42
BA – 142 – R$ 34.877.027,40
CE – 76 – R$ 15.300.968,45
DF – 47 – R$ 15.708.071,00
ES – 75 – R$ 18.947.954,11
GO – 101 – R$ 43.660.812,11
MA – 30 – R$ 7.185.845,21
MG – 255 – R$ 64.090.075,01
MS – 27 – R$ 5.026.399,94
MT – 57 – R$ 13.293.735,30
PA – 81 – R$ 21.875.599,18
PB – 39 – R$ 7.223.883,95
PE – 87 – R$ 32.173.596,24
PI – 17 – R$ 2.523.913,84
PR – 174 – R$ 40.336.803,73
RJ – 302 – R$ 94.168.959,58
RN – 23 – R$ 4.878.891,14
RO – 15 – R$ 3.341.115,59
RR – 2 – R$ 136.362,67
RS – 148 – R$ 34.684.257,13
SC  -149 – R$ 42.403.788,82
SE – 23 – R$ 11.753.460,43
SP – 1.173 – R$ 360.067.304,75
TO – 9 – R$ 2.078.121,61
TOTAL – 3.148 – R$ 919.609.002,56

A Receita Federal reforça a importância de que os contribuintes estejam atentos aos avisos recebidos e procedam à regularização dentro do prazo estabelecido, evitando maiores custos decorrentes de atuação da fiscalização.

NÚMEROS

Na edição anterior, cujo foco foi o ano-calendário 2020, 65% dos 2.390 contribuintes alcançados pela ação regularizaram as inconsistências identificadas, sem a incidência de penalidades cabíveis. Sem litígio, o montante regularizado foi superior a R$ 1 bilhão. Já em relação a contribuintes que não aproveitaram a oportunidade, a Receita Federal realizou o lançamento de R$ 794 milhões.

Fonte: Receita Federal do Brasil.

Veja também

Notícias - Tributos

Comissão aprova isenção de impostos para catadores de vidros e plásticos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui benefícios fiscais para catadores de materiais recicláveis que atuam com vidros e plásticos. Pela proposta, catadores individuais ou organizados em grupos informais ficarão isentos de impostos sobre a comercialização dos resíduos, incluindo o Imposto sobre Circulação de […]

25 de março de 2026

Notícias - Tributos

Comitê Gestor divulga orientações para opção pelo Simples Nacional e Simei em 2026

Podem optar pelo Simples Nacional as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3º, §4º, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123, de 2006, regulamentada pela Resolução CGSN 140/2018. 1 – EMPRESAS EM ATIVIDADE Para as empresas já em atividade, a solicitação […]

12 de janeiro de 2026

Notícias - Tributos

ICMS na transferência interestadual – Rejeição ao Convênio ICMS

No dia 1° de novembro de 2023 o Convênio ICMS n° 174/2023 foi publicado trazendo as premissas para as remessas interestaduais de bens e mercadorias entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica. A normativa foi motivada pela ADC 49 proferida pelo STF onde, pela decisão, a transferência entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica não é fato […]

21 de novembro de 2023